TRABALHO EM GRUPO - TG UM EXEMPLO DE GESTÃO EMPRESARIAL
Por: Amanda Prado • 29/5/2017 • Trabalho acadêmico • 654 Palavras (3 Páginas) • 364 Visualizações
[pic 1][pic 2]
TRABALHO EM GRUPO - TG
UM EXEMPLO DE GESTÃO EMPRESARIAL
Aluno:
Amanda Bueno do Prado RA 1606372
Polo
Carapicuíba
2016
AMANDA BUENO DO PRADO
UM EXEMPLO DE GESTÃO EMPRESARIAL
Carlos Brito
TG - Trabalho em grupo
Polo
Carapicuíba
2016
EXEMPLO DE GESTÃO EMPRESARIAL
CARLOS BRITO
Introdução
Este TG aborda a continuação e a consequência do episódio na vida de Carlos Brito, que está descrito no texto a seguir, retirado da revista Exame:
“Um dos veteranos da cervejaria, Brito é ao mesmo tempo criatura e criador da gigante que teve origem no primeiro investimento realizado por Lemann. Ele se uniu ao empresário antes da compra da Brahma. Nos anos 80, recém-formado em engenharia mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, foi aceito no curso de MBA da Universidade Stanford, na Califórnia”. MANO, Cristiane e SCHERER, Aline. No topo do mundo. Rev. Exame, São Paulo, n 20, p. 94-108, out 2015.
Carlos Brito
Carlos Brito trabalhava como gerente de vendas na cervejaria Brahma e não tinha condições financeiras para arcar com os seus estudos na Universidade de Stanford, na Califórnia, então Jorge Paulo Lemann, banqueiro mais rico do Brasil e um dos dirigentes da cervejaria Brahma propôs ajuda-lo custeando seus estudos.
A única condição imposta por Lemann foi que Carlos Brito também ajudasse a outro aluno que não tivesse condições financeiras para estudar.
Esse acordo deu origem a Fundação Estudar, que nos últimos 25 anos já ajudou 596 jovens promissores do Brasil por meio do programa de bolsa, apoiando seus estudos nas melhores universidades do Brasil e do exterior, criando oportunidades para seu desenvolvimento e carreira e os estimulando a realizar transformações em rede.
Na Fundação Estudar 13 mil jovens tem acesso a cursos presenciais e on line sobre mercado, liderança, redes, conferências de carreira para jovens universitários e recém-formados, além do portal na internet que já alcançou 8 milhões de jovens, onde são publicadas reportagens, entrevistas, e-books, vídeos que apoiam os jovens em suas decisões de carreira e estimulam uma experiência acadêmica no exterior e orientam para a construção de uma trajetória de alto impacto.
Ao voltar da Universidade de Stanford, Carlos Brito, 29 anos integrou-se ao primeiro time de executivos da Brahma, sob o comando de Marcel Telles.
Carlos Brito ocupou diversas posições nas áreas de finanças, operações, vendas, entre outras e em 2005 foi nomeado CEO da Inbev, que é a maior cervejaria do mundo, sediada na Bélgica, com cerca de 200 marcas de cerveja e 150.000 funcionários no mundo.
Carlos Brito replicou em escala global o estilo de gerenciamento muito exigente de Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira, o Sistema implacável de metas, custos constantes e corte de gastos.
Implantou forte redução de custos, sendo o principal exemplo, não alimenta sinal de status, não possui sala, não tem carro da empresa, não se hospeda em hotel 5 estrelas e se veste de maneira mais informal, calça jeans ou cáqui e camisa com o logo da empresa.
...