Sistema de Gestão de Bancos de Dados
Por: Aline Neves • 5/6/2015 • Projeto de pesquisa • 643 Palavras (3 Páginas) • 194 Visualizações
Sistema de gestão de banco de dados
Um sistema de gestão de bancos (DBMS – database management system) é um software especifico usando para criar, armazenar, organizar e acessar dados a partir de um banco de dados. O Microsoft Access é um DBMS para computadores pessoais, enquanto o DB2, o Oracle e o Microsoft SQL Server são DBMSs para grandes mainframes e computadores de médio porte. O MySQL é um popular DBMS de código aberto, enquanto o Oracle Database Lite é um DBMS Para pequenos dispositivos digitais de mão. Todos esses produtos são DBMSs relacionais que suportam um banco de dados relacional.
O software de gestão de bancos de dados disponibiliza o banco físico para as diferentes visões lógicas solicitadas pelos usuários.
Operação de um DBMS relacional
Os Bancos de Dados Relacionais foram desenvolvidos para prover acesso facilitado aos dados, possibilitando que os usuários utilizassem uma grande variedade de abordagens no tratamento das informações. Pois, enquanto em um banco de dados hierárquico os usuários precisam definir as questões de negócios de maneira específica, iniciando pela sua raiz, nos Bancos de Dados Relacionais os usuários podem fazer perguntas relacionadas aos negócios por meio de vários pontos.
No DBMS, três operações básicas, são utilizadas para desenvolver conjuntos de dados uteis, select, project e join (selecionar, projetar e vincular). A operação select cria um subconjunto formado de todos os registros (linhas) da tabela que obedecem a critérios estabelecidos. A instrução select cria um subconjunto de linhas que atendem a determinado critério. A operação join combina as tabelas relacionais para fornecer ao usuário mais informações do que aquelas á disposição nas tabelas individuais. A operação project cria um subconjunto composto de colunas de uma tabela que permite ao usuário criar novas tabelas contendo apenas informações requisitadas.
Recursos dos sistemas de gestão de banco de dados
Um DBMS possui recursos e ferramentas para organizar, administrar e acessar os dados do banco de dados. Os mais importantes são o recurso de definição de dados, o dicionário de dados e a linguagens de manipulação de dados.
Um dicionário de dados é um grupo de tabelas, habilitadas apenas para leitura ou consulta, ou seja, é uma base de dados, propriamente dita. Tais informações sobre o banco de dados costumam ser documentadas no dicionário de dados, um arquivo manual ou automatizado, que armazena as definições dos elementos de dado e suas características. O Microsoft Access oferece um recurso rudimentar de dicionário de dados pré-instalado, que apresenta informações quando o nome, descrição, tamanho, tipo e formato de cada campo em uma tabela. Em bancos de dados de grandes corporações, os dicionários de dados podem contemplar outras informações, como uso; proprietário, autorização, segurança, e os indivíduos, as funções empresariais, os programas e os relatórios que usam cada elemento de dado.
Consultas e relatórios
Os DBMSs trazem ferramentas para acesso e manipulação de informações em bancos de dados. A maioria dos DBMSs possui uma linguagem especializada, a linguagem de manipulação de dados, usada para acrescentar, alterar, apagar e recuperar os dados do banco de dados. Essa linguagem contém comando que permitem aos usuários finais e especialistas e desenvolver aplicações. A linguagem de manipulação de dados mais usada atualmente é a linguagem estruturada de consulta ou SLQ (Struetured Query Language).
...