TRABALHO INDIVIDUAL - Pesquisa Bibliográfica
Por: Adriana Bessa • 25/9/2016 • Trabalho acadêmico • 7.768 Palavras (32 Páginas) • 417 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 GESTÃO DE PROJETOS 4
2.1.1 Fase de Planejamento do Projeto.....................................................................7
2.1.2 Fase de Execução do Projeto...........................................................................8
2.1.3 Fase de Controle do Projeto.............................................................................8
2.1.4 Fase de Finalização do Projeto.........................................................................8
2.2 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E LOGÍSTICA 9
2.2.1 Gestão por Competência ................................................................................... 9
2.2.2 Competências individuais ................................................................................ 10
2.2.3 Competências Organizacionais ....................................................................... 11
2.2.4 Administração da Produção, Conceitos e Viabilidades.................................... 14
2.2.4.1 Projeto do produto ...................................................................................... 16
2.2.5 Aplicabilidade da Logística............................................................................... 20
2.2.5.1 Processos com ênfase administrativa......................................................... 20
2.3 EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS 24
2.3.1 Empreendedor, Administrador e Intraempreendedor...................................... 24
2.3.2 Análise de Mercado e Plano de Marketing....................................................... 25
2.3.3 Estudo de Mercado....................................................................................... 28
3 CONCLUSÃO 30
REFERÊNCIAS 31
1 INTRODUÇÃO
A configuração atual do mercado está centrada no dinamismo, na tecnologia, na informação e na alta competitividade. As organizações procuram se adaptar a essas demandas aprimorando processos de gestão e buscando maiores resultados. Como fonte discussão foi usado case da Seleto que passou por mudanças de marketing e sofreu com o processo decisório.
Por meio dos talentos humanos que uma organização se de-senvolve e oferece aos seus clientes e à sociedade produtos e serviços de qualidade. Nesse sentido esse trabalho aborda a gestão de competências, pessoais e organizacionais.
Em outra abordagem vamos conhecer a Gestão de Projetos e todas as suas fases e singularidades, sempre alinhada em buscar as melhores práticas trazendo crescimento para a organização e por consequência, aos seus colaboradores e a sociedade como um todo.
Em outro foco, poderemos conhecer um pouco mais sobre os processos de logística e a administração da produção (produtos e serviços). Aliado a esses assuntos trataremos de empreendedorismo, criatividade e inovação.
Na parte final deste trabalho será explorado o estudo de mercado, focando especificamente a cidade de Salto do Jacuí/RS com suas carências e oportunidades.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 GESTÃO DE PROJETOS
De acordo com Kerzner (2006), os conceitos de gestão de projetos têm aproximadamente 40 anos. Desde 1983, o PMI publica o Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos, ou Project Management Body of Knowledge – PMBOK. Essa publicação traz os principais conceitos e práticas sobre gerenciamento de projetos e está atualmente em sua quarta edição (PMI BRASIL, 2011).
Para Maximiano (2007, p. 26) projeto é um:
[...] empreendimento temporário ou uma sequência de atividades com começo, meio e fim programados, que tem por objetivo fornecer um produto singular, dentro de restrições orçamentárias.
Desse conceito, podemos extrair uma característica fundamental que define um projeto: trata-se da temporalidade. Quando o autor fala em “[...] empreendimento temporário ou uma sequência de atividades com começo, meio e fim programados [...]”, significa que todo projeto tem uma data para iniciar e uma data para acabar. Ou seja, todo projeto é temporário.
Outra característica evidenciada no conceito trazido por Maximiano (2007, p. 26) é a da singularidade, ou unicidade. Quando o autor diz que um projeto “[...] tem por objetivo fornecer um produto singular [...]”, ele se remete ao fato de que todo projeto é único, exclusivo.
Segundo Schlickmann (2011), a temporalidade e a singularidade podem ser entendidas como as duas principais características de um projeto:
Quadro 1: Conceitos de Projeto
Quadro 1: Conceitos de Projeto
Fonte: Schlickmann (2011)
Além da temporalidade e da singularidade, é possível destacar outras características inerentes a um projeto:
Incerteza: é uma escala que varia de acordo com o conhecimento sobre o resultado final do projeto e a forma de alcançá-lo (MAXIMIANO, 2007). Quanto menos se sabe sobre o resultado final de um projeto, mais incerto ele é e vice-versa. Assim, todo projeto lida com um grau de incerteza, seja ele de menor ou de maior grau.
Complexidade: também pode ser entendida como uma escala e que varia conforme o número de variáveis a serem administradas (MAXIMIANO, 2007). Quanto mais variáveis ambientais externas e internas ao projeto maior será ser a sua complexidade.
Não repetitivo: significa dizer que não faz parte da rotina de uma organização, ou seja, é algo novo para as pessoas que o irão realizar (VARGAS, 2009).
Objetivo claro e definido: todo projeto tem metas e resultados bem estabelecidos a serem atingidos em sua finalização (VARGAS, 2009). Essa característica possibilita que se conheça o que se pretende com o projeto.
De
...