Rio grande
Por: ישראל פירס • 29/9/2015 • Trabalho acadêmico • 362 Palavras (2 Páginas) • 216 Visualizações
setor supermercadista
Com o desenvolvimento crescente no setor de supermercado, nas últimas duas décadas a associação brasileira de supermercados “abras" prevê crescimento de 1,9% em 2014.
Mesmo com um ano difícil, atualmente em 2015, continuamos cresce acima do PIB acreditando na força do mercado interno Brasileira.
Ser analisamos a economia varejista poderemos ver que de acordo com o levantamento da “ABRAS” em parceria com a Nielsen a mudança de habito do consumido retrata a preferência por formatos de lojas com menos serviços e foco em preço baixo, chamado de Cach&Carry ou atacarejo, que cresceu 9% no primeiro semestre de 2014, em comparação com o mesmo período de 2013. Já os supermercados e hipermercados apresentaram variação de 1,48%. O formato atacarejo já responde pela mesma importância de vendas dos hipermercados, segundo a Abras.
No Rio Grande do Sul com característica locais que são muito positivas, com as rodoviárias que favorecem a logística em cidades próximas da região central, tendo um fluxo facilitado para o comércio entre Santa Catarina, outro estado forte na economia. Além dos baixos índices de criminalidade da região que também agradam os investidores. São aspectos que norteiam um potencial econômico incomparável com os outros estados do Brasil.
Mas é possível observar que nos dois últimos anos alguns setores da economia, como o comércio e indústria, tiveram uma queda nos resultados. E segundo a CDL POA, para 2015, não se espera um resultado diferente. Sendo que os ramos que mais venderam no último ano foram os de material de construção (2,1%), artigos de uso pessoal e doméstico (4,3%), farmácia (7,9%) e combustíveis (2,8%).
Além deste cenário, existe o fato dos consumidores começarem a economizar cada vez mais, frente a eminente crise econômica nacional. Em 2015, o número de inadimplentes deve crescer 4,73% no Brasil e 5,53% no Rio Grande do Sul.
Conforme rojo (1989) os supermercado e hipermercados são diferenciados pela variedade de produto não alimentares oferecidos. Segundo o autor o primeiro, além dos produtos alimentares, oferece uma ampla variedade de não alimentos, como a linhas de rard (como por exemplo: elétron eletrônicos, utilidades e confecções de cama, mesa e banhos. Porém ele possui outras características no setor varejista de variedades de produtos.
[pic 1]
1-tabela.
...