Resenha sobre Metodologia do Estudo e Pesquisa
Por: Rogério Wienskoski • 30/5/2017 • Resenha • 1.295 Palavras (6 Páginas) • 642 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE – UFF[pic 1]
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: METODOLOGIA
PROFª. ANGELO
ROGÉRIO B. WIENSKOSKI
DATA DE ENTREGA: 19 DE MAIO
Resumo de Metodologia do Estudo: Com base no livro “Metodologia da Pesquisa Social, capítulo 4: Elaboração de Projeto de Pesquisa”.
Metodologia da Pesquisa Social - Resumo do capítulo 4
No capítulo 4 do livro “Metodologia da pesquisa social”, os autores citam fatores, aspectos e exemplos de como pesquisadores iniciantes devem se comportar na “Elaboração de Projeto de Pesquisa”. Desde as razões para a escolha do tema, até a maneiras de colocar as ideias no papel, seja com resumos, resenhas ou com os diferentes tipos de fichamento conceituados no livro.
- Pesquisa
Nesse tópico, é abordado as razões que devem ser consideradas para a escolha do tema da pesquisa. É especificado também os fatores endógenos e exógenos que podem determinar o sucesso ou o fracasso de uma pesquisa.
As razões para se definir um tema de pesquisa surgem com a curiosidade, questionamento, indagação ou necessidade. A partir daí, deve-se impor delimitações, tanto no aspecto geográfico, quanto no histórico e temporal, em prol de deixa-la mais enxuta e mais objetiva. São os chamados recortes.
Como anteriormente citado, os fatores endógenos são de extrema importância na condução do projeto. É satisfatório que você tenha domínio conceitual e teórico da temática a ser exposta na pesquisa. Para que você não desista no primeiro obstáculo que aparecer, é importante ter prazer em se dedicar, e ter tempo para assim o fazê-lo, sem sacrificar sua vida pessoal e sua saúde.
Se você já tiver o prazer, domínio sobre o tema e tempo pessoal, irá faltar os fatores exógenos, aquelas que em pouco dependem de seus desejos. São eles: Tempo institucional, viabilidade e acessibilidade.
O tempo institucional é o período delimitado pela instituição de ensino ou outro responsável pela pesquisa. Como exemplo citado no livro, está o TCC em nível de graduação que geralmente se estende por no máximo dois semestres.
A viabilidade está condicionada com o orçamento, recursos e disponibilidades de equipamentos em relação ao seu tempo pessoal disponível e o da instituição em dispor desse dinheiro e material.
Já a acessibilidade é relacionada com a possibilidade de pesquisar tal perspectiva de perto. Caso não haja, deve-se julgar se será possível sem esse fator.
Após todos esses pré-requisitos concluídos, iremos para a construção da redação do projeto de pesquisa.
A redação do projeto exige uma introdução que comente a origem da pesquisa e a estrutura do trabalho. Exige também: Revisão bibliográfica, justificativa, fundamentação teórica e objetivos. Entretanto, essas exigências podem ser apresentadas já na introdução, que pode ser subdividido em subseções, caso se torne muito extenso.
É fundamental que a introdução apresente aspectos como relevância científica, social e fundamentação teórica, além de respeitar as regras da instituição. As regras do orientador também necessitam ser consideradas.
Com a apresentação do trabalho pronta, é hora de colocar suas ideias sobre o tema no papel em prol de convencer o leitor de que é importante realizar a pesquisa que você está propondo. Portanto, é necessário organizá-las de forma coerente e lógica embasadas nas mais variadas seleções de informações que se pode encontrar (atlas, almanaques, documentos oficiais, listas bibliográficas, biografias, almanaques, índices, enciclopédias, databases, dicionários especializados).
Para selecionar esse material é fundamental avaliar a relevância e a autoridade da obra sobre o tema. Assim como, o contexto histórico e geográfico que determinada obra se encaixa e se são válidos ao propósito da pesquisa.
Toda pesquisa científica necessita fonte. Portanto, é aconselhável que se anote tudo o que considerar relevante para a pesquisa por meio de fichamentos ou relatório de leitura.
- Fichamentos
O fichamento é uma técnica de registro e documentação de obras conhecida no meio literário. Essas obras podem ser científicas, filosóficas, técnicas, literárias ou jornalísticas.
Para realizar o fichamento de maneira adequada deve-se ler atentamente o texto consultado, além de identificar e compreender as ideias principais de maneira clara, coerente e objetiva.
Existem três tipos simples de fichamentos. São eles: Ficha bibliográfica, ficha de resumo -conteúdo- e ficha de citações.
A ficha bibliográfica deve ser breve e direta, com poucos detalhes. Deve conter o assunto, métodos, conclusões e a relevância da obra, além da contextualização da mesma com a identificação das fontes utilizadas, o campo de conhecimento e a indicação do lugar onde a obra pode ser localizada.
...