Atividade Prática Supervisionada - ATPS Tecnologia em Recursos Humanos
Seminário: Atividade Prática Supervisionada - ATPS Tecnologia em Recursos Humanos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: madiboo • 25/3/2014 • Seminário • 4.163 Palavras (17 Páginas) • 542 Visualizações
PROFESSOR EAD. Profª. Msc. KAREN GRUBERT ROJAS
PROFESSOR-TUTOR PRESENCIAL: Prof. Esp. GIVALDO BATISTA MEDEIROS
PROFESSOR-TUTOR EAD: RENATA NATES
BRASÍLIA/DF
2013
RECURSOS HUMANOS
1º SEMESTRE
RECURSOS HUMANOS
Atividade Avaliativa: Atividade Prática Supervisionada - ATPS apresentado ao Curso Superior Tecnologia em Recursos Humanos da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a avaliação da disciplina COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL para a obtenção e atribuição de nota.
BRASÍLIA/DF
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
CAPÍTULO 1 5
1. COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 5
1.1 – CONCEITO 5
1.2 – SISTEMAS ABERTOS X FECHADOS 5
CAPÍTULO 2 6
2. MUDANÇAS NAS ORGANIZAÇÕES 6
2.1 – INOVAÇÃO TECNOLÓGICA 7
2.1.1 – CONCEITO 7
2.2 – ANÁLISE DA PESQUISA 7
2.3 – EFEITOS DA INOVAÇÃO PARA AS ORGANIZAÇÕES 11
CAPÍTULO 3 11
3. TRABALHO EM EQUIPE 11
3.1 – CONCEITO 11
3.2 – PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE UMA EQUIPE 12
3.3 – ESTILOS DE ATUAÇÃO DE UMA EQUIPE 13
3.4 – RELEVÂNCIA DA LIDERANÇA PARA AS ORGANIZAÇÕES 14
3.5 – FATORES QUE GERAM O FRACASSO NA LIDERANÇA 14
CAPÍTULO 4 15
4. DEFININDO EFICIÊNCIA E EFICÁCIA 15
4.1 – PERCEPÇÃO 16
4.2 – COMUNICAÇÃO 17
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 18
6. REFERÊNCIAS 19
INTRODUÇÃO
Este pesquisa tem como objetivo conceitua comportamento Organizacional e seus princípios, conceito sobre inovação organizacional e inovação tecnológica, informações obtidas a partir da leitura do texto sobre trabalho em equipe, fatores que geram o fracasso, definir percepção e comunicação, conceitos a arte de administrar.
O presente trabalho apresenta uma definição do que é o Comportamento Organizacional, sua aplicação e sua finalidade, demonstrando que a organização estuda o comportamento do empregado para melhorar seu desempenho e como consequência melhorar os resultados da empresa. Apresenta também através da escolha de dois autores que abordam o tema um comparativo entre as definições que cada um dos autores possui sobre Comportamento Organizacional. Por fim demonstra um quadro comparativo entre os sistemas fechados e abertos de Comportamento Organizacional.
CAPÍTULO 1
1. COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
1.1 – CONCEITO
Comportamento Organizacional consiste em Avaliar o individuo dentro de uma organização, estuda a personalidade do individuo, como ele reagi em determinadas situações, como ele si dar com os de mais do mesmo grupo. Por tanto CO busca conhecer o comportamento do individuo dentro de uma empresa.
1.2 – SISTEMAS ABERTOS X FECHADOS
James G. Hunter
Sistemas Abertos Sistemas Fechados
É aquele que interage com o seu ambiente, ou seja, sofre influência do seu ambiente e/ou influência o mesmo. Possuem como característica básica não apresentarem intercâmbio com o meio ambiente.
Apresentam relações de intercâmbio com o ambiente, através de entradas e de saídas. É aquele que não sofre nenhuma influência do seu ambiente e também não o influencia. Pois são herméticos a qualquer influência ambiental.
São adaptativos, isto é, para sobreviver devem reajustar-se constantemente às condições do meio. Não recebem nenhum recurso externo e nada produzem que seja enviado para fora.
Mantêm um jogo recíproco com o ambiente e sua estrutura é otimizada quando o conjunto de elementos do sistema se organiza, através de uma operação adaptativa. Não tem essa capacidade.
Tem capacidade de crescimento, mudança, adaptação ao ambiente e até auto reprodução sob certas condições ambientais. Termo é utilizado para os sistemas estruturados, onde os elementos e relações combinam-se de maneira peculiar e rígida, produzindo uma saída invariável.
Richard N.Osborn
Sistema Aberto Sistema Fechado
Aplica ações transparentes Insensível e indiferente a influência ambiental.
Interagi com o mundo buscando sua frequente existência. Inviabiliza a existência de interação com o mundo.
É dependente e necessita da influência externa plenamente integrada. Segue a mesma ideia, utilizando a lógica clássica.
Possui gestão e administração participativa É isolado, independente e sem abordagem sistêmica.
Mudanças e adaptação interna Possui forma antiga de administração de pessoas e matérias.
CAPÍTULO 2
2. MUDANÇAS NAS ORGANIZAÇÕES
Mudanças Organizacional é qualquer alteração planejada
...