Resumo Escola de Macromarketing
Por: Gabriel Collina • 24/6/2020 • Trabalho acadêmico • 338 Palavras (2 Páginas) • 549 Visualizações
Escola Macromarketing
Carlos Eduardo Carvalho, Gabriel Collina Cândido Ferreira, Pedro Eduardo Silva Ribeiro
Um dos primeiros a oferecer uma definição para o Macromarketing foi Hunt (1997). De acordo com o autor, tal escola se trata de um constructo multidimensional e a sua completa especificação deve incluir os sistemas de marketing, os impactos e as consequências desses sistemas na sociedade e os impactos e as consequências da atuação da sociedade sobre os sistemas de marketing.
A escola possui perspectiva não interativa, tendo seu foco na influência que atividades de um ator tem sobre um outro ator. A perspectiva não econômica, possuindo um viés mais psicológico, antropológico e sociológico (AJZENTAL, 2008).
A relação com outras Escolas e o motivo está relacionado da seguinte forma: Escolas Ativista pela ideia de ambas desenvolverem suas pesquisas sob uma perspectiva e ótica do consumidor. A Escola Gerencial possui, também, como base o entendimento das preocupações e necessidades da sociedade. A relação com a Escola do Comportamento do Consumidor se dá pelo fato de ambas as escolas serem não econômicas e não interativas.
A Escola Macromarketing focou seus estudos nos sistemas de marketing, compondo rede de indivíduos grupos ou entidades ligadas direta ou indiretamente através de participação em processo de troca que criam, montam, transformam e tornam disponíveis produtos, tangíveis ou intangíveis em resposta às demandas dos consumidores (LAYTON, 2007). Focando também nos impactos e as consequências entre o sistema de marketing e sociedade e no funcionamento do marketing nos diferentes níveis de agregação (HUNT, 1977).
O legado deixado por essa escola se dá pela ampliação do conceito de marketing. Em 1975, a modificação da política da American Marketing Association (AMA) emergiu sobre uma revolução do seu léxico, definindo o termo marketing, oficialmente, como “o processo que consiste na planificação e execução da concepção, a tarifação, a promoção e a distribuição de ideias, de bens e de serviços, de modo a criar trocas que satisfaçam objetivos individuais e organizacionais” (Caruso, 1986, p. 20).
A nova definição incorporava o marketing concept (1950), o marketing management (1960) e o marketing ampliado (1970).
...