Resumo Tecnologia da Informação
Por: Schmitt-Vr3 • 29/11/2017 • Artigo • 2.817 Palavras (12 Páginas) • 323 Visualizações
INTERNET
Internet
Internet é a ação de conectar redes separadas
Indivíduo se conecta à internet por meio de um domínio próprio (ex: feausp.com.br) ou por meio do ISP que possui conexão permanente com a Internet e vende a conexão para assinantes
Intranet e Extranet
Intranet é a internet privada de determinada organização
Extranet são empresas que disponibilizam acesso via internet a diferentes intranets
Firewall
Firewall é o dispositivo que tem como objetivo aplicar alguma política de segurança em determinado ponto da rede
É a primeira linha de defesa contra ameaças externas e proteção da rede interna de uma empresa
Protocolo
Protocolo é o conjunto de regras e procedimentos para o controle de comunicação em rede
Linguagem utilizada para que dois computadores consigam se comunicar
Funcionamento do TCP/IP
1)Divide a mensagem (HTTP) em pacotes de dados (TCP) e anexa os endereços (IP)
2)Os pacotes transitam por diferentes rotas (Ethernet)
3)No endereço de destino (IP) organiza os pacotes na ordem correta e direciona ao receptor (HTTP)
Roteador
Roteador é um equipamento que, além de interligar redes heterogêneas, encaminha pacotes (TCP) para destino certo (IP)
Domínios
Os endereços (IP) da Internet são mais conhecidos pelos nomes de domínios pois seria absurdamente difícil para os usuários da Internet lembrar sequências de vários dígitos. Para que isto seja possível, é necessário traduzir os nomes em endereços IP. O Domain Name System (DNS) é um mecanismo que converte nomes em endereços IP e endereços IP em nomes.
Alguns conceitos
*Endereços URL (Uniform Resource Locator) : são os endereços das páginas WWW (World Wide Web), através dos quais as mesmas são localizadas na Internet. *Página: é o nome dado aos arquivos hipertexto acessíveis pela WWW
*Network: conexão de dois ou mais computadores.
*The Internet: criação da World Wide Web, conectando um grande número de computadores.
*Mobile-Internet: conexão de dispositivos móveis com a Internet.
*Mobiles + People + PCs: as identidades das pessoas se juntaram à Internet através das redes sociais
*(Web 2.0). Internet of Things: está se movendo em direção à Internet das Coisas, ligando todos os objetos do dia-a-dia com a Internet.
Web Semântica
Nossa web de hoje, é uma web que apenas humanos entendem as informações disponíveis.
A Web Semântica é uma evolução da nossa web atual que com toda sua informação organizada de forma que não somente seres humanos possam entendê-la, mas principalmente máquinas. As máquinas nos ajudarão em tarefas que hoje fazemos manualmente.
Web 2.0
A segunda geração da Web é uma mudança na forma como ela é entendida/usada. Não ocorre nenhuma mudança em suas especificações técnicas. É marcada pela troca de informações e colaboração dos internautas com sites e serviços virtuais. Busca tornar ambientes on-line mais dinâmico. Usuários podem colaborar para a organização do conteúdo.
Exemplos: Enciclopédia Wikipedia, Blogs, Redes sociais, etc.
Internet das Coisas
A Internet das Coisas (Internet of Things) é um termo usado para descrever qualquer objeto ou “coisa” usado no dia a dia (eletrodomésticos, meios de transporte e até mesmo tênis, roupas e maçanetas ) dotado de processador, sensor, software e adaptador de rede que se conecta à Internet
A Internet Industrial é a versão industrial da Internet das Coisas. São equipamentos industriais dotados de processadores, softwares, sensores e adaptadores de rede que transmitem, geralmente em tempo real, informações para um servidor na nuvem. Em muitos casos, essas informações são processadas automaticamente em tempo real e a operação do equipamento é ajustada
Nuvem
A computação em nuvem torna possível a ideia da computação como uma utilidade, onde recursos computacionais (processamento, armazenamento, etc.) podem ser consumidos e pagos com a mesma conveniência que a energia elétrica.
-SaaS (Software as a Service): Trata-se de aplicações ou softwares que são executadas em ambiente online. O seu principal público alvo são os usuários finais. Podemos destacar vários serviços como: Google docs, Skydrive, Youtube, Facebook, E-mails, Dropbox, Netflix etc.
-PaaS (Plataform as a Service): São plataformas de desenvolvimento de softwares. O seu principal público alvo são os programadores, algumas empresas oferecem este tipo de serviços como a: Microsoft Azure, Google Apps, Amazon EC2 etc.
-IaaS (Infraestructure as a Service): Serviços oferecidos aos clientes como processamento, armazenamento, rede e outros recursos físicos computacionais. Porém, o usuário não gerencia ou controla a infraestrutura da nuvem em si, como por exemplo, em qual hardware real suas “máquinas” estarão rodando. Algumas empresas: Amazon EC2, Locaweb etc.
Tipos de Nuvem
-Nuvem Pública: O provedor de nuvem assume as responsabilidades de instalação, gerenciamento fornecimento e manutenção. Os clientes são cobrados somente pelos recursos usados.
-Nuvem Privada: Engloba os serviços fornecidos dentro da empresa. Essas nuvens existem dentro do firewall da empresa e são gerenciadas pela empresa.
-Nuvem Híbrida: Determinados serviços são direcionados às nuvens públicas, enquanto outras, normalmente mais críticas, permanecem sob responsabilidade de sua nuvem privada.
Benefícios da Nuvem
-Pagamento apenas pelo uso
-Redução de custo (atualização e manutenção de infraestrutura)
-Redução de investimento inicial (especialmente infraestrutura)
-Facilidade para mudar a escala de seus serviços de acordo com a demanda -Disponibilização de serviços não possíveis anteriormente
Riscos da Nuvem
-Maior risco à privacidade (controle de dados por terceiros)
-Indisponibilidade (interrupção temporária dos serviços)
-Não continuidade (interrupção definitiva da prestação de serviços pelo provedor) -Baixa maturidade do modelo de prestação de serviços na nuvem
...