TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Superior Gestão de Recursos Humanos

Por:   •  11/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.685 Palavras (11 Páginas)  •  56 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

  1. UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA RELATÓRIO PIM I

  1. SÃO PAULO/2022

Nº.

NOME

RA

01

Patrick

02

Ketlen

03

Natasha

04

Jessica

05

Giovanna

06

UNIP INTERATIVA

Curso Superior Gestão de Recursos Humanos

  1. INTRODUÇÃO

O curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos apresenta o Projeto Integrado Multidisciplinar, que tem como objetivo, usar o conhecimento adquirido conforme estudo das disciplinas: Fundamentos da Administração, Comunicação Empresarial e Técnicas de Informática. Iremos aplicar os conceitos conforme aqui solicitados sobre a empresa Natura Cosméticos.

No ano de 1969, Luiz Seabra funda a Indústria e Comércio Berjeaut. Meses depois, a empresa começa a se chamar Natura.

A multinacional brasileira de cosméticos, com seu negócio voltado à construção do Bem Estar, fez sua marca, e tem mais de 100 milhões de consumidores por seus diversos canais, sendo seu principal, a venda direta.

Será apresentado conforme as análises de administração da empresa Natura, suas iniciativas, metas e objetivos, seguido de como é sua estrutura organizacional, as formas de relações internas e externas e seus meios de comunicação e uso de tecnologias para o seu planejamento e estruturação.

  1. 1        FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

Administrar é um papel fundamental para um bom funcionamento de uma empresa. Com isso, apresentam- se desafios que se tornam complexos e o papel do administrador é fundamental para seguir os seus objetivos e obtenção de melhorias na organização.

A administração pode ser apresentada como uma ciência com o corpo científico e princípios bem definidos e, de acordo com Chiavenato (2021) “a administração é um processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso dos recursos organizacionais para alcançar determinados objetivos de maneira eficiente e eficaz”

  1. A empresa Natura

Figura 1. Logotipo da empresa Natura Cosméticos

[pic 2]

Fonte: www.natura.com.br

Razão social: NATURA COSMÉTICOS S/A

Nome Fantasia: NATURA

CNPJ: 71.673.990/0001-77

Atividade principal: Fábrica e distribuidora de produtos cosméticos Classificação setorial: Produtos químicos (produtos de uso pessoal) Endereço: Rua Alexandre Colares,1188.

Cidade: São Paulo

Estado: São Paulo.

A Natura é uma empresa brasileira de cosméticos líder no mercado nos segmentos de maquiagem e perfumaria direcionada a classe média e média baixa.

Em 1970, a Natura abre sua primeira loja na Oscar Freire, com Luiz Seabra atendendo pessoalmente os clientes. Em 1974, a forma de negócio por venda direta

é adotada oficialmente pela empresa que aposta na força das relações com os clientes, e sua loja na Oscar Freire é fechada.

A Natura atua a mais de 50 anos no mercado de perfumaria e cosméticos tendo como pioneirismo, a oferta de produtos em refil, os quais têm suas embalagens feitas com 100% de plástico reciclável, reduzindo o descarte de lixo e gerando sustentabilidade. Em 2018 é criado o grupo Natura & Co, unindo Natura, Aesop e The Beauty Box e, com a aquisição da Avon em 2020, hoje se classifica como sendo o quarto maior grupo do segmento de beleza do mundo.

  1. Identidade e Gestão Organizacional da empresa

Missão: Nossa razão de ser é criar e comercializar produtos e serviços que promovam o Bem- Estar/Estar-Bem.

Visão: Ser identificada como a comunidade das pessoas que se comprometem com a construção de um mundo melhor, através da melhor relação consigo mesmas, com o outro, com a natureza da qual fazem parte e com o todo.

Valores: A busca permanente do aperfeiçoamento é o que promove o desenvolvimento dos indivíduos, das organizações e da sociedade.

A Natura Cosméticos, possui um modelo de gestão que começou a ser implementado, baseando-se em três pilares: processos, cultura e liderança. Com isso, gerou um desconforto inicial, perante as mudanças na gestão, mas logo foi percebido melhorias, com a reação da área administrativa, onde foi a mais afetada nessa reorganização. O objetivo principal da mudança foi tornar a empresa mais leve, ágil e eficiente em tomada de decisões, perante ao mercado e mais próximos também de seu público, os seus consumidores.

É impossível renovar uma empresa sem revitalizar as pessoas. Essa área dá suporte a todas as demais áreas da organização, funcionando, executando e aconselhando nos problemas relacionados ao quadro de pessoal (KWASNICKA, 2003).

A gestão de processos é uma evolução que buscou fazer com que a empresa se tornasse mais ágil, com menos níveis hierárquicos e bem próximos de seus consumidores e de suas consultoras. No decorrer de 2008, começaram a implementar o modelo de organização em gestão de processos a serviço de unidades de negócio e regionais, com isso descentraliza a decisão e execução de processos. A unidade responsável pelo desenvolvimento de produtos e gestão de

resultados e marcas é a unidade de negócios, que interage com as unidades regionais, onde respondem pelo relacionamento das consultoras, resultados locais e área comercial. Com essa interação, essas ações sobem as atividades da Natura.

Na cultura organizacional, ao iniciar um processo estruturado, fortalece a cultura da empresa, reforçando seus valores, onde reside o principal diferencial da organização. Um fator essencial para evolução é o desenvolvimento de liderança e um modelo de gestão que condiz com o espírito da Natura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (155.9 Kb)   docx (369.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com