TG Estilo de Negociadores UNIP
Por: adrianoacamargo • 13/2/2017 • Trabalho acadêmico • 612 Palavras (3 Páginas) • 332 Visualizações
[pic 1]
TRABALHO EM GRUPO - TG
Aluno(s):
POLO
SP
2016
Sabe-se que os negociadores podem ser divididos em quatro categorias de estilos diferentes: Catalisador, Apoiador, Controlador e Analítico. Com base no trabalho de Teixeira, Vabo e Costa (2015) intitulado “A cultura nacional e as negociações internacionais: comparativo entre Brasil e Estados Unidos” e em reflexões sobre o que foi discutido nas Unidades I e II, em grupo, discutam e levantem as características de cada categoria e digam qual o estilo de negociação é considerado o mais correto.
TEIXEIRA, A. G.; VABO, F. de A.; COSTA, M., L., T., A cultura nacional e as negociações internacionais: comparativo entre Brasil e Estados Unidos. 2015. 102. TCCI, Fundação Getúlio Vargas e School of Business da The George Washington University, Curitiba, 2015.
Inicialmente é preciso principalmente saber conhecer e respeitar as diferenças culturais do país no qual iremos trabalhar, e com isso minimiza-se o choque cultural e consequentemente nossas transações comerciais tendem a ter melhores resultados, pois além das variáveis econômicas e sociais, fazem parte do mercado estrangeiro as variáveis culturais.
A cultura em diferentes negociações internacionais, segundo Junqueira (1995,apud David 2011) possuem os seguintes estilos dos negociadores: Catalisador, Apoiador, Controlador, e Analítico.
Estilo Catalizador – frequentemente é o que atrai, normalmente mais criativo e empreendedor, os profissionais com este estilo tendem a apresentar grandes ideias e grandes projetos , pois estes profissionais sempre perguntam, questionam e possuem uma base para a negociação, onde o profissional com este estilo necessita ser reconhecido por suas ações.
Estilo Apoiador – é um estilo que está sempre à frente das tarefas, sempre disposto a realizar qualquer trabalho, favorecendo a união de todos, buscando um clima agradável e favorável para uma negociação. Por preferir abrir mão de resultados para não gerar conflitos este profissional é considerado como incapaz de cumprir prazos e desenvolver projetos, buscando a aceitação de alguém que o aceite sem julgamentos prévios.
Estilo Controlador – considerado mais difícil de conviver, porque este estilo está preocupado com o uso do tempo, procura sempre aperfeiçoar seu tempo, pois não gosta de perder tempo, evitando gastos supérfluos, buscando ser sempre objetivo e organizado a fim de atingir suas metas com bons resultados, para otimizar o tempo e captação de recursos financeiros. Devido a essas características, o negociador com o estilo controlador é visto como insensível e prepotente.
Estilo Analítico – é o estilo que antes de se iniciar uma negociação ele quer saber do terreno, ou seja, onde irá pisar, estudando e fazendo o planejamento para obter o máximo de informações possíveis para que possa tomar decisões seguras em uma negociação. Devido a essas condutas, este profissional é visto como perfeccionista e detalhista em excesso e procrastinador, evitando situações inesperadas para evitar conflitos.
No entanto é interessante que cada negociador identifique o seu estilo e também o estilo da outra pessoa com quem está se negociando, pois não há um estilo correto. Onde em cada processo da negociação, é necessário adotar um estilo diferente, lembrando-se que cada um de nós podemos ter vários estilos, sendo que um é o principal, e aqueles estilos que não dominamos sempre poderemos melhorar com prática e persistência.
...