Sistems de informações gerenciais
Por: Fabiano Barboza • 27/9/2015 • Trabalho acadêmico • 599 Palavras (3 Páginas) • 287 Visualizações
Sistemas de Informação gerenciais
Um processo de negócios é uma rede atividades funções, recursos, repositórios e fluxos de dados que interagem para executar uma função de negócios.
Componentes de um processo de negócios:
-Atividades: são grupos de tarefas correlatas que recebem dados/informações e processam esses fatores para produzir resultados .
- Decisão: é uma pequena questão que pode ser respondida com ‘’sim’’ ou ‘’não’’. As decisões geram pontos de ramificação dentro de um fluxo de um processo de negócios.
- Funções: são conjunto de procedimentos.
-Recursos: são as pessoas, as instalações ou programas de computador designados para o desempenho das funções. Uma das maneiras de melhorar o desempenho de um processo de negócios é alocando recursos para funções.
- Um repositório: é um conjunto de registros de atividades da empresa. Um repositório pode ser uma caixa de papelão, um bloco de anotações, uma lista, uma planilha de Excel, um banco de dados ou até mesmo um conjunto desses bancos. Os repositórios contém a memória coletiva da empresa.
Os sistemas de informação prestam suporte aos processos de negócios implementando atividades, servindo como um repositório de dados e controlando o fluxo de dados. Os componentes localizados nas extremidades, hardware e pessoas, são atores porque têm capacidade de ação. O software e os procedimentos, por sua vez, são conjuntos de instruções. O software fornece instruções para o hardware e os procedimentos fornecem instruções para as pessoas. Por fim, os dados representam a ponte entre o lado do computador, e o lado humano.
Informação
Informação é o conhecimento derivado de dados, enquanto dados é definido como fatos ou números registrados.
Informação pode ser definida como:
- Precisa: é a informação baseada em dados corretos e completos e que foi processada corretamente conforme esperado, os gerentes têm de poder confiar nos resultados de seus sistemas de informação. A função SI pode ficar mal vista na empresa quando um sistema é conhecido por produzir informações imprecisas.
- Oportuna: é informação produzida no momento certo para finalidade a que se destina . Um relatório mensal que chega com seis semanas de atraso provavelmente não tem nenhuma utilidade. As informações chegam muito depois de já terem sido tomadas as decisões que necessitavam delas.
- Relevante: é informação relacionada diretamente ao contexto e ao assunto a que se refere.
- Apenas o suficiente: é informação suficiente para a finalidade para a qual ela foi gerada e nada mais.
- Vale o seu custo: o desenvolvimento de um sistema de informação envolve custos, custos de operação e manutenção desse sistema e custos de tempo e salário para você ler e processar as informações produzidas pelo sistema. Para que a informação valha o seu custo, deve haver uma relação entre o custo da informação e o seu valor.
Informações de processos não estruturados
Nem todo processo é formalmente estruturado, por exemplo, o processo que um determinado universitário usou para escolher a sua universidade. O universitário reuniu dados sobre as alternativas existentes e gerou informações para a sua decisão, ele criou diferenças entre aquelas alternativas que faziam uma diferença para você. Depois, empregou algum processo para tomar a sua decisão utilizando essas informações. O processo foi um fluido que não seguiu nenhuma estrutura. O universitário esta matriculado onde está hoje devido a essas informações, devido ás diferenças que você criou a esse processo.
...