TGA MERITOCRACIA
Por: Thais Souza • 26/10/2016 • Projeto de pesquisa • 634 Palavras (3 Páginas) • 284 Visualizações
Meritocracia
A meritocracia funciona como uma espécie de filtro dentro da empresa. Confúcio foi o primeiro a ter a ideia de ‘’ser governados por quem merece e não quem recebeu o cargo por herança’’. Quando aplicada corretamente, a meritocracia empresarial ajuda os responsáveis a identificar onde estão os talentos da empresa e a dar recompensas aos funcionários como promoções, aumentos salariais e bônus por consequência dos resultados. A empresa também começa a enxergar quais funcionários não estão se adaptando e conseguindo se enquadrar no ritmo e nas necessidades da mesma, motivando-os a melhorar, ou simplesmente fazer com que repensem se é realmente naquela empresa que eles desejam trabalhar. Os aspectos opostos á meritocracia é que obrigatoriamente, existem poucos funcionários bons. Quando você implanta a meritocracia na sua empresa, basicamente a mensagem que você está passando é “cada um por si e Deus por todos”. Esses sistemas naturalmente fazem com que as pessoas busquem seus próprios objetivos e metas, e, quando o funcionário não consegue atingi-las isso acaba interferindo na zona de conforto do mesmo, onde o ambienta da empresa fica meio pesado, pois se você não for bom, popularmente dizendo, está na rua.
Acredito que para a sobrevivência de empresas e organizações a implantação da meritocracia não seja necessária, pois, está longe de garantir a prosperidade da minha empresa, podendo criar um ambiente organizacional pesado por ser tão competitivo. A ideia de recompensar os funcionários por darem resultados é interessante por gerar essa vontade no funcionário de ‘’sempre produzir mais’’ pelos benefícios, porém, dependendo do caráter do mesmo, pode ser que ele trapaceie buscando chegar no topo. Seria interessante para as organizações visar o trabalho em equipe e criar competições amigáveis.
Discurso meritocrático: O discurso meritocrático é muito pequeno na maioria das empresas, o que reflete a posição histórica da meritocracia na sociedade brasileira. É um discurso critico que promove valores inversos da meritocracia pois não há nenhuma organização no mundo inteiro onde a sua cultura é inteiramente meritocratica, mas a diferença entre o exterior e o Brasil é a qualidade e o valor atribuído ao reconhecimento, pois não ser reconhecido ou a existência de premiações indevidas, gera insatisfação. Lá fora, os Estados Unidos, a Inglaterra e França são referências de sociedades meritocráticas.
Discurso antimeritocrático: O discurso antimeritocrático tem por característica ver na meritocracia uma ameaça externa trazida pelo neoliberalismo, pois o fato dela ser adotada por muitos países não necessariamente significa que pode ser adotada no Brasil. O discurso antimeritocrático pede mais benefícios para todos e fala sobre o dia a dia do trabalho de cada um lutando por salários. No geral, este discurso acredita que a meritocracia é uma cobrança extra indevida.
Discurso ‘’para que isso agora’’?: Este discurso é praticado pelas pessoas que priorizam um bom ambiente de trabalho. O discurso ‘’pra que isso agora?’’ tem mais coisas em comum com o discurso antimeritocrático do que com o meritocrático, embora seus objetivos sejam um pouco mais políticos. Os defensores do mesmo acreditam que a meritocracia traga uma competição negativa e que todos que trabalham são competentes e dedicados por igual. Os valores básicos do discurso são a “harmonia social” e o “trabalho em equipe”.
...