TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade Social e Meio Ambiente Teoria da Contabilidade e Teorias da Administração

Por:   •  26/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.492 Palavras (6 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 6

ANHANGUERA EDUCACIONAL

Curso Superior em Ciências Contábeis

Disciplinas: Ciências Sociais Economia Responsabilidade Social e Meio Ambiente Teoria da Contabilidade e Teorias da Administração

Douglas Barini Minuti Ra 6100669277

Eliane Ferreira Costa Ra 5015631797

Leonardo da Costa Ferrari Ra 3092292733

Paulo Roberto Raiz Ra 6099651481

DESAFIO PROFISSIONAL

Professora Cristiane Pereira Lima

                                                       Ribeirão Preto

2016


Sumário

1.        Introdução        2

2.        Modelo de Produção        2

3.        Economia – Social        2

4.        Vantagens e desvantagens dos novos produtos        3

5.        Receita da empresa        3

6.        Irregularidades contábeis        4

7.        Conclusão        5

8.        Bibliografia        5

        

  1. Introdução

O presente trabalho é sobre a indústria de pneus situada em São José dos Pinhais – Paraná, atua a 20 anos no mercado, com média de produção de 20 milhões de pneus ao ano e com média de 39 mil toneladas de borrachas consumidas. A indústria desenvolve seus pneus de maneiras sustentáveis, em parcerias com os governos municipais. A mesma está em terceiro lugar no quadro nacional de vendas e pretende esse ano ocupar o primeiro lugar nas vendas de pneus. Produção está dividida em três setores: 1° onde é solicitada a quantidade de borracha necessária para a fabricação do dia, 2° a borracha entra na fábrica e dá o início na fabricação, 3° produção é moldado, testado e distribuído aos fornecedores.

  1. Modelo de Produção

A fábrica utiliza como meio de produção o modelo Fordismo, termo criado por Henry Ford e fundador da empresa norte americana Ford Motor Company, em 1914, refere-se aos sistemas de produção conhecida como produção em massa ou linha de produção. Trata –se de uma forma de racionalização da produção capitalista baseada em inovações técnicas e organizacionais que se articulam tendo em vista, de um lado a produção em massa, do outro, o consumo em massa. Ou seja, esse conjunto de mudanças nos processos de trabalho ( semi – automatização e linha de montagem) é intimamente vinculado as novas formas do consumo social. O Fordismo traz uma larga vantagem ao empresário, já que graças a qualificação do funcionário para mercado ser baixa, o salário a ser pago também era bem baixo. Isso causa um grande desgaste do funcionário já que suas ações são sempre repetitivas e monótonas e causando não só desgaste físico como mental.

  1. Economia – Social

Conceito de economia – social é modo de produção, historicamente definida como unidade entre forças produtivas e a relações em conjuntos de vários órgãos públicos. A empresa conta com uma parceria de fornecedores de látex do noroeste do Pará, que beneficia ambas as partes, sendo que para a empresa tendo um fornecedor de confiança, onde pode manter um estoque menor, fazendo assim com que a mesma tenha mais dinheiro circulando do que parado no estoque. Precisando repor materiais tem o fornecedor sempre à disposição. Enquanto para o fornecedor essa parceria garante sempre a venda de seu produto sem concorrência direta. Porém causa uma dependência onde caso algo de errado tanto para o fornecedor e comprador, ambos estarão em crise, pois caso acontecer algo na produção de látex a empresa não terá matéria prima para fabricação de seus pneus onde afetará diretamente suas vendas. Por outro lado, caso as vendas da empresa venham a cair, a compra de látex também cairá, afetando assim diretamente ao fornecedor. Então, concluímos que a dependência de ambos é favorável apenas em momentos positivos, mas se torna um grande problema em momentos de crise em alguns dos envolvidos. Uma solução cabível para ambas as partes, seria ter uma segunda opção e onde em qualquer tipo de crise haja para ambas uma `válvula de escape´.

  1. Vantagens e desvantagens dos novos produtos

A empresa esse ano pretende alcançar o primeiro lugar no ranking de vendas de pneus, para isso, ela está pensando em lançar um novo produto, um pneu que não fure de maneira alguma, onde seus clientes tenham segurança contra imprevistos. O pneu aumentará o custo da fabricação em R$ 4,80. Com isso eles querem o crescimento das vendas de 300 mil unidades 350 mil unidades ao mês. Uma pesquisa lançada pela empresa a 30 mil usuários cadastrados, obteve 78% de resposta e constatou 82% comprariam o produto. A proposta aumento as vendas seria otimamente recebida, caso o número de resposta positivas na enquete, sendo totais de aproximadamente 192 mil unidades. Caso isso venha a ocorrer no mesmo mês de lançamento a empresa terá um crescimento significativo nas vendas, porém seu lucro proporcional não será de apenas 4% no valor de venda.  Prós: O produto será o maior sucesso, onde as metas de vendas serão ultrapassadas e com isso a empresa provavelmente assumirá o top no ranking de vendas. Contras: O produto poderá tomar as vendas dos pneus normais, onde o lucro da empresa diminuirá, pois os custos dos produtos não aumentaram proporcionalmente aos gastos eu eles iram dar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (89.1 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com