Resenha de Gestão de Pessoas
Por: rodrigoquerocola • 7/9/2015 • Resenha • 418 Palavras (2 Páginas) • 138 Visualizações
O artigo tem como objetivo abordar o tema voltado na avaliação de desempenho para o sucesso individual e organizacional, onde haja valorização do capital humano e condições agradáveis de trabalho com reconhecimento e meritocracia do colaborador sobre sua parcela de produção no ganho coletivo da instituição.
A avaliação da performance define-se como uma apuração da produção de cada colaborador, em função das tarefas que desempenha, das metas e resultados a serem alcançados e do seu potencial de desenvolvimento, sempre levando em consideração a forma utilizada para chegar ao resultado final. É uma ferramenta útil para julgar ou apurar o valor, a excelência e as qualidades de uma pessoa, sobretudo, qual é a sua parcela de contribuição para a organização.
Este método também pode ser aplicado para identificar insuficiência de gestão, de integração das pessoas à organização, de carências de capacitação e consequentemente implantar medidas que harmonizem a situação, provocando melhoria de qualidade do trabalho e de vida.
Acompanhar a produção, registrar feedback, aconselhar melhores práticas e reconhecer atitudes diferenciadas são etapas importantes para que os colaboradores possam identificar sua atual importância para a organização, bem como ter ferramentas para fazer uma auto avaliação. Essa é a atitude esperada do gerente, que com o apoio do RH estabelece um sistema justo deixando claro os critérios que pontuaram para que as avaliações possam ocorrer.
Também é bastante eficaz quando essa mensuração ocorre 360º, ou seja, a partir de uma auto avaliação, os demais colaboradores sejam eles pares, parceiros, subalternos, chefias, clientes e fornecedores também pontuaram suas opiniões acerca do funcionário.
A gestão por competências é um sistema gerencial que busca impulsionar os funcionários na competência profissional, acrescentando capacidades e aumentando as já existentes. Competências são entendidas como as capacidades, os conhecimentos e as características pessoais que distinguem os profissionais de alto desempenho daqueles de desempenho regular em determinada função.
A implantação da avaliação de desempenho por competências mostra-se positiva, pois aumenta o estímulo e motivação para o trabalho. A objetividade, clareza e transparência contribuem na obtenção dos objetivos e resultados individuais e da organização.
O desenvolvimento profissional não significa coagir e assediar os funcionários a superar as metas da organização, nem sequer manipular seu comportamento. Muito pelo contrário, o desenvolvimento exige um relacionamento no qual cada colaborador possa assumir a responsabilidade pelo desenvolvimento de seu próprio potencial de forma planejada e colocada em ação.
Assim, essa metodologia de mensuração permite a extração e identificação da realidade, gerando argumentos e base científica dos caminhos para a remuneração justa, encarreiramento ou gestão de consequência de maneira ética e cristalina.
...