Taylorismo
Por: Gustavo Moved • 14/11/2015 • Trabalho acadêmico • 311 Palavras (2 Páginas) • 160 Visualizações
Taylorismo ou gestão científica é o amostra de gestão crescido lã engenheiro setentrião-americano Frederick Taylor (1856-1915), apreciado o pai da gestão científica e um dos primeiros sistematizadores da disciplina científica da gestão de empresas. O taylorismo caracteriza-se pela ênfase nas tarefas, objetivando o acrescentamento da eficácia ao nível operacional. É apreciado uma das vertentes na perspectiva administrativa clássica. Suas ideias começaram a ser divulgadas no cem XX. acolá de Taylor, a gestão científica igualmente tem entre seus fundadores Carl Barth, o par Frank e Lillian Gilbreth, Harrington Emerson, Henry Gantt e Hugo Münsterberg; por conformidade, Henry Ford costuma ser tido porquê um dos criadores deste amostra de gestão, pelas medidas práticas ligadas a conceito teórica afim à de Taylor, que ele adotou em suas fábricas.
porventura o indumentária mais marcante da bibiografia de Taylor seja a gazeta, em 1911, de abc de gestão Científica. Com esse alfarrábio, Taylor propõe que comandar uma empresa deve ser tido porquê uma ciência. A teoria essencial do alfarrábio é a racionalização do afã, que envolve a compartimento de funções dos trabalhadores; com isso Taylor critica fortemente a gestão por estímulo e iniciativa, que acontece quando um fabricante por iniciativa própria sugere ao chefe ideias que possam dar ágio à empresa, incentivando seu alto a dar-lhe uma espórtula ou uma espórtula lã empenho demonstrado; isso é criticado por Taylor, pois, uma vez que se espórtula um inferior por suas ideias ou atos, torna-se dependente deles.
Taylor concentra seu alegação na eficácia do afã, que envolve efectuar as tarefas de feição mais conhecedor e com a adágio economia de empenho. Para isso era exacto selecionar corretamente o fabricante, e treiná-lo na cargo específica que iria acrescentar. igualmente propunha melhores salários (o que foi aceito por Ford, entre outros) para os operários, com a concomitante abatimento dos custos unitários de artefacto, o que idealmente levaria prosperidade a patrões e empregados.
...