Resenha O Segredo de Luísa
Por: siamarante • 26/4/2015 • Resenha • 1.242 Palavras (5 Páginas) • 569 Visualizações
Faculdade Anhanguera
Empreendedorismo
O Segredo de Luísa
Passo Fundo, Março 2015.
O Segredo de Luísa
Capítulo II A validação de uma ideia
Depois de conversado com sua tia Fernanda, sobre a ideia de abrir o próprio negócio, Luísa resolve voltar a Belo Horizonte para conversar com o professor Pedro criador da disciplina de empreendedorismo.
Conseguiu na primeira ligação marcar uma hora com o professor e foi com muita expectativa, certa de que voltaria com todas as respostas para suas dúvidas, porém a conversa foi diferente do esperado ao invés das respostas Luísa voltou com muitas perguntas.
Com o passar dois dias foi organizando suas ideias de acordo com as informações que teve com o Professor Pedro.
O professor Pedro fizera-lhe várias perguntas de assuntos pessoais, sua atividade profissional, família, estudos, amizades, quais pessoas admirava, quem era suas influências no circulo de relações, suas atitudes e características.
Luísa entendeu que para o empreendedor, o ser é mais importante que o saber, que a empresa é a materialização de um sonho, a projeção da imagem, portanto estudar o empreendedor é a fonte de novas compreensões do ser humanono processo de criação. Aprendeu que deve conhecer o mercado, quem será seus clientes, quais são suas necessidades, quem são seus concorrentes, entre outras informações é fundamental para o início do seuplano de negócio.
Para sua surpresa Luísa aprendeu que conhecer o processo tecnológicoé importante mas não representa mais de 15% do negócio e que o restante 85% é chamado de “empresarialmente” no ponto de vista do professor, não basta ter o melhor produto para garantir o sucesso do negócio.
Luísa foi alertada que uma empresa nascente é totalmente dependente das decisões do empreendedor, que um empreendedor é umtrabalhador incansável , sem remuneração no início e a energia e dedicação depositada na empresa vai ser proporcional a seu sucesso.Aprendeu que criatividade, uma das principais características de que um empreendedor deve possuir, é adquirida com os erros e intuição vem da experiência.
Ela se identificou com as características descritas pelo professor para um empreendedor como vontade, perseverança, aprender a ter visão, estudar, procurar informações.
O professor enfatizou sobre a diferença de idéia e oportunidade,idéia pode-se ter várias o difícil é achar a oportunidade, para uma idéia ser uma oportunidade de negócio ela deve se adequar ao perfil da pessoa, sua visão de mundo, seus valores e expectativas sobre o negócio.
O professor Pedro orientou Luísa a começar pela análise de mercado e fazer o Plano de Negócio, um dos conselhos foi sobre ter um padrinho (empresário da área que servirá com um conselheiro) e quecomeçasse a formar uma nova “rede de relações”, procura-se órgãos como o SEBRAE ou outras instituições de orientações a empreendedores.
Assim Luísa entendeu que o primeiro passo seria a validação de sua idéia, e que a certeza de produzir a sua Goiabada cascão, vender eganhar lucros porque era a melhor goiabada do mundo não era tão simplespara ter realidade do sucesso do empreendedorismo, precisava começar a se interar em como elaborar um plano de negócio o que não garantiria o sucesso da sua empresa mais que evitaria muitas decisões erradas que poderia significar o fechamento da empresa.
Começou novamente pela estaca zero, procurava ler tudo sobre o assunto, revistas especializadas, livro visitou o SEBRAE, encontrou experiências de sucesso, sugestões, mas nada que a fizesse a voltar com seu entusiasmo inicial. Na sua cabeça só rodava a pergunta o que faria da sua Goibada Cascão um produto diferenciado e único.
Nesse período Luísa leu todo o material sugerido pelo professor Pedro e alguns mais visitou associações, padarias, fábricas de doces enlatados, conheceu fornecedores que futuramente seriam os seus fornecedores, fez contato com nutricionista, esteticistas, profissionais de esportes e das mais variadas profissões e concluiu que mesmo atuando em diferente áreas , tinham muito em comum e isso resultava em informações valiosas. Nesse período foi que eladescobriu o que veria a ser sua ferramenta estratégica para seu início como empreendedora, a internet, o que seria o fim das barreiras para as informações que necessitava.
A partir daí Luísa não consegui imaginar como tinha vivido até agora sem conhecer aquele mundo fascinante.
II. l A construção de uma visão
Seguindo outra dica do professor Pedro conseguiu marcar algumasentrevista com empresários, e comprou um software para registrar todos os passos e informações que conseguisse no programa para a elaboração do seu plano de negócio.
Passando seis meses desde o primeiro contato com o professor Luísa começou a aprender com os erros, percebeu como era positiva as mudanças de ideias que foi tendo nesse período sobre a Goiabada Maria Amália (GMA), além, de itens como sabor, processo de fabricação, equipamentos e pessoal necessário, trabalhara muito na identificação de clientes. Mas foi ai que veio a dúvida entre planejar a empresa ou o produto, hora de consultarnovamenteo professor Pedro.
...