Resenha – Quem Mexeu no Meu queijo?
Por: rodrigogurian • 4/10/2016 • Trabalho acadêmico • 508 Palavras (3 Páginas) • 372 Visualizações
ETEC “ANTÔNIO DE PÁDUA CARDOSO”
CENTRO PAULA SOUZA
Resenha – Quem mexeu no meu queijo?
Turma – 1ºAB – Curso Técnico em Administração
Rodrigo Gurian Pessoa – nº 36
Batatais
2015
ETEC “ANTÔNIO DE PÁDUA CARDOSO”
CENTRO PAULA SOUZA
Resenha – Tempos Modernos
Turma – 1ºAB – Curso Técnico em Administração
Rodrigo Gurian Pessoa – nº 36
Batatais
2015
Quem mexeu no meu queijo?
O “filme” retrata a história de dois ratinhos espertos e duas pessoas, onde ambas gostam de queijo e saem à procura do mesmo. Eles acharam um posto de queijo onde todas as manhãs os ratinhos corriam direto pra lá, e os homenzinhos iam devagar e ficavam apreciando o queijo.
Depois de um tempo o queijo do posto acaba, e os ratinhos espertos já haviam previsto e foram atrás de um novo queijo, já os homenzinhos decepcionados não aceitavam aquilo de maneira alguma e voltaram alguns dias na esperança de encontrar o queijo de novo.
Depois de um longo tempo, um dos homenzinhos decide procurar mais queijo e o outro ainda decepcionado ficava sempre no mesmo posto, já os ratinhos acharam outro posto cheio de queijo e continuaram comendo. O homenzinho, depois de um tempo de procura, achou o posto que os ratinhos estavam e ficou lá pra comer o queijo também.
Portanto podemos notar que ao acabar o queijo do primeiro posto todos os personagens tiveram reações diferentes, um agiu imediatamente na mudança, prevendo que o queijo ia acabar, outro aceitou na hora e se mudou junto, outro que se adaptou com o tempo e outro que não conseguiu aceitar a mudança de maneira alguma.
Tempos Modernos
O filme retrata a evolução do trabalho e ao mesmo tempo a evolução da tecnologia no meio de trabalho, o que muda completamente a forma de se definir o trabalho.
Surgiu as máquinas industriais, onde elas substituíram o trabalho humano, com isso houve a necessidade de trabalhar por salários, aumentando também a quantidade de trabalhadores urbanos, passando a existir uma maior concentração populacional nas cidades.
Com essas máquinas surgiram também o trabalho mais especifico de cada área, fazendo cada pessoa se especializar em fazer somente um processo de trabalho, deixando ela alienada a o que virá depois de seu trabalho, não sabendo nem, por exemplo, o destino que seu prego vai ter, ou em qual máquina ele irá compor.
Portanto o filme retrata um período de evolução mas também de alienação, pois nele retrata o inicio da era moderna, com o inicio das máquinas e dos pagamentos feitos a salários mas também mostra uma alienação, onde o Chaplin não sabe qual será os processos posteriores do seu, e consequentemente não sabe o produto final que está sendo criado.
...