Família e sociedade; Serviço Social Contemporâneo
Por: 197938lu • 19/4/2017 • Trabalho acadêmico • 1.692 Palavras (7 Páginas) • 660 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Polo 3–UNIDERP
SERVIÇO SOCIAL
Desafio profissional: Família e sociedade; Serviço Social Contemporâneo; Tecnologia da Informação e da Comunicação; leitura e produção de texto; Desenvolvimento Pessoal e profissional.
Graduandos:
Alessandra Maria M. de S. Rodrigues RA: 3096309859
Normeida Aparecida de Sousa RA: 1299135391
Neusa Maria Alves RA: 3104321197
Andreia de Castro RA: 3118301874
Tutora a Distância: Luciana Mazzarotto
Campinas, 28 de maio
2016
Autores:
Alessandra Maria Martins de Souza Rodrigues RA: 3096309859
Normeida Aparecida de Sousa RA: 1299135391
Neusa Maria Alves RA: 3104321197
Andreia de Castro RA: 3118301874
Desafio Profissional
Trabalho referente ao 1º semestre do curso de serviço social da universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito para avaliação das disciplinas:
Família e sociedade; Serviço social contemporâneo; Tecnologia da informação e da comunicação; Leitura e interpretação de texto; Desenvolvimento pessoal e profissional.
Campinas
2016
Sumário
1. Introdução _______________________1
2. Justificativa ______________________2
3. Objetivos específicos_______________3
4. Objetivo Geral_____________________4
Referências _______________________5
1.Introdução
Este projeto tem por finalidade apontar as mudanças na família e na sociedade a partir do momento da introdução da tecnologia da informação e da comunicação (TIC). Porque a cada momento histórico a família teve a sua configuração e sua função, como respostas aos interesses e ideologias da época, com o propósito de dar base à sociedade.A partir da desmistificação do conceito de família compreendemos a família e os processos de exclusão social, entendemos assim a exclusão que esta sofre na sociedade e a exclusão social intrafamiliar. Os laços familiares que foram construídos socialmente também criaram funções sociais, no entanto a família pode ou não se mostrar capaz de cumprir sua função social, devido à exclusão social quem deveria prover cuidados também necessita destes. Quando a família não consegue cumprir sua função social aparecem as demandas para o Serviço Social. Problematizamos, apontamos as demandas do Serviço Social advindas das famílias propondo uma intervenção do profissional de Serviço Social.
Por isso será desenvolvido um Sistema de Informação, que tem por função possibilitar o registro, o armazenamento a recuperação e o acesso as informações coletadas pelos Assistentes Sociais nos atendimentos realizados no Programa de Atendimento aos Cidadãos em Conflito, submetidos à Prestação de Serviço à Comunidade, e no Plantão Social, os (CRAS) Centros de referência da assistência social, os (PAIF) serviços de proteção e atendimento integral à família,os (CREAS) Centros de referências especializados em assistência social, colaborando assim na apresentação de informação útil em tempo real, de forma a potencializar os processos que envolvem o planejamento, a avaliação e a decisão relacionados a tais atividades, e assim propiciando a gestão da informação onde todo cidadão terá acesso ao total de pessoas e notificações atendidas e ao tipo de atendimento que foi gerado a este usuário em cada estado.
2.Justificativa
Será apresentado o benefício que a tecnologia da informação e comunicação (TIC) traz para as organizações é a sua capacidade de melhorar a qualidade e a disponibilidade de informações, gerando melhoria na sua redistribuição e alcance por uma massa muito maior de consumidores dessa informação, onde essas novas tecnologias irão favorecer a tendência para as instituições diminuírem as fronteiras cada vez menos demarcadas em relação ao seu meio ambiente e a trabalharem cada vez mais "em rede" com outras instituições, e fazem seus colaboradores também trabalharem cada vez mais "em rede", no ambiente interno de uma organização ou no mundo inteiro para obtenção de ganhos em eficiência e efetividade, onde a popularização do uso do computador e da internet potencializaram uso da (TIC)para ter acesso ao portal de informações.
Este projeto irá proporcionar um contanto com aparato teórico emetodológico necessário ao desvelamento das questões sociais, assim como promover areflexão a respeito da interferência do assistente social na sociedade.O grupo compreende que é de fundamental importância para atuação profissional noServiço Social as etapas propostas neste projeto, pois contribuíram para o planejamento eelaboração desse projeto, com boas práticas de pesquisa compreendendo e diferenciando o conhecimento do senso comum do conhecimento tecnológico. Além é claro de capacitar para a formulação de políticas, programas, planos e projetos na área social, verificando as demandas presentes e buscando caminhos para o enfrentamento da questão social.
3.Objetivos Específicos
O projeto tem como objetivo abordar a utilização das tecnologias de informação aplicadas aos processos de trabalho dos Assistentes Sociais, bem como de outros profissionais atuantes na esfera da Seguridade Social.O objetivo e demonstrar um sistema de informação que seja capaz de receber dados relacionados a toda população atendida pela secretaria Municipal de assistência Social de um referido estado para que todos tenham acesso.
O que motivou a implantação deste portal aos usuários do Serviço Social, além de solicitar, traziam uma série de informações durante os atendimentos realizados pelos Assistentes Sociais, as quais necessitavam ser armazenadas de maneira segura e eficiente, de forma a possibilitar sua recuperação imediata no momento de retorno dos usuários. Em decorrência dessas observações, alguns questionamentos foram surgindo, como possibilitar o armazenamento das informações coletadas durante os atendimentos realizados pelos Assistentes Sociais no Plantão Social e no Programa de Atendimento aos Cidadãos em Conflito com a Lei, submetidos à Prestação de Serviço à Comunidade, tendo em vista a necessidade de recuperar prontamente as mesmas no momento do retorno do usuário à instituição. Como transformar tais informações em recurso para o Assistente Social, principalmente, no que se refere ao planejamento, execução e avaliação de Programas e Projetos, na identificação de novas demandas, bem como na formulação de políticas sociais.
...