Resenha: Demonstrações Financeiras
Por: Markson • 4/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.240 Palavras (5 Páginas) • 179 Visualizações
Resenha Demonstrações Financeiras
O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma síntese de uma das ferramentas de gestão mais importantes na tomada de decisão para o Gestor ou para quem interessa as Demonstrações Financeiras ou Balaços
Para muitas companhias as Demonstrações financeiras fazem parte de seus cotidiano , seja no controle dos recursos para compras e aquisições, tal como no gerenciamento e própria existência, também nas respectivas áreas, ações marketing, produção, e principalmente na administração geral de nível estratégico, gerencial e operacional.
Com Analise financeira de balanços pode-se avaliar o patrimônio da empresa, as decisões a serem tomadas e consequentemente verificar as condições financeiras e econômicas da empresa. A análise transforma os dados do balanço em informações, através dessas informações detectamos os pontos fortes e fracos do processo operacional e financeiro da companhia.
Mas para ter um direcionamento correto das informações primeiramente estes dados devem ser de fontes confiáveis evitando possíveis desvios, o passo seguinte é o usuário destas informações ter o conhecimento básico para então fazer as interpretações das informações. A analise desses dados será transformada em informações através dos índices financeiros, os quais são relações entre contas ou grupos de contas. Após a apresentação de cada índice, será apresentada a descrição em si, analisando a situação da empresa estudada e as tendências que as informações permitem constatar.
Estrutura
Ativo representa os direitos da empresa com três subdivisões com contas representam suas liquidez com a importância de acordo com a rapidez em que podemos transformar o produto ou serviço em dinheiro a saber: Circulante = Curto Prazo, Realizável e Permanente = Longo Prazo.
Passivo representa os direitos de terceiros também dividos em três contas, que seguem o mesmo principio do Ativo com contas de curto, médio e longos prazos, neste caso quanto maior os recursos de terceiros maiores serão os riscos o ideal é que a companhia tenha o Ativo maior que o passivo.
Demonstração do resultado realiza a soma de cada índice ou conta apresentando o saldo em um determinado período, demonstra se a empresa obteve lucro ou prejuízo, sem sobra de duvida a demonstração do resultado é a parte principal do demonstrativo, fato é que com maior for o resultado melhores serão os dividendos aos acionistas, sócios e colaboradores, sem dizer é claro que os investimentos nas estruturas organizações e produtivas irão aumentar.
No Balanço, as contas do Ativo Circulante estão ordenadas pela ordem de liquidez.
Caixa e Bancos, mais aplicações Financeiras, formam o conjunto de maior liquidez, pois são recursos já sob domínio da administração da empresa que pode utiliza-los imediatamente. Duplicatas a Receber compõem o segundo bloco de melhor liquidez. Por fim, estoques vendidos a prazo são os menos líquidos, pois originam duplicatas. Eventualmente, deve ser considerar de boa liquidez os estoques vendidos à vista, sobretudo em alguns setores de comércio, onde a quase totalidade das vendas é feita à vista. Neste caso, é importante conhecer o prazo médio com que a empresa gira seus estoques.
Exemplos de Balanços:
Societárias empresas LTDA e S.A de capital Fechado e S.A de capital aberto, no caso das LTDA e Capital fechado não tem obrigatoriedade de divulgar seus resultados, já as companhias de Capitas Aberto S.A tem por obrigação a divulgação em meios de comunicação publico seus resultados.
Uma importante ferramenta de analise dos balanços são: Analise Vertical e Horizontal.
Analise Vertical: seu principal objetivo é determinar a relevância de cada conta em relação a um valor total. No Balanço Patrimonial calcula-se a participação relativa das contas, tomando-se como base o seu capital total. Já na Demonstração de Resultados, o referencial passa a ser o valor da Receita Operacional Líquida.
Ela é alcançada determinando-se o que cada item da demonstração financeira representa como porcentagem de uma dada base. A base é geralmente o total dos ativos no caso do balanço patrimonial, e vendas líquidas, no caso de demonstração do resultado do exercício. Ela envolve olhar para cima e para baixo nas colunas do balanço patrimonial e fazer comparações. Para demonstrações de resultado do exercício, isto representa estabelecer vendas líquidas de 100% e então calcular a porcentagem de vendas líquidas para cada custo, despesa ou outra categoria.
Analise Horizontal: Seu principal objetivo é demonstrar o crescimento ou queda ocorrida em itens que constituem as demonstrações contábeis em períodos consecutivos. A análise horizontal compara percentuais ao longo de períodos, ao passo que a análise vertical compara-os dentro de um período. Esta comparação é feita olhando-se horizontalmente através dos anos nas demonstrações financeiras e nos indicadores. É importante salientar, neste caso, a necessidade de que os valores comparados estejam expressos em moeda de poder aquisitivo constante.
...