Stakeholders
Por: Rodrigo Lagreca Ŧorster • 22/3/2016 • Ensaio • 361 Palavras (2 Páginas) • 154 Visualizações
Primeiramente pode-se destacar que, stakeholders podem ser considerados como elementos essenciais no planejamento estratégico de negócios.
Deste modo, após a realização de uma análise mais profunda, verifica-se que o envolvimento das pessoas no processo pode ser de caráter temporário ou duradouro, ou seja, teria um caráter temporário um projeto, e um caráter duradouro ao se levar em conta o negócio ou a missão de uma organização.
Portanto, uma organização que pretende ter uma existência sustentável e duradoura, atender simultaneamente as necessidades de todas as suas partes interessadas. Ao se falar sobre sustentabilidade coorporativa, não se pode levar em consideração apenas a empresa, apesar de ser o personagem principal, há também que se considerar as opiniões e demandas do público interno, das esferas governamentais, dos consumidores, fornecedores, entre outros. Assim sendo, os stakeholders são um grupo cada vez mais ativo e possuem poderes que podem tanto auxiliar o desenvolvimento e manutenção de uma empresa, quanto devastar uma organização, por esse motivo, o gerenciamento de stakeholders é fundamental para uma empresa que se diz sustentável.
O passo inicial para o sucesso de uma empresa é a identificação do seu público alvo, seu grupo de relacionamento. A seguir, precisa quase que imediatamente, identificar quais os stakeholders impactam mais sobre seu negócio. Essa relação é tão importante, tendo em vista que possuem interesse legítimo no funcionamento da empresa por diversos motivos. Por exemplo, um sindicato sempre buscar as condições mais benéficas para os funcionários; uma organização antitabagista quer leis mais restritivas para a indústria de fumo; entre outras. Ademais, no atual momento tecnológico e com a velocidade dos meios de comunicação ao difundir as informações, as empresas não têm mais o seu dia-a-dia vigiado apenas por instituições de monitoramento, mas também por pessoas comuns e que são capazes de fazer um grande estrago.
A análise do provável comportamento de um stakeholder, o possível impacto que ele possa causar, o quanto ele pode ter o comportamento influenciado, são questões que devem ser analisadas. Deste modo o professor Paul Campbell Dinsmore, criou a seguinte classificação:
a = stakeholders que podem ser fortemente influenciados;
b = stakeholders que podem ser influenciados moderadamente;
c = stakeholders que podem sofrer pouca influência.
...