TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fatores Do Ambiente Externo E Operacional

Artigo: Fatores Do Ambiente Externo E Operacional. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2014  •  1.273 Palavras (6 Páginas)  •  1.675 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Neste trabalho será apresentado os fatores externos operacionais de uma organização, tais como fatores sociais, econômicos, legais, etc. Todos em conjunto para servir as necessidades internas e externas de uma organização com estratégia.

É objetivo deste trabalho relacionar tais fatores com o Caso Habib’s, uma linha de fast-food árabe, fundada em 1988 por Alberto Saraiva, que é exemplo de organização com foto estratégico.

1 FATORES DO AMBIENTE GERAL

O ambiente geral é formado por um conjunto de condições de fatores externos que influenciam direta e indiretamente todas as organizações. O ambiente geral não é uma organização concreta qual as empresas consigam interagir e sim um conjunto misto de condições externas, que contribuem de modo geral em tudo dentro da organização. (MATOS, p.192)

1.1 FATORES SOCIAIS

Toda organização além de ser uma entidade econômica é também social, uma vez que a sociedade ao seu redor a influência com suas culturas.

Segundo Matos, os principais fatores sociais que impactam as atividades da organização são os seguintes:

“(1) tradições culturais do país em geral, e da comunidade onde a organização está localizada, em particular;

(2) estrutura do orçamento familiar de despesas em relação a bens e serviços;

(3) importância dada à família e à coletividade local e nacional;

(4) atitude das pessoas frente ao trabalho e aos ideais quanto à profissão;

(5) atitude quanto ao dinheiro e a poupança;

(6) homogeneidade ou heterogeneidade das estruturas raciais e linguísticas do país”

Os fatores sociais podem tanto impulsionar as organizações quanto derruba-la, sendo de forte impacto sobre as organizações;

1.2 FATORES ECONÔMICOS

Os fatores econômicos são de grande relevância para as organizações, são eles que definem o volume de operações, nível de preços e de lucratividade.

A desenvoltura da economia, inflação ou deflação, políticas monetárias, políticas fiscais, etc, todos esses fatores econômicos influenciam o desenvolvimento da organização. Alguns fatores econômicos podem ser temporários ou permanentes.

Matos, pag. 194, lista os principais fatores econômicos permanentes que influenciam na organização, sendo eles:

“(a) nível geral de atividade econômica do país em desenvolvimento, estagnação ou recessão; (b) nível do desenvolvimento econômico da região ou localidade onde está situada a organização; (c) grau de industrialização do país ou da região; (d) distribuição da riqueza e renda per capita.”

E os fatores temporários que influenciam são:

“(a) nível de atividade econômica local; (b) tendências inflacionarias ou deflacionarias; (c) balança de pagamento do pais e disponibilidade de dividas estrangeiras; (d) política fiscal em determinados setores da atividade econômica.”

1.3 FATORES LEGAIS

Os fatores legais tratam o contexto das leis e normais legais, essas regulam, controlam, incentivam ou restringem as atividades das organizações em geral. Esse fator depende também do contexto político, econômico e social.

Entretanto, independente qual seja o senário, o fator legal influencia o comportamento das organizações através das legislações vigentes (tributarias, trabalhistas, civil, comercial etc.)

Esse é um dos fatores qual mais influencia a organização uma vez que determina o que não pode ser feito, através de legislações federais, estaduais e municipais. (MATOS, 2007 p.194)

1.4 FATORES TECNOLÓGICOS

Os fatores tecnológicos envolvem custos e disponibilidades de toda a produtividade utilizadas na organização.

Esse fator desenvolve as tecnologias quais serão aplicadas na produção. Segundo Matos “A tecnologia representa um dos aspectos ambientais mais críticos em face de influência e do impacto que ela exerce sobre as organizações” já que a tecnologia envolve o conhecimento acumulado em invenções, técnicas e desenvolvimentos que inovam as organizações e as impulsionam.

1.5 FATORES POLITICOS

“Os fatores decorrentes das políticas e dos critérios de decisão adotados pelo governo exercem influências sobre as atividades das organizações.” (MATOS, p. 193. 2007)

Os fatores políticos influenciam as organizações, o governo pode criar um ambiente de estabilidade ou instabilidade, alterar a política econômica, política fiscal e tributária, a política de empregos.

O governo pode facilitar ou dificultar as atividades das organizações, os governos federais, estaduais e municipais podem contribuir muito comprando bens e serviços, subsidiar organizações e industrias, proteger organizações locais da concorrência estrangeira.

2 AMBIENTE OPERACIONAL

“O ambiente geral influencia as empresas de todos os setores ao mesmo tempo. Já o ambiente operacional está mais relacionado com as empresas de um mesmo setor” (ALBERONI, p.88)

O ambiente operacional tem vários segmentos, uma vez que o público de hotéis, hospitais, industrias, varejo e etc, são públicos cada quais com suas características.

2.1 AMBIENTE INTERNACIONAL

“O componente internacional da análise operacional compreende todas as implicações internacionais das operações organizacionais.” (POTER, 2005, p.32)

Muito embora nem todas as organizações atuem no ambiente internacional, o aumento nos últimos tempos tem sido significativo.

O ambiente internacional inclui também

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com