Tecnologias de Gestão de Recursos Humanos
Tese: Tecnologias de Gestão de Recursos Humanos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: TamiresM • 15/11/2013 • Tese • 1.871 Palavras (8 Páginas) • 263 Visualizações
Universidade Anhanguera – UNIDERP
Centro de Educação a Distância
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO
Prof.º Dante
Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
Nome: Ana Carolina Lopes – RA – 4311679844
Nome: Anderson Rodrigo Braz da Silva – RA – 4356811175
Nome: Afonso Avelino de Moura Neto – RA – 4359826575
Nome: Elisângela Rodrigues Melo de Azevedo – RA – 4300077721
Nome: Jacqueline Nunes Faria – RA – 4300065800
Nome: Letícia Aparecida Bueno – RA 4336818624
Nome: Marlene de Fátima Trindade – RA – 4571836739
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS / SP
INTRODUÇÃO
Partindo da leitura do texto Gestão de Pessoas, a ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais que possuem seus próprios códigos de ética, que nos dias de hoje sofreram grandes mudanças de interpretação. Esses conceitos de pensamento livre deram as pessoas o direito de achar o que é certo ou errado. A ética é teoria universal é a parte fundamental associada à moral e a prática, costume na convivência profissional que é indispensável ao ser humano, caracterizando-o como o modo de ser e de agir integrados ao fazer, respeito à competência, eficiência, e a eficácia do profissional, o modo de agir desse profissional demonstra a sua conduta, seu modo de ser que deve assumir com responsabilidade na execução das tarefas na sua profissão.
ETAPA 2
PASSO 1
Refere-se à conduta humana suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, mas relacionada com o aspecto moral enquanto o legal é relativo á lei, regulamentação ordem (Ferreira 1986).
A ética é daqueles que todo mundo sabe o que são, mas que não são fáceis de explicar, quando alguém pergunta.
Mas também chamamos de ética a própria vida, quando aos costumes considerados corretos a ética pode ser o estudo das ações ou dos costumes e pode ser o estudo das ações ou dos costumes e pode ser a própria realização de um tipo comportamento. No entanto deveria chamar-se uma ciência normativa.
A ética se distingue de outros ramos do saber, ou de outros estudos de comportamento humanos, como o direito, a teologia, a estética, a psicologia, a historia, a economia e outros. Especificamente ética parece ser absolutamente fundamental. Os costumes mudam e o que ontem era considerado errado hoje pode ser aceito. Quem se comportasse de maneira discrepante, divergindo dos costumes aceitos e respeitados, estaria no erro, pelo menos enquanto a maioria da sociedade ainda não adotasse o comportamento costume diferente.
É claro que, de qualquer maneira a ética tem menos também uma função descritiva: precisam procurar conhecer, apoiando–se em estudos de antropologia culturais e semelhantes aos costumes. Os costumes dos diferentes épocas e dos diferentes lugares. Mas ela não apenas retratava os costumes: apresenta também algumas teorias que não se identificam totalmente com as formas de sabedoria que geralmente concentram os ideais de cada grupo humano. A ética tem sido também uma reflexão teórica. Segundo Álvaro Vaws a humanidade do reflete por escrito depoimentos sobre as normas de comportamento e teorias dos últimos milênios, embora os homens já existam há tempo. Mas é importante então lembrar que as grandes teorias éticas gregas também traziam a marca do tipo de organização social daquela época.
No contexto filosófico, ética e moral possuem diferentes significados. A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade, enquanto a moral são os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade.
Os termos possuem origem etimológica distinta. A palavra “ética” vem do Grego “ethos” que significa “modo de ser” ou “caráter”. Já a palavra “moral” tem origem no termo latino “morales” que significa “relativo aos costumes”.
Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, científica e teórica. É uma reflexão sobre a moral.
Moral é o conjunto de regras aplicadas no cotidiano e usadas continuamente por cada cidadão. Essas regras orientam cada indivíduo, norteando as suas ações e os seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado, bom ou mau.
No sentido prático, a finalidade da ética e da moral é muito semelhante. São ambas responsáveis por construir as bases que vão guiar a conduta do homem, determinando o seu caráter, altruísmo e virtudes, e por ensinar a melhor forma de agir e de se comportar em sociedade.
O QUE É LEI?
Leis são acordos de acordo de caráter obrigatório, estabelecidos entre pessoas de um grupo, para garantir justiça mínima, os direitos mínimos de ser. Sem duvida nenhuma, a lei não e a justiça, isto é, o cumprimento da lei não e máximo que as pessoas conseguem desenvolver em prol da própria realização. A lei e um instrumento para fazer justiça.
Toda lei deve ser uma razão em vista do bem comum, a fim de satisfazer o conteúdo ético, toda lei deve primar pela justiça, isto é, deve prescrever o que está acordo com a dignidade do ser humano
Semelhanças e Diferenças.
A moral tem um caráter prático imediato, visto que faz parte integrante da vida cotidiana da sociedade e dos indivíduos, mas também porque está presente no nosso discurso e influencia os nossos juízos e opiniões. A ética, pelo contrário, é uma reflexão filosófica, logo puramente racional, sobre a moral. Assim, procura justificá-la e fundamentá-la, encontrando as regras que, efetivamente, são importantes e podem ser entendidas como uma boa conduta a nível mundial
...