TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Livro: Quem Mexeu no Meu Queijo

Por:   •  15/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  479 Palavras (2 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo do livro quem mexeu no meu queijo?

O filme conta a história de quatro personagens, os duendes Hem e Haw para retratar o ser humano racional, e os ratos Sniff e Scurry para retratar aspectos simples, como o instinto. O queijo representa os objetivos que cada personagem busca e o labirinto representa o local onde ocorre as buscas pelos objetivos. Esse filme tem a analogia com o nosso cotidiano, pois todos nós estamos sujeitos a mudanças inesperadas. Todos nós temos objetivos, como por exemplo ter um emprego, ter um carro, uma casa dentre outros. Mas sabemos que a vida não é um caminho tranquilo e fácil de ser percorrido, ficamos perdidos, confusos e com medo da mudança e do novo.

O começo do filme mostra os ratos e os duendes empolgados para encontrar novos queijos, ou seja, quando temos um objetivo fazemos planos, temos foco e força de vontade para conseguir. No segundo momento, quando os ratos e os duendes encontram os queijos, os ratos usam o instinto e percebe que aquele queijo não vai durar a vida toda, e já começa a traçar novas rotas e estratégias para encontrar novos queijo, enquanto os duendes se acomodam. Na vida também é assim, algumas pessoas quando estão em um emprego, por exemplo, buscam outras oportunidades em outros lugares, enquanto outras se acomodam.

No terceiro momento, quando queijo acabou, os ratos já estavam preparados para ir em busca de outro tipo de queijo, e os duendes só sabiam reclamar. No mundo corporativo, por exemplo, com o surgimento da internet, os ratos seriam as pessoas que fizeram um curso de informática para se tornar competitivo no mercado e os duendes foram as pessoas que não se atualizaram, que não sabem mexer no computador, só sabe do jeito tradicional (com papel). Pessoas assim, se dão mal no mercado de trabalho, que a cada dia que passa se torna mais competitivo.

No último momento, um dos duendes (Haw) leva um tempo, mas consegue se adaptar à nova realidade e acredita que as mudanças podem levar a algo muito melhor.  De fato, todos nós temos a opção de nos acomodarmos e fingirmos que nada acontece ou encaramos de frente em busca de adaptação e de novas atitudes.

Oportunidade é um acontecimento oportuno capaz de melhorar o estado atual de um indivíduo, uma situação nova que traga benefícios. A oportunidade no filme é representada pelo queijo ainda mais gostoso do que o antigo. Para Sniff a oportunidade representa a parte de nós que fareja a mudança cedo, que pode ser caracterizado com empreendedor. Para Scurry a oportunidade simboliza a proatividade para conquistar o novo. Para Hem a oportunidade de mudar aparece, mas ele rejeita porque tem medo do novo e para Haw a oportunidade aparece, mas ele leva um tempo para se adaptar, mais depois percebe que essa oportunidade de mudar pode levar a uma coisa ainda melhor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (27.6 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com