Sua empresa é uma orquestra?
Por: Lucijapa • 10/4/2017 • Trabalho acadêmico • 379 Palavras (2 Páginas) • 304 Visualizações
Sua empresa é uma orquestra?
A empresa e a orquestra apresentam pontos em comum, que envolvem liderança, organização e trabalho em equipe.
O maestro, que corresponde ao CEO da empresa, apesar de sua imagem autoritária, busca minimizar e limitar os erros. Como Carlos Osmar Barreto enfatizou, não existem orquestras nem empresas perfeitas, isso porque são obras do ser humano, que também é sujeito a falhas.
O maestro é músico, mas não toca, ele transmite as sensações para a orquestra. Cabe ao spalla, que corresponde ao vice-presidente da empresa, traduzi-las para a equipe.
Na orquestra cada músico é um especialista de alto nível, mas somente quando todos direcionam suas especialidades ao objetivo comum é que a música flui.
Saber tocar um instrumento e ler partituras não é garantia que o nível da orquestra será bom, por isso os músicos são selecionados criteriosamente por meritocracia. O mesmo deveria acontecer nas organizações, pois vemos dentro delas, nos vários departamentos, pessoas que dizem dominar sobre vários assuntos, mas na verdade não sabem.
A orquestra ajuda a entender que a especialidade individual não é suficiente, é preciso articulação de todos os envolvidos no conjunto, assim como inteligência coletiva e organização são fatores essenciais para o bom andamento da empresa.
Somente quando músicos e maestros entram em profunda sintonia, a execução da música atinge o ápice e aplausos fervorosos são ouvidos da plateia. Na empresa, tendo essa sintonia em todos os departamentos, resulta em bons resultados internos e externos, com a satisfação de funcionários e clientes.
...