Resumo Introdução Metodos de Pesquisa
Por: soraiaaf • 13/3/2017 • Resenha • 992 Palavras (4 Páginas) • 1.529 Visualizações
COLLIS, Jill; HUSSEY, Roger. Pesquisa em Administração: Um guia prático para alunos de graduação e pós graduação (Resenha dos Cap.1 e Cap.5)
Resenha
O enfoque inicial da literatura intenciona explorar o entendimento sobre o universo de construção das pesquisas, mostrando principalmente sobre seus objetivos, caracteristicas e seus diferentes tipos de abordagem. Primeiramente explica-se sobre as definições e objetivos de pesquisas que apesar de haver diferentes significados para pessoas diferentes existe em si um consenso em sua definição de que:
- A pesquisa é um processo de perguntas e investigação
- É sistemática e metódica
- A pesquisa aumenta o conhecimento.
É enfatizado ainda sobre a importancia de que a pesquisa necessariamente deve tratar de um problema ou questão específica que é conhecido como “Problema de Pesquisa” ao qual estará associado então as as atividades do universo pesquisador.
Após abordar sobre os objetivos gerais de pesquisas que abragem diferentes aspectos desde revisar e sintetizar um conhecimento existente, passando por explicar um novo fenômeno até gerar um novo conhecimento além de outros é então mostrado sobre as principais qualidades do pesquisador.
As qualidades e habilidades para atingimento de um bom resultado de pesquisa essencialmente inicia-se com a perseverança como qualidade chave e então deve-se agregar outras habilidade como:
- Capacidade de comunicação – Comunicar-se oralmente para apresentar o seu entendimento da área de pequisa e expô-las de forma adequada;
- Capacidade intelectual – Conforme definição de Bloom (1956) que vê o apresendizado como uma hierarquia de habilidade como: conhecimento, compreensão, aplicação , análise, sintese e avaliação.
- Habilidades em tecnologia da informação – Habilidades referentes a tecnologia da informação (TI) serão valiosas para a pesquisa, o uso de ferramentas como processadores de texto (Word), Planilhas e pacotes estatisticos (Excel, Minitab, SPSS), sistemas de banco de dados (Access) além da internet e suas ferramentas de busca (Google, Yahoo, Lycos, etc)
- Habilidades organizacionais – A gestão de tempo é critica para compor a qualidade de bom pesquisador sendo recomendado a construção de um cronograma para planejamento das atividades e visualização do caminho crítico que como definido por Morris (1993) são as atividades que não podem ser atrasadas sem deter o projeto.
- Motivação - Para os autores o fator motivador é essencial para o sucesso de um projeto de pesquisa, eles destacam também a importancia do dominio do assunto para aumentar o interesse na pesquisa.
- Independência - É preciso ter a independencia e automotivação para progredir com a pesquisaaté sua conclusão e não manter-se dependente do orientador mas sim tê-lo como um indicador do caminho a seguir e também contar com o apoio de colegas e pares.
Fechando sobre o perfil do pesquisador os autores reforçam a importância de conhecer seus pontos forte e fracos antes de assumir um novo projeto de qualquer tipo.
Então é abordado os aspectos sobre os tipos de pesquisas aonde estas podem ter as seguintes classificações e serão explicadas a seguir:
- Pesquisa exploratória, descritiva, analítica ou preditiva (Objetivo da pesquisa);
- Pesquisa quantitativa ou qualitativa (Processo de pesquisa);
- Pesquisa indutiva ou dedutiva (Lógica de pesquisa);
- Pesquisa aplicada ou básica (Resultado da pesquisa);
A pesquisa exploratória é realizada a partir de um problema quando há pouco ou nenhum estudo anterior, em que possamos buscar informações sobre a questão ou problema e esta raramente oferece uma resposta conclusiva para problemas ou questões, mas pode indicar pesquisas futuras e outros desobramentos. A pesquisa descritiva descreve o comportamento dos fenômenos através da analise de dados que respondem em geral perguntas através de uma abordagem quantitativa resumidas e técnicas estatisticas. A pesquisa análitica ou exploratória é por sua vez uma continuação da pesquisa descritiva sendo que o elemento importante deste tipo é a identificação e se possível controle das variávei criticas ou as ligações causais entre as caracteristicas pra que sejam mais bem explicadas. Já a pesquisa preditiva vai alem da pesquisa exploratória e ela oferece uma explicação para o que esta acontecendo em uma determinada situação, o objetivo da pesquisa preditiva é generalizar a partir da análise prevendo certos fenomenos com base em relações gerais e hipotéticas.
...