TRADE MANAGER
Por: Netoh Macedo XD • 1/5/2018 • Trabalho acadêmico • 1.614 Palavras (7 Páginas) • 123 Visualizações
IVAN FARIAS BEZERRA
HARRISSON GABRIEL DE OLIVEIRA COELHO
JOÃO PESSOA, 20 DE DEZEMBRO DE 2017
FATORES DE SUCESSO INTERNACIONALIZAÇÃO DA HAVAIANAS
[pic 1]
0
RESUMO
Esta pesquisa visa analisar os fatores de posicionamento e a sua importância para o sucesso da internacionalização de marca Havaianas. Analisando as estratégias adotadas pela Havaianas para obter sucesso com um produto facilmente de ser copiado. A marca transmite credibilidade, mudando a visão dos consumidores antigos e novos do produto, deixando de ser um utilitário de classe baixa e atingindo a classe média e média alta internacional. Trata-se, então, de um estudo teórico baseados nos modelos e em análise documental para identificar o processo de internacionalização da marca.
PALAVRA-CHAVE
Posicionamento da marca Havaianas.
[pic 2]
1
UM BREVE HISTORICO DA EMPRESA
A empresa Alpargatas tem sua história começando em 3 de abril de 1907 conforme história contada no site da empresa. Vindo da Argentina, o escocês Robert Fraser associa-se a um grupo inglês e funda a Sociedade Anonyma Fábrica Brazileira de Alpargatas e Calçados, que mais tarde passa a se chamar São Paulo Alpargatas Company S.A. Começa a produção das Alpargatas Roda e do Encerado Locomotiva, na fábrica da Mooca, em São Paulo.
A empresa passar por grandes momentos da história brasileira tem influenciado o consumo de brasileiros durantes vários períodos da história brasileira tendo como exemplo: a sandália Alpargatas Roda que se tornou bem popular na década de 10 e 20, tênis conga e modelo Bamba Basquete e em 1962 e lança a marca de sandálias Havaianas no modelo Flip-Flop (sandálias de dedo) se tornando uns dos maiores sucessos do país.
Nas décadas seguintes de 70, 80 e 90 a empresa lanças novas marcas, realizar licenciamentos de grandes marcas com Timberland e Mizuno e no ano de 2000 a empresa também define a sua nova visão: ser uma empresa global de marcas desejadas. E, como estratégia, implementa um plano de internacionalização.
INTRODUÇÃO
Até o século XX, as marcas apenas diferenciavam quem era o dono de qual produto. O passar dos anos as marcas começaram a influenciar o preço do produto no mercado. As empresas perceberam esse fator e como era possível criar marcas únicas fazendo daquilo seu diferencial e obter desejo do consumidor. Algumas décadas depois a importância das marcas se consolidou.” A propaganda tornou-se cada vez mais prevalecente, e a aquisição e a construção das marcas passaram a ser identificadas com o sucesso e o desenvolvimento das organizações. Os consumidores queriam Fords, e não carros a motor” (PEREZ, 2001, p. 143).
Elas estão em todo cenário da moda atual, Saks Fifth Avenue e Bergdorf Goodman, em Nova York, e Galleries Lafayette, em Paris. Ocupam espaço em vitrines das badaladas. O chinelo de borracha que já foi considerado “coisa de pobre” no Brasil, hoje é usado por milionários. As Havaianas de hoje – como as de antigamente – não soltam as tiras e não têm cheiro. O que mudou que hoje ela é uma das marcas Brasileiras com maior sucesso no exterior. Em 2001, as
[pic 3]
2
vendas do produto no varejo atingiram 600 milhões de reais. A grande sacada da Havaianas foi não exportar chinelo e sim uma marca.
Segundo com Serralvo (2008), a gestão de marketing, é um fator primordial que a empresa tenha um posicionamento correto. Para se destacar dos concorrentes, as marcas utilizam diferentes maneiras, uma delas é a vantagem psicológica que determinado produto tem sobre o consumidor, desperta o desejo. O que torna um produto ser um sucesso e um similar com as mesmas características não ter o mesmo êxito. Como resolver questões complexas sobre o desempenho do produto? Como reposicionar uma marca ou produto se ela estiver desgastada ou sem perspectivas de crescimento? Uma marca sucesso nacional teria o mesmo sucesso no mercado exterior?
POSICIONAMENTO PARA O MERCADO EXTERIOR
O grupo Alpargatas a parti do ano de 2000 assumi uma nova visão que é ser uma empresa de marcas desejadas com isso a mesma adotar um novo papel chegando no 2007 comprando 60% de ações na Argentina, adquirindo a empresa Pernambucana Dupé passando a ser a líder no mercado brasileiro de vendas de sandálias. O trabalho de construção de uma marca internacional ganhou fôlego em janeiro de 2001, com a contratação de executiva paulista Angela Tamiko Hirata para o cargo de diretora de comércio exterior. A outra, a experiência com exportação de calçados. De 1989 a 1997, ela foi a responsável por abrir o mercado asiático para a gaúcha Azaléia, a maior fabricante brasileira de calçados femininos e de tênis. Quando Angela assumiu o cargo, a Alpargatas exportava para 15 países, a maioria deles na América Latina. Atualmente comandando uma equipe de 15 pessoas, ela faz os produtos da Alpargatas chegar a 52 mercados espalhados pelo mundo. Uma de suas primeiras medidas para chegar a esses destinos foi reorganizar a rede de distribuidores.
No ano de 2007 a empresa dá início a consolidação de seu plano de internacionalização internacionalizando a marca de sandálias Havaianas abrindo seu primeiro escritório próprio em New York- EUA, no de 2008 e 2009 inauguras novas escritórios na Espanha, Reino Unido, Franca e Itália. A marca Havaianas hoje conforme institucional está presente em mais de 150 mil pontos comerciais no Brasil, exporta para de 80 países e oferece produtos diversificados além dos modelos classificados, ganhando os holofotes internacionais como sendo a marca brasileira sendo citada como o símbolo de alto astral.
[pic 4]
3
DIFICULDADES ENCONTRADAS NA INTERNACIONALIZAÇÃO
Conforme pesquisa o grupo Alpargatas tiveram vários desafios para internacionalizar a marca Havaianas, o primeiro desafio encontrado foi preservar a identidade do produto agregando valor a marca Havaianas neste caso a empresa precisou criar uma estratégia de valor de marca usando de marketing expressões para as sandálias como: “O mundo aos seus pés” e a “Queridinha do Brasil”. Outro desafio próprio foi assumi uma postura de distribuição direta nos países em que a mesma começou a criar seus escritórios, os primeiros pontos de discussão foi criar uma marca popular no exterior ou criar uma marca que possa atingi vários classes ao mesmo tempo, com isso a empresa adotou uma postura de diversificar seus produtos escolhendo agentes internacionais que fizesse a marca se divulgada de forma a concorrer com grandes marcas internacionais chegando a ter pares de sandálias vendidos a $250,00 dólares neste caso outro desafio foi encontrar os agentes corretos para sua estratégia. Outro critério importante adotar foram as restrições químicas em sua composição de sandálias visto que certas substâncias são proibidas em alguns países e liberadas no Brasil neste caso outro desafio a citar foram as restrições técnicas do produto em atendimento as normas técnicas dos EUA e da Europa com a isso a empresa também readaptou o produto para a exportação.
...