TRABALHO PRONTO COACHING E LIDERANÇA
Por: Leticia Dutra • 1/11/2017 • Artigo • 591 Palavras (3 Páginas) • 344 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS
Fichamento de Estudo de Caso
Letícia Dutra Terra Beppler de Almeida da Silva
Trabalho da disciplina de Coaching e Liderança
Tutor: Prof. SERGIO PAULO BEHNKEN
Macaé
2017
Estudo de Caso :
Uma Nota Sobre o Processo de Equipe
Trabalhando liderança e conflitos em grupos
Caso de Harvard:
Atualmente vivemos em um ambiente bastante competitivo onde as pessoas necessitam trabalhar em grupo, a individualidade tem sido algo cada vez mais escassa, pois em grupo se planeja e conquista um objetivo com mais eficiência e praticidade.
A sociedade tem esse querer por um trabalho prático e de qualidade, pelo momento em que estamos enfrentando e preciso mostrar liderança e pro-atividade para que haja então um sucesso em sua conquista.
O trabalho em grupo pode não ser as vezes uma boa opção também, porque quando se trabalha em grupo, automaticamente aparecerão gestores em que vão liderar a equipe onde muita das vezes se torna um processo ineficiente quando as não se deixam ser lideradas ou ate mesmo o líder não tem esse espirito de liderança.
O fichamento presente tem como objetivo maximizar o processo de eficácia nos trabalhos em grupo, e destacar pontos importantes do estudo feito em Havard.
TOMADA DE DECISÃO: Geralmente quando uma equipe é montada, para solucionar algum problema, o que é o ponto chave para uma tomada de decisão, sendo o objetivo final a se alcançar. Para se tomar decisões eficazes são necessários alguns pontos determinantes:
- Identificar o problema a ser resolvido: as vezes quando se tem um problema a frente, as pessoas não sabem identificar, causas e processos para que ele seja solucionado, então para isso é preciso primeiro identificar ao certo o problema a ser enfrentado;
- Possíveis soluções : é hora de cada integrante da equipe expor suas ideias para que entrem em um consenso gerando tópicos e níveis as possíveis soluções do problema;
- Filtrando as soluções: feito a exposição de ideias, é momento de filtrar cada ideia e montar uma possível solução;
- Colocar em pratica a solução : uma etapa muito importante que precisa ser levada mais a serio, onde cada integrante irá fazer sua contribuição para a solução do problema em questão.
CONFLITOS: Uma equipe bem liderada passa por diretos conflitos, pois não se obtém solução de problemas sem que haja conflito onde cada integrante sai da sua zona de conforto para compor uma equipe altamente produtiva, com ideias, criticas e objetivos.
LIDERANÇA: cada equipe já nasce com um líder, é preciso que ele desenvolva sua liderança em equipe. Um bom líder sabe ouvir seus liderados e orienta-los de maneira coerente para a harmonia da equipe, sabe também lidar com possíveis conflitos que acontecerão e se impõe de maneira justa e eficaz perante as circunstancias do dia a dia. Ser líder é diferente de chefiar, onde o chefe não sabe ouvir e muito menos trabalhar em equipe.
CONCLUSÃO:
Sabemos que na atualidade as organizações procuram bons lideres que tenham espíritos para trabalhar em grupo, sabendo conduzir o conflito que é gerado naquele determinado grupo, para um alcance do objetivo principal, que são as soluções dos problemas decorrentes do cotidiano da organização.
...