TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade Social Empresarial

Por:   •  28/5/2024  •  Monografia  •  19.174 Palavras (77 Páginas)  •  30 Visualizações

Página 1 de 77

CAPITULO I – INTRODUÇÃO

Diante de um contexto de constantes mudanças socioeconômicas, a sociedade está designando ás empresas um novo papel: os agentes sociais, responsáveis por exercer ações sociais e informar a seus usuários seu desempenho nesse sentido. A intenção é abordar uma temática que interessa a todas as áreas de micro e pequenas empresas. Privilegiando a questão da Responsabilidade Social Empresarial (RSE). Os últimos anos têm se caracterizado por intensas transformações no mercado de trabalho formal, que tem se mostrado incapaz de absorver a força de trabalho disponível. Diante deste cenário, para um grande contingente de profissionais faz-se necessário buscar outras formas de alocação de sua força de trabalho, com abertura de uma pessoa jurídica para produção ou venda de bens e serviços, ou prestação de serviços, seja para pessoas físicas ou jurídicas.

Conforme Amaro e Paiva (2002:8).

“O Estado produtor e as grandes e pesadas estruturas empresariais que vigoram no Brasil até os anos 80 perdem cada dia mais espaço no mundo globalizado de hoje. A nova realidade tem exigido estruturas produtivas ágeis e dinâmicas, melhor adaptada ás novas tecnologias e ao ambiente de incerteza. A substituição da relação trabalhista pela comercial (terceirização) e a tendência à redução do núcleo ´duro´ da firma (trabalhadores em tempo integral e com contratos por prazo indefinido) são uma realidade. Com isso, as pequenas firmas crescem graças a terceirização, especialmente no setor de serviços, e também pelo fato de se tornarem mais competitivas em relação às grandes empresas, em vista da maior flexibilidade”.[1] 

O conceito da RSE está relacionado com a ética e a transparência na gestão dos negócios e deve refletir-se nas decisões cotidianas que podem causar impactos na sociedade, no meio ambiente e no futuro dos próprios negócios.

Diz respeito à maneira como as empresas realizam seus negócios: os critérios que utilizam para a tomada de decisões, os valores que definem suas prioridades e os relacionamentos com todos os públicos com os quais interagem. A gestão da aquisição, conhecida função de compras, assume o papel verdadeiramente estratégico nos negócios de hoje em face do volume de recursos, principalmente financeiros, envolvidos, deixando cada vez mais para trás a visão preconceituosa de que era uma atividade burocrática e repetitiva, um centro de despesas e não um centro de lucros.

 

1.1 - Tema

Responsabilidade Social Empresarial: Uma Reflexão para Micros e Pequenas Empresas.

1.2 - Delimitações do tema

A reflexão do conceito de responsabilidade social empresarial como fator de competitividade, a partir de uma conscientização das micro e pequenas empresas no mercado brasileiro, na atualidade (2009).

1.3 - Objetivos Gerais

Definição e reflexão da gestão nas micro e pequenas empresas atrelados a projetos de responsabilidade social vinculados às necessidades das comunidades.

Estímulo ao fortalecimento nas micro e pequenas empresas, de cooperativas e outras associações do terceiro setor da economia, voltadas para atividades de gestão sociais como diferencial competitivo.

1.4 - Justificativa

A responsabilidade social pressupõe o reconhecimento da sociedade como parte integrante do ecossistema da organização, com necessidades e expectativas que precisam ser identificadas, compreendidas e atendidas. Trata-se do exercício constante da consciência moral e cívica da organização, advinda da ampla compreensão de seu papel no desenvolvimento da sociedade.

O respeito à individualidade, ao sentimento coletivo e à liberdade de associação, assim como a adoção de políticas não-discriminatórias e de proteção das minorias são regras básicas nas relações da organização com as pessoas.

E justifica-se priorizar tal assunto, uma vez que o próprio futuro das organizações e – por que não dizê-lo da própria sociedade – implica a incorporação de todas as forças humanas na missão organizacional. O lucro só se efetiva plenamente quando os benefícios dos que trabalham e produzem se distribuem, não só pelos que mantêm o negócio, como também pelos seus clientes e, finalmente, pela sociedade e pelo meio ambiente.

Esta é a única visão da empresa cabível no detalhar deste século. Embora pretensioso, o tema se justifica por chamar a idéia de responder a responsabilidade todos os compartimentos das micro e pequenas empresas. A tese a ser defendida é a de que, sem a incorporação efetiva de todas as forças humanas e naturais na concepção do negócio, dificilmente elimina-se as barreiras socioeconômicas que circundam a sociedade atual e redundam em desigualdades, violência e estagnação. Há, pois, uma missão social da empresa. O tema muito interessa as micro e pequenas empresas, que numa escala mundial o Brasil antes de vários outros países, privilegia a gestão com responsabilidade social empresarial.

1.5 - Problema

Encontrando o caminho da responsabilidade social empresarial. Quais as diretrizes adotadas pelas micro e pequenas empresas?

Ser mais responsável socialmente hoje é fator de competitividade?

1.6 - Metodologia

O procedimento é Monográfico, com base na teoria de Eva Maria Lakatos e Marina de Andrade Marconi (1992), tendo como indutivo método utilizado.  

Além disto, o procedimento utilizado é exploratório, desenvolvido com base em informações de fontes secundárias sobre o tema e o procedimento de reflexão caracterizado pela análise empírico-dedutiva (Melhotra, 2006).

Embasamento Teórico – Tomará como fundamento Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

CAPITULO II – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 – APRESENTAÇÃO

O desenvolvimento é o grande objetivo de todas as nações. Utilizar-se de seus recursos naturais e humanos de forma a garantir o bem estar de suas populações – eis o sonho que move grande parte dos governos de todos os países.

Uma das formas de entendermos o desenvolvimento da responsabilidade social nas empresas é rever o posicionamento dos Estados Liberais, na metade do século XX, sobretudo no que diz respeito aos assuntos do governo. Com a cristalização política das democracias ocidentais, o Estado vem se responsabilizando por uma série de ações políticas que visam no limite, ao bem-estar da sociedade e à melhor qualidade de vida dos cidadãos. Os investimentos sociais das empresas vêm chamando cada vez mais a atenção dos meios de comunicação e da sociedade, contribuindo para a construção de sua imagem pública. Por outro lado, tais instituições intensificam suas ações direcionadas às comunidades localizadas nas suas imediações projetando uma imagem de empresa cidadã.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (138.6 Kb)   pdf (974.8 Kb)   docx (818.6 Kb)  
Continuar por mais 76 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com