TEMA: Métodos Quantitativos em Gestão de Operações
Por: thiagoindalecio • 23/3/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 410 Palavras (2 Páginas) • 497 Visualizações
Thiago Indalécio Santos – 11062011
Projeto Dirigido – Turma C1 – 2016.1
Docente : Profa. Dra. Julia Bertino Moreira – ATIVIDADE A2
TEMA: Métodos Quantitativos em Gestão de Operações
Subtema: Modelos Probabilistícos para Flutuções Cambiais
Problema de Pesquisa
No ambiente de globalização onde a actividade empresarial é actualmente exercida, são raras as relações comerciais exclusivas entre organizações do mesmo país, visto que os mercados internacionais são cada vez mais uma referência para a procura de novas oportunidades e parceiros de negócio. Nesse sentido, as relações comerciais a nível internacional são bastante diversificadas, contemplando a simples compra e venda de produtos ou serviços, a compra ou criação de filiais comerciais e produtivas, ou, inclusivamente, as operações financeiras que envolvem fluxos de capital relativos a empréstimos e aplicações.
Por isso, nos dias de hoje o risco está mais presente em qualquer tipo de actividade, sendo muito importante a sua gestão. Por um lado, a internacionalização das empresas para as inúmeras economias emergentes expõe os negócios a riscos inerentes aos países e mercados de destino e à maior complexidade logística das operações; por outro, a constante instabilidade cambial provoca alterações não só no valor das divisas, mas também, nas próprias taxas de juro dos diferentes mercados monetários, incrementando a incerteza relativamente ao valor das receitas e das obrigações com terceiros. Considerando a existência de várias técnicas de cobertura do risco, os responsáveis das organizações devem ser capazes de optar pela sua utilização de forma a maximizarem os lucros e garantirem o seu desenvolvimento sustentado.
Hipótese de trabalho
Serão expostas teorias de gestão de operações e modelos quantitativos, com um estudo de caso de uma empresa multinacional com relatórios e modelos quantitativos probabilisticos utilizando ferramenta atrelada ao software Excel @Risk para demostrar cenários para a melhor tomada de decisão
Thiago Indalécio Santos – 11062011
Projeto Dirigido – Turma C1 – 2016.1
Docente : Profa. Dra. Julia Bertino Moreira – ATIVIDADE A3
TEMA: Métodos Quantitativos em Gestão de Operações
Subtema: Modelos Probabilistícos para Flutuções Cambiais
Objetivo
Utilizar modelos Quantitativos através da ferramenta @Risk e conceitos teóricos e probabilísticos com diversos resultados e demonstrações para como as companhias devem realizar sua gestão de operações minimizando assim suas perdas financeiras através da melhor escolha das melhores opções diante dos cenários apresentados pora cada empresa
Justificativa:
Uma vez que a globalização dos negócios é um factor cada vez mais importante, este trabalho reflete a importância da gestão do risco nos mercados internacionais, identificando-os, bem como suas as técnicas de cobertura. Procurou-se fazer uma ligação entre as técnicas de cobertura do risco envolvendo as técnicas.
...