Segundo a teoria das expectativas
Por: janetee • 14/11/2016 • Dissertação • 416 Palavras (2 Páginas) • 349 Visualizações
Comportamento das pessoas dentro das organizações
De acordo com Victor Vroom a teoria da expectativa é fundamentada em três componentes importantes, a saber: Expectativa, Valencia e Instrumentalidade, cada componente possuem pesos onde será avaliada a importância desta teoria em aspectos profissionais. A teoria da expectativa é a motivação de um trabalho através de recompensas, e trata do comportamento de profissionais em seu ambiente de trabalho motivados por recompensas.
Analisando a teoria da equidade, percebemos que se trata da comparação de recompensas sobre o ponto de vista profissional, ou seja, ao desempenhar um determinado trabalho, ao final deste, o individuo é contemplado com uma recompensa, seja esta um parabéns ou um bônus no salario ou até mesmo uma promoção. Observando sob a ótica da equidade é realizada uma comparação nesta compensação para verificar se é justa ou não. O responsável por esta analise é o individuo que esta recebendo esta recompensa, onde ele verifica se é justa ou não, para ser possível esta verificação é necessário existir outro individuo com as mesmas características profissionais e que atua no mesmo ambiente de trabalho.
Ao verificar que a recompensa é injusta, a teoria de iniquidade se faz presente, onde o individuo se sente lesado por não receber os devidos créditos pelo trabalho realizado, que pode ter tido melhor desempenhado, ou tenha gerado um maior esforço para realiza-lo. Isso afeta diretamente o seu senso de justiça impactando a sua motivação profissional e pessoal.
De acordo com um artigo publicado na respeitada revista Nature, a bióloga Sarah Brosnan, ao realizar uma pesquisa envolvendo macacos pregos, identificou através de um sistema de recompensas envolvendo pepinos, pedras e uvas, a teoria de que macacos pregos tem senso de justiça quando em algum momento foi dada uma uva para um dos primatas e não para os outros, foi quebrado o ciclo imposto, gerando um comportamento singular onde os que não receberam a uva se irritaram. Esse fato representa uma semelhança com a teoria da equidade e iniquidade onde enquanto todos primatas recebiam a mesma recompensa, não havia mudança no comportamento, pois eram distribuídos de forma justa a mesma recompensa, no momento em que este ciclo mudou e iniquidade tornou-se presente quando um dos primatas recebeu uma recompensa maior do que os outros. Se compararmos com as pessoas dentro das organizações elas iriam reagir da mesma forma.
Para que a produtividade do individuo não seja afetada, as recompensas nas organizações têm que ser de igual para igual. Dessa forma não ira afetar o desempenho do individuo no local de trabalho.
...