SOCIOLOGIA PARA QUE SERVE
Por: BBMORAIS • 7/11/2016 • Trabalho acadêmico • 1.159 Palavras (5 Páginas) • 1.264 Visualizações
Universidade de Caxias do Sul
Centro de Ciências Humanas e da Educação
Área de Sociologia
Disciplina Sociologia – Soc100
Professor Sergio Faoro Tieppo
Exercícios sobre o texto: Para que serve a Sociologia?
1. Vamos exercitar um pouco o que foi apresentado. O principal objetivo do exercício é apresentar um resumo do que foi visto. Para isso, numere a segunda coluna de acordo com a primeira. (1) Teoria | (3 ) Ciência que se dedica ao estudo das relações sociais que se estabelecem no viver e no usufruir a cultura (língua, ideais, ciência e tecnologia, hábitos, atitudes, conhecimento, etc.) e a Natureza de forma coletiva. |
(2) Karl Marx | ( 6) Relações de semelhanças e contrastes mais ou menos constantes entre os fatos. |
(3) Sociologia | ( 5) Um conjunto de leis que procuram explicar a realidade. |
(4) Emile Durkheim | ( 1) Um conjunto de teorias que buscam explicar a realidade. |
(5) Ciência | ( 4) Teoria positivista-funcionalista. |
(6) Lei | ( 2) Teoria histórico-crítica. |
2. Esse exercício também é um resumo das principais ideias apresentadas. Portanto, faça-o com muita atenção, pois isso fará você compreender um pouco melhor a teoria positivista-funcionalista. Coloque, nos espaços entre parênteses, V (verdadeiro) ou F (falso) para cada uma das afirmações abaixo.
(V ) O positivismo acredita que a realidade é o que está aí, isto é, a realidade é o que está colocado na nossa frente. A realidade se resume, pois, no que nós vemos, apalpamos, no que pode ser mensurado.
(V ) Para o funcionalismo tudo o que está aí forma um sistema organizado, em que tudo tem sua função. Não há nada que não tenha uma função.
(V ) Para o positivismo-funcionalismo a função das instituições sociais é manter a ordem, o equilíbrio, a harmonia da sociedade e banir a mudança.
(F ) O objeto da Sociologia para Durkheim não são os fatos sociais.
(V ) Os fatos sociais são coercitivos, generalizados e exteriores. Os fatos sociais pré-existem a nós.
(V ) Os fatos sociais constituem a consciência coletiva da sociedade que se impõem a consciência individual e egoísta dos seres humanos.
(V ) O conceito de efervescência criadora é utilizado por Durkheim para explicar o nascimento ou a criação de novas concepções religiosas, morais, intelectuais: fatos sociais que comporão a consciência coletiva da sociedade que surge na própria efervescência.
(F) A Revolução Industrial e a Revolução Francesa não representam momentos da efervescência que fez nascer a sociedade capitalista.
( V) Na sociedade capitalista, a solidariedade orgânica predomina. Todos nós somos dependentes uns dos outros, pois necessitamos da produção do Outro para sobreviver. Mas somos independentes na visão de mundo.
( V) Durkheim é considerado um pensador conservador porque a sua concepção de Educação não leva a mudanças, pelo contrário, leva à aceitação da sociedade como ela é.
3. Como os dois exercícios anteriores, esse também apresenta um resumo, da teoria histórico-crítica. Coloque, nos espaços entre parênteses, o número que completa a ideia apresentada.
(1) Tudo que é histórico passa, é transitório. História tem a ver com antes, durante e depois. O mundo não é estanque......
(2) Possui pensamento crítico a pessoa que é capaz de......
(3) Para Marx o modo-de-produção é constituído......
(4) Na sociedade capitalista as relações de produção sociais separam os trabalhadores dos capitalistas. Essa separação estabelece a luta de classes......
(5) A célula básica do capitalismo é o dinheiro, e a liberdade é uma mera formalidade, pois ela depende da......
(6) Para o marxismo a questão do crescimento da produtividade é fundamental, pois é ela que permite......
(7) A Educação é um dos instrumentos para se construir uma sociedade mais justa. A......
(1 ) ele muda e a crítica é o grande instrumento de mudança.
( 2) perceber os fenômenos por vários ângulos.
(3 ) pela superestrutura e pela infraestrutura.
( 4) os trabalhadores que só possuem sua força de trabalho lutam contra os que possuem o capital (meios de produção) para construir uma sociedade mais justa.
...