Sociedade, inclusão social e digital
Projeto de pesquisa: Sociedade, inclusão social e digital. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: erivas • 21/11/2014 • Projeto de pesquisa • 477 Palavras (2 Páginas) • 348 Visualizações
Sociedade, Inclusão Social e Digital: Uma proposta que se completa construindo significados novos para a diversidade.
ERIVALDO BRITO DE ALMEIDA
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado junto à Universidade Metropolitana de Santos, como requisito parcial para a conclusão da disciplina Projeto Integrado.
Orientador: Prof. Me Paulo Bornsen
MONTALVÂNIA-MG
2014
ÁREA TEMÁTICA:
Ambientes e Inclusão Social e Digital
TÍTULO
Sociedade, Inclusão Social e Digital: Uma proposta que se completa construindo significados novos para a diversidade.
AUTOR
ERIVALDO BRITO DE ALMEIDA
UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS - UMINES
erivaldobrit@gmail.com
INTRODUÇÃO
A sociedade da qual fazemos parte, tem um papel fundamental na escolha dos objetivos que norteia a educação. Um deles é o desenvolvimento da consciência da cidadania. A atenção hoje destinada a inclusão digital e ao idoso foi definida a partir de modificações econômicas, políticas na estrutura social, permeadas por interesses de grupos sociais.
Considerando as inclusões como apropriação dos direitos garantidos por lei, estatutos e a conscientização da sociedade e as alterações decorrentes da evolução do homem e seus meios de comunicar e sobreviver, alteram o desenho das sociedades dos costumes, tradições e regras através do tempo. A modernização aliada à tecnologia trouxe modificações em várias esfera da vida. As estruturas sociais se alterarem, os costumes, os valores, regras através do tempo.
Todas essas mudanças são o reflexo de processos sociais e históricos mais amplos e nele estão inseridos atores importantes como os idosos que muitas vezes atravessam o tempo, captando perspectivas de ontem e de hoje com suas experiências e conhecimentos.
Segundo Bessa & Silva (2008), a longevidade é uma realidade, porém traz consigo a necessidade de adaptação pelas perdas que vão ocorrendo ao longo da vida. Viver mais significa enfrentar grandes desafios como a morte de entes queridos, as doenças provocadas pela idade e as mudanças que a vida moderna provoca, tanto as emocionais quanto as físicas. E ainda podem enfrentar um desafio maior que é o distanciamento da família, principalmente quando estes idosos vão para casas de apoio e asilos.
Por isso, o idoso se vê compelido e reconstituir seus vínculos, a buscar novas formas de viver seu cotidiano, sem contar mais com as redes de apoio “família”. Após uma longa trajetória de vida, convivendo com aqueles com quem mantinha laços de amizade e consangüinidade, o idoso se vê obrigado a conviver com o desconhecido, deixando para trás seu estilo
...