TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tcc Comportamento Organização

Por:   •  15/5/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  867 Palavras (4 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Risco Desmotivacional nas Mudanças Organizacionais

OSASCO

2016[pic 2]

Rodrigo da Silva Resende……………………………….6630337447

Vinícius Virginio Pereira………………………………...1299558517

Victor da Silva Souza……………………………………..6662440015

Wellington Martins Ferino……………………………..6814208659[pic 3]

Risco Desmotivacional nas Mudanças Organizacionais

Projeto apresentado ao Curso de Administração da Instituição Anhanguera
Orientador: Fabio Ferreira - Tutor


OSASCO

2016

SUMÁRIO

1.         INTRODUÇÃO        

        1.1 PROBLEMA        

2.         OBJETIVOS        

        2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO        

        2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS        

OSASCO

2016

  1. INTRODUÇÃO

O impacto sofrido devido as mudanças organizacionais não só afeta a estrutura da organização como um todo, mas também no comportamento das pessoas que participam da mesma de forma efetiva, pois se a mudança não for estruturada, planejada e implantada adequadamente, pode vir a causar desconforto e desmotivação por parte das pessoas.

Conforme vamos perceber no decorrer deste estudo, perceberemos que as mudanças as vezes podem interferir nas "necessidades íntimas" de cada indivíduo na organização, devido à se sentirem oprimidos ao serem forçados a mudar seu modo de trabalho na organização.

Para que possamos ter uma mudança efetiva na organização, devemos nos ater a um planejamento estratégico, e apresentarmos um bom plano de ação para evitar uma situação desastrosa que venha afetar todo o processo.

A ideia que costumamos ter sobre o tema “mudanças organizacionais” normalmente é deturpada, pois o assunto provoca a sensação de insegurança quanto ao futuro. Quando pensamos em mudanças logo vem à mente a ideia de risco, e aí surge a pergunta inevitável, por que mudar se tudo está funcionando tão bem? Porém, esquecemos que o mundo dos negócios globalizados pressupõe uma postura aberta às constantes transformações tecnológicas e mercadológicas, o que obriga as organizações a reverem suas estratégias de tempos em tempos. Não se trata de simples escolha, mas de uma necessidade. Portanto, não há porque resistir, pois, o que está em jogo é a sobrevivência das empresas e seus colaboradores.

  1.  PROBLEMA

Ao avaliar a situação do desconforto gerado, devido aos problemas de motivação ao aplicarmos uma mudança na organização, devemos levantar o seguinte questionamento: “Qual estratégia deverá ser utilizada para aplicar tal mudança”?

Esse questionamento nos leva a pensar nas consequências de cada etapa da implantação da nova mudança, pois ao ver que o rumo que a estratégia original irá tomar, devem ser criadas medidas preventivas para que ocasionalmente não venha a existir transtornos no andamento da organização.

As organizações não mudam porque querem, mas porque precisam. As decisões de mudar quase sempre resultam da constatação de que existe uma forma melhor de fazer algo. Pois as empresas precisam rever suas estratégias no que se refere a rotinas e processos que afetam a eficiência e o desempenho, tratando-se de uma decisão que requer coragem para implementar mudanças que assegurem a gestão inteligente dos negócios em um mercado fortemente marcado pela instabilidade e incerteza.

É claro que as pessoas ficam ansiosas e inseguras, porque temem que as mudanças possam representar algum tipo de perda. Mas se por um lado há perdas, por outro há novas oportunidades. A maioria resiste às mudanças porque crê que elas trarão o desemprego. Por mais legítimo que seja o receio das pessoas, elas precisam compreender que o risco maior reside na não-mudança, porque o mercado não perdoa quem não faz o dever de casa. O avanço tecnológico tem como plano de fundo a crença na inovação, e não se produz inovação sem mudanças organizacionais. Portanto, é preciso entender que estamos diante de um fato consumado. Ou mudamos ou sucumbimos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (109.4 Kb)   docx (118.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com