Seminario de Açao Estrategica
Por: Max Beethoven • 10/3/2016 • Trabalho acadêmico • 1.205 Palavras (5 Páginas) • 240 Visualizações
FACULDADE PEDRO II
Orleilson Santos Assunção
SEMINARIO
REMUNERAÇÃO ESTRATEGICA
BELO HORIZONTE
2016
INTRODUÇÃO
Por volta da década de 80 aconteceram grandes mudanças nas organizações, que proporcionou grandes impactos nos setores de serviço e de tecnologia. Devido a estes impactos as empresa começaram a ter preocupação com as suas tomadas de decisões e com as suas estratégias.
Esse cenário fez com que as empresas aperfeiçoassem seus recursos de forma a buscarem uma vantagem competitiva, adotando assim aspectos hierárquicos flexíveis e ascensão salarial de seus colaboradores através do seu desempenho, priorizando a meritocracia. Desta forma a atividade deixa de ser mecanicita e se torna mais intelectual surgindo dessa forma uma reestruturação na cultura organizacional.
As novas culturas adotadas por essas empresas são constituídas por processos que utiliza da criatividade e inovação, fazendo que os seus sistemas se tornem mais flexíveis, gerando o aprendizado continuo e a integração e desenvolvimento das equipes.
Através das novas culturas organizacionais surgiu o modelo de remuneração estratégica, sendo o um mix de varias ferramentas utilizadas na gestão de recursos humanos, como a remuneração funcional, salários indiretos, remuneração por habilidade, participação nos lucros, acionaria e muitas outras formas de remuneração.
Com essa estratégia busca remunerar de forma altamente competitiva e gerar valor para os colaboradores fazendo com que eles estejam se qualificando e executando as suas atividades de forma funcional, e proporcionando benefícios de acordo com os seus níveis de conhecimento.
A remuneração estratégica proporciona resultados operacionais e uma melhoria continua do negocio, gerada pelo comprometimento dos colaboradores e do seu desenvolvimento individual.
Modelos de Remuneração Estratégica
Participação acionária (Long Term Incentive Plan – Stock Option)
E a distribuição das ações da empresa para os colaboradores, tendo o objetivo de premiar o desempenho dos colaboradores essa estratégia de remuneração e aplicada nos níveis estratégicos da organização tais como diretores e gerentes.
Vantagens deste modelo: Através da participação acionaria busca-se aumentar o comprometimento dos colaboradores visando resultados em longo prazo que sustentem a organização. Esta estratégia, e utilizada com o objetivo de fazer com que os colaboradores se sintam parte ou ate mesmo sócios da organização.
Distribuição de ganhos ou plano de incentivo (Gain Sharing)
Esse sistema tem como finalidade estabelecer melhorias nos sistemas e processos de trabalho, proporciona mudanças, aumentar a produtividade e reduzir custos em determinados setores da organização. Esta estratégia de remuneração pode ser vista em setores de produção e processo de vendas e qualidade.
Vantagens deste modelo: E a premiação de funcionários e equipes que apresentam sugestões e ideias de melhoria, que poção ocasionar a diminuição de custos e o aumento da receita. A sua metodologia pode ser constituída de forma bem simples atendendo as necessidades da organização.
A forma de benefícios deste modelo de remuneração pode ser através de ganhos financeiros sendo estabelecido percentual de resultados obtidos, também ha premiação não monetária, como premiações de viagens utensílios pessoais e eletrodomésticos.
Distribuição de lucros
Esse modelo tem a finalidade de fazer a distribuição de lucros na parte inferior da pirâmide organizacional. Este modelo de remuneração envolve empregados, empresários e sindicatos que em conjunto buscam estabelecer porcentagens que determinam a remuneração dos colaboradores. A adoção deste modelo de remuneração é devido às forças da legislação e sindicatos.
Remuneração por Competências e Habilidades (Competency – Based Compensation)
E uma estratégia moderna que trás grandes benefícios para o gerenciamento de careiras.
Associa as competências individuais dos funcionários por meio do desempenho de suas funções.
E uma ferramenta de busca continua e aquisição de competências para o cargo.
E um sistema que proporciona a ascensão dos funcionários por meio do sel nível de habilidades.
O modelo de remuneração por competência é aplicado nos níveis gerencias, no qual exige funções de liderança, estratégia ou controle do negocio.
A importância da Remuneração Estratégica
Hoje em dia a remuneração estratégica se tornou um diferencial quando o assunto e gestão de pessoas, por muito tempo o único salário que o colaborador recebia era o do final do mês um valor fixo,mas com o passar do tempos a cultura organizacional de determinadas empresas foram mudando adentrando a uma nova e eficiente maneira remunerar seus colaboradores afim de deixa los mais bem motivados e eficientes,criaram-se metas a ser batidas ao qual lhes davam direito a um bônus no fim do mês, ou a participação dos lucros da empresa,dentro do Rh a criação de uma remuneração estratégica ajuda a agregar valor para a organização se tornando uma vantagem competitiva.
...