Resenha do Caso das Cooperativas de Crédito: O futuro da instituição de financeira cooperativa
Por: Isadoracastelo • 2/11/2019 • Resenha • 328 Palavras (2 Páginas) • 1.029 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO
Resenha do caso das cooperativas de Crédito: O futuro da instituição de financeira cooperativa
Aluna: Isadora Castelo Branco Solon Costa
Trabalho da disciplina: Teoria Geral do Direito Tributário
Tutor: Professora Carolina Barboza Lima Barrocas
Fortaleza-CE
2019
[pic 2]
I. Caso de Harvard sobre as Cooperativas de Crédito
O presente caso analisa dentro da perspectiva da Teoria Geral do Direito a definição, o histórico, classificações, características, principais divergências entre os regimes adotados pelas Cooperativas de Créditos e Bancos e o papel destas dentro do cenário econômico atual. Ademais, esclarece sob a concepção do regime tributário geral, a justificativa para a isenção em relação aos tributos federais e estudais atribuídas as Cooperativas de Crédito, perfazendo uma conexão entre o reflexo da sua utilização entre pessoas de classe médio-baixa e sua influencia direta no crescimento da economia.
II. Referencia
POZEN, Robert C. e HOU Grace. Cooperativa de crédito: o futuro da instituição financeira cooperativa. Harvard Business School.
III. Resenha
As cooperativas de crédito surgiram em 1909, nos Estados Unidos com o intuito primordial de proporcionar um apoio financeiro aos imigrantes que não conseguiam suporte necessário dos bancos para realizar suas operações mais básicas.
Nesse contexto, começaram a surgir essas associações de pessoas com interesse em comum, sem fins lucrativos, que ingressaram voluntariamente na qualidade de sócios, com intuito de realizar movimentações financeiras sem o suporte de grandes bancos e consequentemente se esquivando das altas taxas e juros aplicados por estas companhias de maior porte.
Atualmente, restou claro através de pesquisas o quanto o modelo de funcionamento dessas associações é positivo para o crescimento a economia, tendo em vista que a atuação das Cooperativas de Crédito possibilitou as classes média-baixa realizar de forma mais flexível suas movimentações financeiras através das condições mais simples e menos onerosas.
Portanto, resta claro a vantagem da criação das aludidas Cooperativas de Crédito para a população em geral e para a economia de um país, haja vista que se tornou uma alternativa financeira mais vantajosa e juridicamente segura.
...