TRABALHO CONCLUSÃO DE CURSO
Por: mayzzabavosi • 16/5/2017 • Monografia • 10.322 Palavras (42 Páginas) • 263 Visualizações
FACULDADE NOVOS HORIZONTES
Curso de Administração
FATORES CONDICIONANTES DA INADINPLÊNCIA EM OPERAÇÕES DE CRÉDITO EM UMA INSTITUIÇÃO DE SANTA CATARINA
Mayzza Nascimento Bavose
Belo Horizonte
2011
Mayzza Nascimento Bavose
FATORES CONDICIONANTES DA INADINPLÊNCIA EM OPERAÇÕES DE CRÉDITO EM UMA INSTITUIÇÃO EM SANTA CATARINA
Artigo apresentado ao curso de Administração da Faculdade Novos Horizontes, como requisito parcial para a obtenção do título de bacharel em Administração.
Orientador: Profº. César Moreira Alves
Belo Horizonte
2011
FATORES CONDICIONANTES DA INADÍNPLÊNCIA EM OPERAÇÕES DE CREDITO EM UMA INSTITUIÇÃO EM SANTA CATARINA
Mayzza Nascimento Bavose*
RESUMO
Este artigo tem por objetivo identificar os fatores condicionantes da inadimplência em operações de crédito concedidos na ICC BLUSOL – Instituição Comunitária de Credito Blumenal - Solidariedade, uma associação civil sem fins lucrativos sediada em Blumenal / SC. Foi realizada uma pesquisa quantitativa, no qual o método utilizado foi a análise de regressão logística. Este método foi utilizado para buscar as características determinantes da previsão de inadimplência em micro-empreendimentos. Para este artigo foi utilizado o banco de dados da BLUSOL, reduzido em 5.300 contratos (observações), entre o período de janeiro de 2003 a junho de 2009. Os resultados dessa análise apontaram importantes variáveis que foram separadas em três grupos, sendo elas: sócio-econômicas, variáveis econômicas e financeiras, e dados dos contratos financiados. Sintetizando, na análise dos referidos contratos, foram identificados resultados relevantes para determinar a inadimplência como: Nível de escolaridade (NESC), Estado civil (ESTCIVIL), Experiência no negócio (EXPE), Prazo do Financiamento e Valor da parcela (VALORPARC). Dessa forma pode-se concluir que o modelo estatístico utilizado alcançou o objetivo proposto, com o indício de correta previsão de 63,5% na classificação final de contratos inadimplentes. Os fatores que foram identificados neste artigo podem ser utilizados como instrumentos de apoio ao processo de concessão e avaliação de crédito e também pode ser utilizado pela BLUSOL para determinar novas políticas de crédito ou estratégias de gestão.
Palavra chave: Microcrédito, Risco de Crédito e Gestão do Risco de Crédito.
* Estudante do 8º período do curso de Administração da Faculdade Novos Horizontes
1- INTRODUÇÃO
Este artigo busca identificar as características condicionantes da inadimplência em contratos de uma associação civil sem fins lucrativos. Busca-se analisar ainda o processo de concessão de crédito e o índice de inadimplência, assim como o risco de crédito dessa associação.
A globalização e a abertura dos mercados reduziram as barreiras que impediam o desenvolvimento econômico, provocando um redimensionamento das oportunidades de emprego. Com esse fenômeno vem despertando o consumo e levando as pessoas a contrair maiores despesas descontroladas e ocasionando a falta de cumprimento das obrigações adquiridas.
De acordo com Serasa o crédito bancário tem se expandido significativamente no Brasil a partir de 2003, o volume de crédito concedido pelo setor bancário ao setor privado tem mostrado altas taxas de crescimento. Apesar de o crédito pessoal ter sido o motor desse processo, podemos observar que a expansão esta generalizada.
Observa-se portanto, que o Brasil vem sofrendo um processo de aprofundamento financeiro que não pode ser negligenciado. Tendo em vista, principalmente, seus efeitos potenciais sobre crescimento (LEVINE, 2004).
Segundo Chaia (2003), o crédito mostra eficiência como gestão de consumo se utilizado adequadamente por governos ou indivíduos, pelo papel que desempenha na economia como instrumento provocador e facilitador das transações de bens e serviços.
O principal referencial na história da concessão de crédito originou-se com uma iniciativa pessoal do fundador de um banco em Bangladesh que com recursos próprios iniciou a concessão experimental de créditos a pessoas pobres para serem utilizados em atividades produtivas (CAMARGOS e ALVES, 2009). Com base neste modelo o intuito foi proporcionar a indivíduos de classes mais baixas o maior acesso ao crédito, atendendo as necessidades desse público.
Conforme o SEBRAE, as associações são organizações que visam a promoção de assistência social, educacional, cultural, entre outros. As associações são adequadas para uma atividade social. Nas associações os associados não são considerados como “donos”. O patrimônio acumulado pela mesma deve ser destinado á outra instituição semelhante em caso de rompimento, conforme determina a lei. Os ganhos eventualmente obtidos pertencem á sociedade e não aos associados. Dessa forma os mesmos não podem dispor, pois os lucros são destinados a atividade fim da associação.
A ICC BLUSOL é uma associação civil sem fins lucrativos, instituição de microcrédito sediada em Blumenal/SC. Economicamente organizados de forma democrática e com livre participação dos seus associados, á referida empresa foi fundada em 1997 qualificada em 2002, como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) de microcrédito, para facilitar à concessão de crédito aos micros e pequenos empreendedores, formais e informais facilitando o crescimento dos mesmos a associação foi criada.
A ICC BLUSOL tem como visão ser a instituição de microcrédito referência do Brasil, e reconhecida como importante ferramenta de redução da pobreza, geração de emprego e renda na região onde atua. A Instituição quando qualificada como OSCIP em 2002, recebeu da Prefeitura Municipal de Blumenal um aporte de R$ 1.000.000,00 (Um milhão de reais). Atualmente a mesma possui um ativo superior a 14 milhões conforme demonstrado em seu ultimo balanço.
Diante do exposto, esta pesquisa justifica-se pela inquietação em identificar os fatores condicionantes de risco de crédito e inadimplência na ICC BLUSOL, no atual contexto econômico e financeiro do país, percebendo a importância da análise de concessão de crédito. Conforme Schrickel (2000) o risco de crédito é presente em qualquer tipo de empréstimo, pois se coloca de forma sempre presente em qualquer empréstimo, sendo compensado por uma taxa de juros remuneratória.
...