TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SINGULARIDADES NA GESTÃO DE COOPERATIVAS TRADICIONAIS E POPULARES: ESTUDO DE CASO EM COOPERATIVAS RURAIS DO PARANÁ

Por:   •  10/5/2018  •  Resenha  •  367 Palavras (2 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 2

CHIARIELLO, L. C.; EID, F.;  SINGULARIDADES NA GESTÃO DE COOPERATIVAS TRADICIONAIS E POPULARES: ESTUDO DE CASO EM COOPERATIVAS RURAIS DO PARANÁ. Organizações Rurais & Agroindustriais, Lavras, v. 12, n. 1, p. 98-112, 2010

SINGULARIDADES NA GESTÃO DE COOPERATIVAS TRADICIONAIS E

POPULARES: ESTUDO DE CASO EM COOPERATIVAS RURAIS DO PARANÁ

A partir do inicio da década de 1990, o surgimento de empreendimentos populares baseados na livre associação, no trabalho coletivo e na autogestão suscitou intensa investigação da natureza e da sua gestão, sendo muito deles compreendidos no interior da construção teórica da economia solidária.  

Nota-se uma análise nos elementos de gestão de cooperativas tradicionais e populares, como parte integrante de um amplo debate acerca da gestão de cooperativas que vem ocorrendo no Brasil, desde década de 1990, com isso fez-se uma análise em duas cooperativas rurais: A COCAMAR- Cooperativa dos Cafeicultores e Agropecuaristas de Maringá, que é uma cooperativa tradicional atuante no agronegócio; e a COPAVI- a Cooperativa de Produção Agropecuária Vitória, que é uma cooperativa popular ligada ao MST.

A análise mostra claramente o objetivo de cada uma das cooperativas, a COCAMAR é centrada para uma dinâmica de gestão voltada para um resultado econômico. Seu objetivo era adquirir vantagens tanto na aquisição de insumos quanto no processamento dos produtos agrícolas, fazendo da cooperativa um instrumento de agregação de valor à produção individual. Já a dinâmica de gestão da COPAVI tem por objetivo uma melhoria das condições sociais dos cooperados e também afirma que  todo trabalho interior seja executado por cooperados e para tanto se compromete com a constante qualificação de seus sócios. Ela é vinculada à Confederação das Cooperativas de Reforma Agrária do Brasil – CONCRAB e busca seguir as orientações do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST nas suas linhas políticas, princípios e símbolos definidos em nível nacional.

Portanto é notável que há uma diferença entre as duas cooperativas, pois ambas possuem gestões diferenciadas, enquanto a COCAMAR tem sua política empresarial voltadas para as exigências do mercado e é norteada pela racionalidade econômica, a COPAVI em oposição e esta política, assume um compromisso com seus cooperados.

Contanto, o artigo é de suma importância pois, com ele é possível compreender o movimento cooperativista no Brasil e seus seguimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (61.2 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com