Segurança do trabalho em hospitais
Por: Rafael Rodrigues • 21/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.123 Palavras (5 Páginas) • 125 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO........................................................................................................ .3
2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4
2.1 HIGIENE DO TRABALHO E SEGURANÇA INDUSTRIAL....................................4
2.2 HIGIENE DO TRABALHO E BIOSSEGURANÇA..................................................5
2.3 GESTÃO E SANEAMENTO AMBIENTAL.............................................................6
3 CONCLUSÃO...........................................................................................................7
REFERÊNCIAS............................................................................................................8
INTRODUÇÃO
O ambiente hospitalar é um dos poucos onde encontramos todos os riscos existentes - físico, químico, biológico e ergonômico, sendo considerado assim um ambiente de trabalho insalubre.
A preocupação com os profissionais desta área surgiu na década de 70, quando pesquisadores da USP enfocaram na saúde ocupacional do profissional desta área, observado-se que em 1971 ocorreram 4.468 acidentes neste tipo de estabelecimento no Brasil.
É importante destacar que a conscientização, prevenção, reconhecimento dos riscos no ambiente de trabalho e treinamento contínuo são essenciais para a segurança dos profissionais da saúde e pacientes.
Dentro desse contexto estaremos nesse portfólio individual, aplicando os conteúdos estudados nas disciplinas do semestre com a integração e análise do texto “ SESMT conclui mapas de risco do hospital”.
2 DESENVOLVIMENTO
Segurança do trabalho é o conjunto de medidas empregadas para prevenir acidentes, e busca sempre a proteção dos trabalhadores, do meio ambiente e da comunidade. Estaremos no decorrer deste portfólio empregando uma integração das disciplinas do semestre com o texto em que foi abordado.
2.1 HIGIENE DO TRABALHO E SEGURANÇA INDUSTRIAL
O Mapa de Risco é a representação gráfica dos riscos de acidentes nos diversos locais de trabalho, inerentes ou não ao processo produtivo, devendo ser afixado em locais acessíveis e de fácil visualização no ambiente de trabalho, com a finalidade de informar e orientar todos os que ali atuam e outros que, eventualmente, transitem pelo local. No Mapa de Risco, os círculos de cores e tamanhos diferentes mostram os locais e os fatores que podem gerar situações de perigo em função da presença de agentes físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes. De acordo com a Portaria nº 25, o Mapa de Riscos deve ser elaborado pela CIPA, com a participação dos trabalhadores envolvidos no processo produtivo e com a orientação do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) do estabelecimento, quando houver. É considerada indispensável à colaboração das pessoas expostas ao risco.
O mapeamento possibilita o desenvolvimento de uma atitude mais cautelosa por parte dos trabalhadores diante dos perigos identificados e graficamente sinalizados. Desse modo, contribui com a eliminação e/ou controle dos riscos detectados. O Mapa de Risco é um modelo participativo dotado de soluções práticas que visam eliminação e/ou controle de riscos e a melhoria do ambiente e das condições de trabalho. A adoção desta medida favorece trabalhadores (com a proteção da vida, da saúde e da capacidade profissional) e empregadores (com a redução do absenteísmo, aumento da produtividade). Ganha também o País, com a redução de gastos do sistema previdenciário em virtude da aposentadoria precoce por invalidez, por exemplo.
2.2 HIGIENE DO TRABALHO E BIOSSEGURANÇA
No ambiente hospitalar podemos implantar medidas prevecionistas com o intuito de preservar a integridade física dos trabalhadores. Sendo assim podemos apontar o uso de Equipamentos De Proteção Individual (EPI) como uma dessas medidas. É importante destaca que uso dos EPI não se restringe
...