TCC RECURSOS HUMANOS
Por: KARINA ALDIGUIERI • 18/10/2018 • Trabalho acadêmico • 1.018 Palavras (5 Páginas) • 352 Visualizações
CINGLIDY RODRIGUES EPIFÂNIO
MARIANA BARROS MARTINHÃO
ROBSON TARTAGLIA GUSSE
A IMPORTÂNCIA DA PROFISSIONALIZAÇÃO DOS CURSOS TÉCNICOS
CINGLIDY RODRIGUES EPIFÂNIO
MARIANA BARROS MARTINHÃO
ROBSON TARTAGLIA GUSSE
A IMPORTÂNCIA DA PROFISSIONALIZAÇÃO DOS CURSOS TÉCNICO
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso técnico de Recursos Humanos do 1º ano A da Escola Estadual Bernardino Gomes da Luz, como requisito parcial a nota do segundo bimestre. Profª. Carmen Cristina da Rocha Persch.
INTRODUÇÃO
O trabalho a seguir apresenta a importância da profissionalização dos cursos técnicos, para que serve um curso técnico, o que ele possibilita e suas vantagens e desvantagens. Eles podem ser exercidos por qualquer individuo desde que tenha capacidade e disponibilidade de realizar demandas e alcançar objetivos propósitos para as organizações, sem atrapalhar a sua vida social e pessoal dentro da corporação.
JUSTIFICATIVA
A escolha do tema da importância da profissionalização dos cursos técnicos se deve ao fato que o crescimento dos cursos profissionalizantes qualificam os alunos para lidar com uma sociedade subdesenvolvida tecnologicamente que hoje em dia o nosso país necessita. Esse trabalho poderá contribuir para uma visão, mais abrangente do que ocorre no mercado de trabalho.
O QUE SÃO CURSOS TÉCNICOS?
São uma modalidade de ensino voltada para o mercado de trabalho, com o objetivo de conseguir uma qualificação rápida de mão de obra no mercado. Muitas empresas estão engajadas e procurando por profissionais que possuem qualificações específicas, e por isso também valorizam os currículos que possuem.
No século XIX, o reformador Passos Manoel já reconhecia que não pode haver ilustração geral e proveitosa sem que as grandes massas de cidadãos (...) possuam os elementos científicos e técnicos indispensáveis aos usos da vida do estado atual das sociedades. ”
—Passos Manoel, Preâmbulo do Decreto de Criação dos Liceus Nacionais de 17 de novembro de 1836.
A IMPORTÂNCIA DOS CURSOS TÉCNICOS
A importância se deve ao fato de que o crescimento dos Cursos Técnicos é um fator favorável para a educação e bastante estimulante como forte preparação para o mercado de trabalho, ela já é vista pelos estudiosos da educação como ponte para o Ensino Superior.
“Hoje, pesquisas mostram que 80% dos alunos com formação técnica tem conseguido boas colocações e melhor reconhecimento nas empresas”, afirma Carlos Augusto de Maio, diretor da Escola Técnica Estadual de São Paulo.
Optar por fazer cursos técnicos tem pontos positivos e negativos. Os pontos positivos são:
- Rapidez: Os cursos técnicos possibilita a entrada mais rápida no mercado de trabalho, tendo menor duração que os cursos tradicionais de graduação.
- Economia: O custo de um curso técnico é muito menor se comparado a uma faculdade particular, e ajudam a preparar o individuo para o mercado de trabalho diante do mundo dos negócios.
- Pode ser o primeiro passo para a faculdade: na dúvida entre que faculdade cursar, pode-se fazer um curso técnico e garantir um emprego, enquanto decide se vai e que curso fazer.
- Experiência de trabalho: Os alunos desde cedo tem contato com a realidade do mercado de trabalho, suas exigências e demandas.
- Capacitação continuada: com um curso técnico no currículo, suas chances de conseguir um bom emprego são maiores. Após isso, pode optar por continuar estudando a se aperfeiçoando na área escolhida, seja em um curso pós-técnico de aperfeiçoamento ou de especialização técnica.
Os pontos negativos são:
- O técnico profissional não é tão reconhecido e bem pago quanto um profissional graduado.
- Ele não pode ter inúmeras possibilidades de atuação profissional, o que indica também uma remuneração menor ao profissional que possui ensino superior.
As áreas que são mais bem remuneradas e com vagas no Brasil são:
Setor Industrial – Açúcar e Álcool
- Técnico em Açúcar e Álcool : Trabalha em laboratórios de pesquisas, usinas de açúcar e álcool e destilarias de álcool.
- Técnico em Logística: Aprende a administração e armazenamento de materiais, otimizar espaços, transporte, tempo e custos.
Setor de Construção Civil – Edificações
- Técnico em Edificações : Habilita o profissional a projetar, executar e acompanhar obras. Com a realização da Olimpíadas, Copas e Programa de Crescimento está área está em ascensão no Brasil.
Setor de Saúde – Enfermagem
- Técnico em Enfermagem: O profissional é habilitado para cuidar de pacientes, auxiliar os médicos na prevenção de doenças e nas ações de promoção de saúde.
Setor Administrativo
- Técnico em Administração: É uma profissão genérica, um curso que dará diversas oportunidades em todas as áreas de uma empresa.
- Secretariado: Área em que é possível trabalhar em diversas empresas. O profissional aprenderá sobre rotinas administrativas, gestão de relacionamento e gestão organizacional
.
Segurança do Trabalho
- Técnico em Segurança do Trabalho: Visa auxiliar a empresa a se organizar, aumentando a qualidade, produtividade e no melhoramento das relações humanas dentro da empresa.
CONCLUSÃO
Concluímos então que os cursos técnicos são importantes para o mercado de trabalho, pois tem o objetivo de qualificar pessoas, a fim de obter resultados coerentes para as instituições de trabalho. O crescimento dos cursos técnicos é bastante estimulado pela sociedade, e é visto pelos estudiosos como ponte para o ensino superior. Uma de suas principais vantagens é a facilidade de conseguir uma melhor colocação dentro da empresa. Portanto sua desvantagem é que o técnico profissional não é bem remunerado quanto profissional graduado.
...