Seminario recursos humanos
Por: luiznatalino • 3/5/2015 • Seminário • 3.705 Palavras (15 Páginas) • 190 Visualizações
DISCIPLINA: SEMINÁRIOS
Atividades da aula 02
- Faça leitura de alguns autores sobre os tópicos abaixo listados e acrescente observações quanto:
- Postura corporal em apresentações orais
A comunicação oral é realizada em razão de diversos propósitos e depende de uma linguagem adequada e significativa que facilite a compreensão entre as pessoas. Para haver comunicação, não existe necessidade de emprego de palavras difíceis.
Entretanto, tratando-se de uma apresentação oral formal, é necessário um certo cuidado com a linguagem e expressar-se, com lógica e de maneira organizada, considerando características de contexto que envolvem aspectos relativos aos interlocutores e ao espaço destinado à apresentação.
Em se tratando de apresentação de trabalhos científicos, a platéia geralmente é composta por pessoas interessadas, de alguma forma, em ciência. Nesse caso, a linguagem utilizada durante a exposição de temas deve ser foco de preocupação, tendo em vista que, em eventos científicos, é requerido o uso do dialeto padrão e de expressões técnicas, sob pena de o conteúdo perder força, em razão do preconceito lingüístico.
- Uso da linguagem em apresentações
Alguns cuidados são fundamentais quando se faz uma apresentação de seminário, dentre esses cuidados é importante salientar:
Movimente-se: O profissional deve usar o espaço que ele tem disponível durante a apresentação; Na abertura, ele deve ficar mais próximo da plateia, durante o desenvolvimento da apresentação deve mudar de lugar e no fim também deve se movimentar; A movimentação deve ser harmônica e calma.
Erros comuns: Movimentos repetitivos, como, ficar chacoalhando a perna vão roubar a atenção do público e transmitir uma sensação de ansiedade para a plateia. Fuja de movimentações aleatórias. Ficar andando e falando.
Gesticule, mas com harmonia: Os gestos com as mãos podem ser aliados na hora de explicar tópicos da uma apresentação. A movimentação dos braços, no entanto, deve ser mantida entre a linha da cintura e do ombro.
Mantenha contato visual com a platéia: Direcione o olhar para o público de maneira equilibrada, tendo em vista o tamanho da platéia. Se o grupo é pequeno tente olhar em direção a todas as pessoas, escolhendo algumas como âncoras do seu olhar.
- Medo e nervosismo nas atividades de apresentação em público
Alguns cuidados são fundamentais para que o palestrante consiga fazer uma apresentação com tranqüilidade:
1. Domine o assunto sobre o qual irá falar. Procure saber mais do que irá expor. Imagine as perguntas que a platéia poderá fazer. Estude as respostas. Reduza toda possibilidade de risco de se perder, esquecer ou confundir assuntos.
2. Pratique, pratique e pratique o que vai falar. Organize uma sequência ideal para falar. Treine em casa e no local um pouco antes da apresentação.
- Tendo como base a área temática e o tema escolhido em aula 01, pesquise em obras que versem sobre o assunto, elabore o texto que servirá de base para a sua apresentação de acordo com a estrutura abaixo:
Área temática: RECURSOS HUMANOS
Tema: RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
Conceitos De Gestão Por Competências
Muitos autores definem Gestão Pessoas, dentre eles destacam-se os mais importantes como Carbone, et al., 2005, que elucida que na década de 70, ocorreu nas organizações um aumento de competitividade, gerando uma mudança de objetivo sobre a produtividade, alterando o uso do termo eficiência produtiva para a eficácia, dando abertura para um novo sentido a ser construído. Assim, houve uma mudança as organizações, alterando o foco que antes era somente na capacidade, e passando a enfatizar o desempenho, abrangendo não mais somente os comportamentos enlaçado pelo indivíduo, mas também suas realizações.
Gil (2001, p. 17) assinala a seguinte função: "função gerencial que visa à cooperação das pessoas que atuam nas organizações para o alcance dos objetivos tanto organizacionais quanto individuais".
Dutra (2008, p. 17) explica ainda que a gestão de pessoas "é caracterizada como um conjunto de políticas e práticas que permitem a conciliação de expectativas entre a organização e as pessoas para que ambas possam realizá-las ao longo do tempo".
Zarifian, 2001, sugere um tratamento diferenciado sobre competência, onde ressalta três características do sistema produtivo, para que ocorra uma compreensão melhor dos desafios enfrentados na gestão por competência, sendo eles:
1ª) É a noção de incidente, que representa a capacidade de convivência com fatos imprevistos, cuja ocorrência altera as rotinas produtivas. Os incidentes, cada vez mais frequentes devido à complexidade que marca a nossa época, fogem à capacidade de previsão e auto-regulação dos sistemas produtivos tradicionais. Fica comprometido, em decorrência, o entendimento de que as competências são passíveis de serem pré- determinadas por meio de estudos sobre necessidades dos cargos ou das organizações.
2ª) A comunicação. Os sistemas de comunicação corporativos proporcionam a ampliação do conhecimento sobre objetivos, valores e normas da organização. A maior frequência e a grande diversidade que têm caracterizado os processos de comunicação levam a novas necessidades de capacitação. A aquisição de competências relacionadas ao relacionamento interpessoal é a conseqüência mais imediata dessa situação.
3ª) A noção de que todos os trabalhos representam uma forma de prestação de serviço a alguém. Cada pessoa deve perceber que sua missão no trabalho não é apenas desempenhar as tarefas que lhe são atribuídas ou cumprir normas e rotinas estabelecidas. O que importa, de fato, é a capacidade que a pessoa possui para atender às necessidades de seus clientes internos e externos. Essa percepção reforça, portanto, a importância de que as competências a serem desenvolvidas não podem ser pré-determinadas com base simplesmente em definições de cargos e responsabilidades. (ZARIFIAN, 2001, p. 55-57)
...