TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Seminário: TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Fazenda7 • 20/5/2014 • Seminário • 5.693 Palavras (23 Páginas) • 236 Visualizações
ATPS – TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
BELO HORIZONTE
OUTUBRO/2013
ATPS – TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
O trabalho a seguir define e apresenta as principais
características da Teoria Geral da Administração,
tais como qual o seu conceito, qual o
processo a serseguido e as
variáveis básicas que
devem conter
na mesma.
Orientado pelo Prof. Ricardo
BELO HORIZONTE
OUTUBRO / 2013
INTRODUÇÃO
O trabalh a seguir representa a pratica-teórica para retirar a padaria Q Pão da situação em que se encontra hoje. Adaptando os conceitos dos construtores da administração que hoje se conhece, esta edificado o desfecho do mesmo.
Foram relacionadas e envolvidas algumas teorias para a manutenção e edificação da empresa, considerando filosofias que vem sendo utilizadas desde os primórdios dessa ciência, ate os tempos modernos com as revoluções que nele vieram.
Etapa 1 passo 2
"A contabilidade e o instrumento que fornece o Maximo de informações uteis para a tomada se decisão dentro e fora da empresa, Ela e muito antiga e sempre existiu para auxiliar as pessoas a tomarem decisões."Marion, Jose Carlos.Contabilidade básica. Pag. 28 10° Ed. São Paulo
http://equipeadmemfoco.blogspot.com.br/2010/06/importancia-da-contabilidade-para-o.html
Organização contábil e umas das maiores semelhanças, sem um informação contábil consistente certamente será toma uma decisão errada. a contabilidade e muito importante para se fazer um balaço patrimonial. um fluxo de caixa para se saber o que você esta recebendo e o que voce esta gastando sendo assim fazer um balanço patrimonial pessoal.detalha as despesas pessoal e familiar,para que se possa esta em dia com as suas despesas e nao correr riscos de comprometer o orçamento.declaração do imposto de renda e nao se comprometer na hora de declara seu IR.
Passo 4
O conteúdo ao qual deu origem o estudo do grupo se inicia nos primórdios da administração. A palavra designada para apontar a administração como tal e conhecida desde a língua morta do latim. Essa palavra em suma engloba os conteúdos de um conjunto de funções e planejamento, organização, execução e liderança.
Nesse processo evolutivo da etimologia administrativa, originou algumas escolas que por si mesmas conseguiram seu próprio domínio dentro desta ciência mesmo enquanto esse termo ainda não era utilizado para defini-la.
Estas escolas tornaram o estudo da ciência administrativa mais pratico e interessante, uma vez que divide por pensadores e suas ideias as fases que formaram a consciência administrativa que hoje são dotadas pelas teorias dos primeiros homens que colocaram em pratica as ideias de uma forma mais eficaz os métodos da mesma.
Em primeira instancia, criada das manifestações cientificas que Taylor, Ford, Weber e Fayol, depara-se com a escola da administração que foi nominada de Escola Clássica. Fayol utilizando-se de sua vasta experiência como ocupante de uma cargo de liderança dentro da Comambault, criou a obra Administraçao Geral e Industrial, lançando suas teorias administrativas. Nessa obra, ele introduz a ideia de que a administração e cabível a todos os empreendimentos humanos que necessitem de controle. A principal ideia de seu livro é o POC³ que se faz de:
• Planejamento que consiste em traçar uma estrategia através de uma plano de ação a curto, médio e longo prazo.
• Organização que traz o método de montar-se uma estrutura para realizar o empreendimento.
• Comando que determina o movimento ativo dentro da empresa.
• Cordenaçao que harmoniza tudo o que ocorre dentro da empresa.
• Controle que impõe o fato da necessidade de manter a empresa nos planos mantendo a ordem.
Weber que apesar de influenciar uma maioria avassaladora sobre todos os estudiosos posteriores a ele, nunca produziu uma obra completa. Em seu mais famoso livro Economia e Sociedade, que foi baseado em fragmentos de seus estudos, ele determina que em toda organização é necessária a introdução da burocracia, que é composta por formalidade, impessoalidade e profissionalismo, executando assim as normas e regras dentro da instituição.
Famoso no movimento da administração cientifica, Taylor é apresentado principalmente por suas características de liderança. Considerando que nesse movimento, havia participação de um determinado numero de integrantes, que simultaneamente trabalhavam para desenvolver princípios e técnicas da eficiência.
Na primeira fase desse movimento, foi apresentado por Frederick, o que se considera ser o primeiro trabalho desse movimento, a obra Um Sistema de Pagamento Por Peça, tratando do valor pago pelas empresas por peças produzidas e o tempo gasto na produção das mesmas. Dentro desse assunto, ele sugeriu que se pagasse um valor menor por peça e que avaliasse o tempo gasto para realizar tal produção. Essa sugestão foi explicada pela observação e experimento de que se o valor pago fosse reduzido, o trabalhador seria compelido a produzir mais para que sua remuneração fosse razoável. Posteriormente embutido nessa tese estava o estudo de tempos e movimentos, que determinava que o trabalhador deveria se movimentar menos para gastar menos tempo totalizando aumento na produção.
A segunda fase caracteriza-se por dividir o homem em primeira e segunda classe. O homem de primeira classe é altamente motivado, não desperdiçando seu tempo e sem restringir sua produção. Esse trabalhador deveria ser direcionado a tarefa que melhor se encaixe no perfil profissional e também acréscimo de incentivo financeiro, uma vez que mesmo esse homem seria desinteressado e desmotivado se lhe faltasse incentivo para tal.
Seguindo a linha de pensamento
...