Resumo DO EMPREENDEDORISMO
Por: Lisley Pimentel • 25/4/2016 • Resenha • 406 Palavras (2 Páginas) • 749 Visualizações
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Resenha realizada como exigência parcial para a conclusão da disciplina Empreendedorismo e Inovação do curso de Administração.
LISLEY ANDRADE PIMENTEL
BRASÍLIA – DF
Diversos autores tem estudado o empreendedorismo e definindo-o por diversas óticas. Segundo Timmons (1990) o empreendedorismo é uma revolução silenciosa, que será para o século 21 mais do que a revolução industrial foi para o século 20. Com essa afirmação, pode-se notar o quão importante é esse movimento dentro da economia atual. Um empreendedor carrega consigo a força para impulsionar ideias a virarem, de fato, ações concretas que estimulem economicamente o meu que vivem.
Partindo do princípio, o termo empreendedorismo vem da palavra francesa entrepeneur e foi usada pela primeira vez pelo irlandês Richard Cantillon para definir “o indivíduo que assumia riscos”.
Hoje ainda não há um conceito universal aceito para o termo, mas algumas citações nos dão base para um entendimento. Eike Batista, por exemplo, afirma que empreender é enxergar uma oportunidade ou uma boa ideia, e assumir o risco de botá-la em prática, executá-la. Um empreendedor assume os riscos de transformar ideias em negocios. Esse indivíduo possui características marcantes como iniciativa, perseverança, coragem para correr riscos, capacidade de planejamento, liderança e persistência.
Deve-se acentuar que empreender não é um dom: qualquer indivíduo consegue assimilar e por em prática as atitudes de um bom empreendedor. Mario Persona (2008) afirma que existam pessoas mais empreendedoras que as outras por natureza, convívio social, meio que vivem. Porém, é totalmente possível estimular nas pessoas uma disposição pra isso. Persona diz que “pessoas com um limitado senso de observação têm dificuldade para empreender (...)”. Isso acontece porque o empreendedorismo acontece quando o indivíduo enxerga além. Parafraseando Filion (1999) , um empreendedor é uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza visões. Visão de futuro, de acontecimento que ainda está por vir, de mercado que ainda está por existir.
http://www.administradores.com.br/artigos/tecnologia/empreendedorismo-origem-e-desafios-para-o-brasil-do-seculo-xxi/33075/
http://mariopersona.com.br/entrevista_itambe_empresarial_empreendedorismo.html (Acesso em 29/03/2016)
...