Sócios Solidária e Ilimitada
Por: Fernanda Lima • 18/11/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 329 Palavras (2 Páginas) • 208 Visualizações
Todos os sócios respondem solidária e ilimitadamente com seus bens particulares por débitos contraídos em nome da sociedade. A sociedade responde em primeiro plano pelas obrigações assumidas em seu nome, esgotado o patrimônio da sociedade, pelo que faltam, responderão os sócios
A sociedade em nome coletivo é ilimitada porque ultrapassa os limites do patrimônio social,ou seja,todos os sócios respondem solidariamente e ilimitadamente com seus bens particulares .
Nesse caso vemos que o patrimônio da empresa não é o suficiente, mesmo se fosse utilizado o patrimônio da sociedade,então os sócios responderão com seus bens particulares afim de satisfazer os credores .
Assim como prevista na jurisprudência a definição fica bem clara diante desse problema e é essa:
“Os sócios das sociedades em nome coletivo, além de responderem perante a sociedade pela sua obrigação de entrada, respondem ainda perante os credores da sociedade pelas obrigações desta. A responsabilidade por estas dividas é subsidiaria em relação à sociedade – o que significa que os credores sociais só podem exigir o cumprimento aos sócios depois de esgotado o património da sociedade - , mas é solidária entre os sócios – o que se traduz na possibilidade de os credores da sociedade exigirem de qualquer dos sócios a totalidade da dívida (art. 175, nº 1 CSC). Deve notar-se que a responsabilidade cominada pelo art. 175, nº1, não impende apenas sobre os sócios da sociedade, mas também, ainda que a titulo excepcional, sobre quem, não sendo embora sócio, inclua o seu nome ou firma na firma social (art. 177, nº2).” Justiça Brasil.
- Sociedade Limitada: Os sócios têm responsabilidade por sua cota,a indenização atinge o capital da empresa.
- Comandita por ações: comanditários (o capital é dividido em ações) comanditados (atinge o patrimônio da empresa).
- Comandita simples: Comanditários(respondem apenas por suas cotas), Comanditados ( atinge o patrimônio dos sócios).
- Anônima: cada sócio é responsável por suas ações ( indenização no capital integral da empresa).
- Em nome coletivo:Os sócios respondem de forma ilimitada e solidária.(Atinge o patrimônio dos sócios)
...