TRABALHO SOBRE BENCHMARK
Por: ariadny1 • 21/8/2015 • Trabalho acadêmico • 2.372 Palavras (10 Páginas) • 378 Visualizações
[pic 1]ESTADO DE MATO GROSSO
SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE TANGARÁ DA SERRA
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO
ARIADNY HERNANDA DE JESUS SOUSA
BENCHMARKING
TANGARÁ DA SERRA- MT
SETEMBRO – 2014
[pic 2]
[pic 3]
ESTADO DE MATO GROSSO
SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE TANGARÁ DA SERRA
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO
ARIADNY HERNANDA DE JESUS SOUSA
BENCHMARKING
Pesquisa desenvolvida sobre o tema BENCHMARKING, no intuito de atender a solicitação da disciplina de Abordagem Contemporânea do Curso de Administração em Empreendedorismo, 3º semestre, do Campus Universitário de Tangará da Serra. Prof.: Luiz Alfredo Pacheco
TANGARÁ DA SERRA- MT
SETEMBRO – 2014
SUMÁRIO[pic 4]
1. INTRODUÇÃO
2. CONCEITO
3. HISTÓRICO
4. TIPOLOGIA
5. O QUE É, E O QUE NÃO É.
6. ETAPAS DO PROCESSO DE BENCHMARKING
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por finalidade informar quanto se tornou necessário a busca por métodos e ou práticas para que empresas possam estar maximizando suas atividades, com isso sendo possível corrigir erros que em muitos casos são vistos como que impossíveis de serem solucionados e conhecer quais as técnicas que estão sendo usadas por concorrentes bem sucedidos.
Outro fato importante a ressaltar é que este método proporciona a possibilidade de se usar técnicas já aplicadas, porém podendo ser melhoradas. Isso porque o processo de benchmarking “estabelece alvos operacionais com base nas melhores práticas” (Robert C. Camp, 1998). Pois copiar não é errado, desde que esta seja melhorada.
Vale ressaltar que o processo de benchmarking é “positivo, pró-ativo e estruturado” (Robert C. Camp, 1998) conduzindo desta forma as mudanças almejadas, com um desempenho superior ao que já estava sendo aplicado e com uma vantagem competitiva superior.
- CONCEITO
Existem vários conceitos sobre benchmarking, porém devemos conceitua-lo na visão organizacional, sendo assim, segundo ROBERT C. CAMP (1998), uma definição formal dada ao termo é que “Benchmarking é o processo contínuo de medição de produtos, serviços e práticas em relação aos mais fortes concorrentes, ou ás empresas reconhecidas como líderes em suas indústrias”.
Este método também é conhecido como técnica ou ferramenta, onde as empresas tem a possibilidade de avaliarem o desempenho de suas atividades, sendo elas gerenciais ou não, com comparações feitas a outras empresas que se encontram em destaque no mercado. Após a descoberta dos melhores desempenhos é possível aplicá-los na estrutura da empresa, com o objetivo de se alcançar um nível maior de competitividade.
Porém não deve ser considerado que esse processo seja aplicado somente em empresas concorrentes, mas sim, em outras com atividades completamente diferentes das que buscam por novas técnicas de negociação.
- HISTÓRICO
Segundo Camp (1998), o benchmarking originou-se através da necessidade que a XEROX CORPORATION, no ano de 1979, encontrou devido à concorrência. Com isso, os gestores da Xerox decidiram fazer uma pesquisa para descobrir o porque que este determinado concorrente conseguira fabricar máquinas de igual qualidade que a Xerox, e vende-las por preços bem menores.
Surge então o método de benchmarking, o qual a principio foi aplicado para se comparar a qualidade e as características do produto. Após estes primeiros método de análises foi aplicado de forma abrangente outros métodos de pesquisa, os quais foram aplicados primeiramente a Fuji-Xerox, uma empresa japonesa associada a Xerox e também a outras empresas japonesas.
Através destas investigações chegou-se a conclusão que as empresas que se utilizavam de fabricação japonesa para a confecção de máquinas, vendiam seus produtos à preços iguais aos que a Xerox pagava para produzir suas maquinas nos Estados Unidos.
Com o sucesso obtido, os gestores da Xerox decidiram então, aplicar o método de benchmarking em várias áreas da empresa, onde com a colaboração dos funcionários envolvidos nos processos de fabricação, venda marketing e outros, foi possível conquistar o sucesso.
Porém o benchmarking não deve ser considerado uma ferramenta para se combater a concorrência, mas também para identificar problemas internos nas empresas, podendo ser aplicado para a melhoria no desenvolvimento operacional.
- TIPOLOGIA
Existem alguns tipos de benchmarking, como exemplo é possível citar quatro (4) deles, o interno, externo ou competitivo, o funcional e o genérico (Araujo, 2010). Porém iremos abordar dois (2) deles, o benchmarking interno e o externo ou competitivo.
O benchmarking interno é aplicado dentro da empresa, ou seja, aquela que se divide em vários setores, ou filiais, onde aquele departamento ou aquela filial tendo se destacado em suas práticas operacionais.
...