Ruídos da Comunicação no Ambiente: O ruído como fator de interferência na comunicação
Por: Bruna Lima • 23/11/2015 • Projeto de pesquisa • 3.820 Palavras (16 Páginas) • 339 Visualizações
CENTRO DE ENSINO ATENAS MARANHENSE-CEAMA
FACULDADE ATENAS MARANHENSE-FAMA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Ruídos da Comunicação no Ambiente: O ruído como fator de interferência na comunicação
São Luis
2014
Bruna Cristina Mota Cruz
Ruídos da Comunicação no Ambiente: O ruído como fator de interferência na comunicação
Trabalho apresentado á disciplina Sistema da Informação da Faculdade Atenas Maranhense, para obtenção de nota na prova parcial.
Turma 103 Noturno
Orientador (a):
São Luis
2014
RESUMO
A comunicação é o processo de transmissão e compreensão da informação entre um emissor e um receptor. A comunicação é uma ferramenta fundamental para as organizações não que se refere a obtenção de excelentes resultados como aumento de produtividade e ganho financeiro.
Este presente trabalho foi desenvolvido como o objetivo de descrever o impacto significativo de ruídos diversos, que se tornam agentes invisíveis a aprendizagem, em um local onde a situação de escuta deveria ser muito privilegiada, e que a disposição para planejamento e sistematização de planos e processos, respectivamente voltada a infraestrutura arquitetônica e medidas administrativas incluindo ações de conscientização, seja uma alternativa viável para inovar e eliminar ou mitigar as causas do desconforto que prejudica o resultado da aprendizagem.
Palavras Chaves: Comunicação, Ruídos, Aprendizagem, Organizações.
INTRODUÇÃO
A presença do ruído tem sido constantemente abordada no âmbito profissional e de ensino, especialmente aquele de alta intensidade. Nas escolas, apesar da presença de ruído, suas características são divergentes daquelas encontradas nas empresas, sendo que algumas leis podem, de maneira indireta, colaborar com o professor uma vez que estabelecem os níveis de conforto acústico em locais de ensino e naqueles em que se desenvolvem trabalhos que exijam concentração.
Conforme Coutinho a exposição ao ruído por período prolongado em salas de aula pode prejudicar a saúde auditiva de todos os presentes e provocar doenças nas cordas vocais dos professores. (COUTINHO ET.al. 2007).
O ruído é o risco mais presente nos ambientes de trabalho e de aprendizagem da maioria dos países, sendo causador de doenças e acidentes, além de exigir mais esforços dos trabalhadores nos ambientes.
As organizações estão inseridas em ambientes vulneráveis e em constantes mudanças, nos quais a grande volatilidade de informações e a concorrência influenciam em seu desempenho, exigindo agilidade e competitividade.
Considerando está à realidade atual a comunicação torna-se fundamental ao suporte necessária ao bom relacionamento entre uma organização e seu público interno e externo. Por meio da comunicação é possível obter uma integração de recursos, em um processo no qual os participantes comunicam-se ininterruptamente a fim de atingir objetivos previa mentes determinados.
Este presente trabalho tem por objetivo mostrar com que as organizações utilizem a comunicação interna e externa como uma ferramenta fundamental para obtenção de excelentes resultados no que se refere ao custo de produtividade ao ganho financeiro e a própria sobrevivência.
Por fim, tive como objetivo propor as organizações de ensino e profissional o entendimento da importância da comunicação interno e externo, como devem atuar os diretores de modo facilitar e aprimorar a comunicação interpessoal incrementando a criação do conhecimento organizacional, para que se evite o acontecimento de falhas no processo como um todo.
DESENVOLVIMENTO
1.1 A Importância da Comunicação
O que são ruídos na comunicação? Acredito que a melhor forma de explicar seja relembrando a brincadeira que fazíamos na infância. Quem nunca brincou de “telefone sem fio”?Pedro mandava uma mensagem para Ana, que a reenviava para José, que a repassava para João. No final do processo, quase sempre, a mensagem inicial era alterada e o conteúdo original completamente distorcido. Às vezes, isso acontecia porque repassávamos realmente aquilo que entendíamos, em outras ocasiões, era porque de fato aumentávamos um pouco a mensagem ou a modificávamos de propósito para distorce a comunicação original. O resultado era muito confuso.
Hoje não vejo como brincadeira no mundo dos adultos, o ruído de comunicação está vivo e prejudica as relações pessoais e profissionais através de comunicação falada e escrita mal elaborada. Ele afeta os resultados das organizações e a qualidade de vida dos funcionários, consumindo energia dos colaboradores e causando prejuízo de milhões de dólares nos processos de trabalho e gestão de equipes. Se os ruídos representam confusão, é melhor encontramos antídotos eficazes para neutralizá-la sua presença nas organizações e mantermos as informações fluindo com lógica e coerência.
Ruído de comunicação é toda a forma de interferência na transmissão de uma mensagem. Algo que prejudica a compreensão de uma ideia compartilhada. As fotografias fora d o foco, o celular inaudível, os dados imprecisos de um relatório e os erros de português de um email. Podem atrapalhar a comunicação entre as pessoas.
As investigações sobre ruído nas escolas têm utilizado como recurso metodológico a avaliação objetiva ou subjetiva deste fator de risco, ou ainda, a combinação de ambas, de modo a elucidar sua intensidade e frequência, assim como suas consequências sobre a saúde dos participantes. Embora a mensuração objetiva dos níveis de ruído resulte em dados que permitem a comparação dos mesmos com os níveis aceitáveis para cada ambiente de trabalho, não se pode esquecer que é o trabalhador que estará sob este fator de risco e sua percepção e reação a ele fornecem informações valiosas. Além do evidente prejuízo à saúde, o barulho oferece riscos para transtornos de aprendizagem. Segundo um estudo realizado pela UNICAMP com cerca de 700 estudantes do ensino fundamental e médio das redes públicas e privadas de Campinas (SP) revelou que 70% das crianças e adolescentes se incomodam com o ruído provocado pelos colegas em sala de aula.
...