Tarefa princípios de gestão científica
Exam: Tarefa princípios de gestão científica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: paulolamounier • 9/2/2015 • Exam • 1.173 Palavras (5 Páginas) • 601 Visualizações
Atividade II
QUESTÃO 1
Nas primeiras décadas do século XX, o engenheiro Frederick Taylor desenvolveu os princípios de administração científica que consistiam, basicamente, no controle dos tempos e dos movimentos dos trabalhadores, para aumentar a eficiência do processo produtivo. Ao adotar esses princípios em sua fábrica, Henry Ford criava um novo método de produção. A inovação mais importante do modelo fordista de produção foi
a) ( ) a fragmentação da produção.
b) ( ) a linha de montagem.
c) ( ) a produção diferenciada.
d) ( ) o trabalho qualificado.
e) ( ) a redução dos estoques.
QUESTÃO 2
Quanto aos modelos produtivos, durante a segunda Revolução Industrial, é possível afirmar que o fordismo absorveu certos aspectos do taylorismo, incorporando novas características. Essa afirmação se justifica, dentre outras razões, porque os objetivos do fordismo pressupunham, principalmente:
a) ( ) elevada qualificação intelectual do trabalhador, ligada ao controle de tarefas sofisticadas.
b) ( ) altos ganhos de produtividade, vinculada a estratégias flexíveis de divisão do trabalho na linha de montagem.
c) ( ) redução do custo de produção, associada às potencialidades de consumo dos próprios operários das fábricas.
d) ( ) máxima utilização do tempo de trabalho do operário, relacionada à despreocupação com os contratos de trabalhos.
e) ( ) n. d. a.
QUESTÃO 3
O keynesianismo é uma corrente do pensamento econômico do século XX, inspirada na obra do economista inglês Maynard Keynes. Essa corrente defende que, ao contrário do pensamento clássico, a economia não tende automaticamente a um equilíbrio. Tal teoria foi largamente utilizada, e revolucionou a administração das grandes economias. Com relação ao tema, avalie as alternativas abaixo e assinale V (verdadeiro) ou F (falso):
a) ( ) a teoria econômica keynesiana, presente na obra "Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda”, fundamenta-se na ideia neoliberal de que o Estado é um agente que emperra o controle da economia, na medida em que não conduz a um sistema de pleno emprego.
b) ( ) a Escola keynesiana está fundamentada no princípio de que o ciclo econômico não é autorregulado, como pensavam os neoclássicos, mas regulado pela ação dos empresários.
c) ( ) o keynesianismo defendia a prática de políticas estatais que assegurassem direitos mínimos básicos à população, sendo por isso associado ao Estado de Bem-Estar Social.
d) ( ) o keynesianismo defendia que o intervencionismo do Estado poderia, em situações extremas, alcançar a plena estatização da economia.
e) ( ) embora a teoria econômica de Keynes tivesse alcançado grande respaldo no meio acadêmico, nunca fora utilizada por nenhum governo porque sempre era responsabilizada pelas mazelas da recessão econômica de 1929.
QUESTÃO 4
As ações estatais de proteção social sempre esbarraram nas diversas concepções acerca do significado e valor da justiça social. Para alguns, ela deve se basear no mérito, para outros, na necessidade. Considere as afirmativas abaixo e assinale a única correta:
a) ( ) o liberalismo clássico fundamenta a justiça social no princípio da necessidade, ou seja, é justo aquele sistema ou ato que distribui benefícios segundo as necessidades de cada indivíduo que compõe uma nação.
b) ( ) os programas políticos dos partidos socialistas e social-democratas fizeram a defesa histórica do princípio do mérito, tendo em vista que, para eles, apenas a classe trabalhadora possui o direito à proteção, na medida de sua contribuição para o desenvolvimento da riqueza de um país.
c) ( ) apesar dos sistemas de proteção social ressurgirem em fins do século XIX, com base no princípio da necessidade, e por causa das lutas operárias, o primeiro dos sistemas de proteção social nasceu na Alemanha, com Otto Von Bismarck, baseado no princípio do mérito (a cada um conforme a sua contribuição).
d) ( ) a expansão em escala sem precedentes dos sistemas de proteção social apareceram após a 2ª Guerra Mundial, com o Plano Beveridge na Inglaterra, segundo o princípio do mérito, ou seja, os benefícios seriam de acordo com as contribuições de cada um.
e) ( ) n. d. a.
QUESTÃO 5
A variação dos regimes de proteção social pode ser explicada pelo grau de participação do Estado nas despesas com a seguridade social, pelo grau de descomodificação e pelo grau de universalidade, segundo Gosta Esping-Andersen. Com relação a isso, assinale a alternativa incorreta:
a) ( ) países "conservadores” (como Alemanha, França, Itália, Bélgica, Holanda) possuem grau de descomodificação e de universalidade médios, embora o grau de participação do Estado seja baixo (pelo pequeno gasto com funcionários públicos).
b) ( ) países "socialdemocratas” (como Suécia, Noruega, Finlândia, Dinamarca) possuem grau de descomodificação, grau de universalidade e grau de participação do Estado altos.
c) ( ) países "liberais” (como Estados Unidos, Canadá e Inglaterra pós-1980) possuem todas as variáveis (grau de descomodificação, universalidade e participação
...