Resumo do Livro “O Gerente Minuto”
Por: Cintia Risseto • 4/8/2016 • Resenha • 760 Palavras (4 Páginas) • 782 Visualizações
Resumo do Livro “O Gerente Minuto”
Um jovem pesquisou qual era a gerência mais eficaz para uma empresa, dentre os gerentes que ele conhecia em toda extensão do mercado de trabalho, havia classificado dois tipos comuns: O gerente democrático que visava a satisfação dos funcionários e o gerente autocrático que visava o lucro. Continuando sua busca ele se deparou com o Gerente Minuto e no começo duvidou de seu método, porém resolveu registrar o que era de fato importante para esta gerência.
As observações iniciais foram as reuniões periódicas estipuladas para quarta-feira de manhã, com duração de duas horas para analisar os planos e estratégias realizadas na semana anterior e os para a semana seguinte. E que o tipo de gerência que foi relatado usava “minuto” no nome e ao explicar o gerente afirmo que precisa de pouco tempo para que as pessoas consigam grandes resultados.
O jovem solicitou mais informações sobre essa gerência – até então desconhecida – e o gerente disponibilizou uma lista de subordinados para que o próprio jovem sanasse as suas dúvidas.
Na primeira entrevista com funcionário, o Jovem verificou que existiam etapas nessa gerência que ainda não tinham sido comentadas. Essa técnica de gerenciamento consistia em três itens Objetivo-Minuto, Elogio-Minuto e Administração-Minuto.
O Objetivo-minuto é o alicerce da técnica do gerente minuto, o jovem identificou como a etapa onde o gerente esclarece as funções dos funcionários, estabelece os objetivos que cada um deles precisa cumprir para o trabalho progredir, certifica-se que o funcionário seja apto e divulga o desempenho necessário para atingir essa meta. Faz-se uma lista de objetivos de forma clara e coesa, tendo cada um uma cópia para verificar o que já houve de resultado.
O estabelecimento de objetivos-minuto consiste em:
1- Concordar sobre seus objetivos;
2- Definir o que será considerado bom comportamento e bom desempenho;
3- Escrever os objetivos numa única folha de papel, utilizando menos de 250 palavras;
4- Ler e reler cada um dos objetivos, o que reque em torno de um minuto cada vez que fizer isso;
5- Reservar um minuto todos os dias para rever o desempenho;
6- Verificar se o seu comportamento combina ou não com seus objetivos;
O segundo funcionário entrevistado apresentou o segundo item da técnica do gerente minuto, o Elogio-minuto como um feedback sobre o seu desempenho, tanto acima, dentre ou abaixo da média ideal. Sempre sendo supervisionado e mantendo um registro detalhado do seu progresso.
Logo, o elogio-minuto produz resultados quando você:
1- Diz à pessoa, com antecedência, que vai informa-la sobre como ela está se saindo.
2- Elogia imediatamente a pessoa.
3- Diz a essa pessoa o que ela fez certo – e de modo específico.
4- Diz a ela o quanto você ficou satisfeito com o que ela fez certo e como isto ajuda a empresa e as outras pessoas que nela trabalham.
5- Faz uma pausa, para permitir que elas realmente sintam o quanto você se sente satisfeito.
6- Encoraja-as a continuar procedendo assim.
7- Dá um aperto de mão ou um toque no ombro de modo a deixar claro que você
...