Teoria da admistracao
Por: nataliaferry • 15/11/2015 • Trabalho acadêmico • 4.749 Palavras (19 Páginas) • 155 Visualizações
2.1 Definição de Cluster.
Clusters ou sistemas locais de produção/inovação, é um conjunto de empresas que possuem o foco na geração de emprego, crescimento e desenvolvimento tecnológico, como também são inter-relacionadas, desenvolvendo diferentes padrões ou metas similares , colaborando entre si, buscando uma vantagem competitiva e flexibilidade a fim de se destacarem no mercado.
O artigo sugerido apresenta os principais conceitos de cluster na visão de diferentes autores.
Para Altenburg e Meyer-Stamer (1999) cluster são firmas inter- relacionadas que se interagem e trabalham em equipes, por meio de obter serviços que possam beneficiar a empresa em logo prazo. Suzigan (2002) destaca cluster ou SPL (Sistema produtivo local) como mesma percepção, porém empresas de diferentes portes ou extensões, os quais os líderes possuem a confiabilidade e a colaboração de seus servidores e fornecedores. Porter (1999 p.211) Conceitua a empresa também como um aglomerado, no entanto, estabelecidas em um mesmo lugar ou categoria.
A apresentação de Michael Porter (1999) requisitou maior influência no mundo das organizações, pois foi ressaltado formas e métodos benéficos para a melhor sistematização das empresas. Cluster não só é um processo enfatizado teoricamente na visão dos autores, mas também algo que vem intensificado ao decorrer dos tempos na prática, pois em tal sistema é abordado a importância da troca de informações e a influencia da gestão do conhecimento, como compartilhamento de experiências como transformar o conhecimento tácito para o explícito, de maneira como foi destacado no artigo, por ser um grande desafio das empresas, visando melhor desenvolvimento e competitividade.Irão prestar serviços de produtos que serão ofertados para possuírem a capacidade potencial de satisfazer a necessidade de usuários. Pois a ocorrência de cooperação do cluster, sem dúvida ocorrerá resultados positivos, tanto em que a soma das partes trabalhando individualmente não será comparado ao sistema de trabalhar em conjunto.
Exemplos de Clusters bem sucedidos, são como o Silicon Valey (O vale de silício) na California, Estados Unidos, na área de eletrônica, que foram situadas numa região. Que se desenvolveu na década de 1950 . Hoje ela é um destaque mundialmente, pois ela se encontra em um dos nove maiores polos tecnológicos do mundo. Nas diversas vezes essas organizações vão surgindo de forma voluntária e com mostra em resultados positivos explícitos, elas vão ganhando força e se tornando globalizadas.
Foi realizada uma entrevista com Natalia Fortaleza de Souza, em seu são de cabeleireiro onde podemos ver o modelo de gestão obtida em sua empresa.
a) Como é feita a gestão do Conhecimento?
A Gestão do Conhecimento, é uma forma das organizações se organizar, gerar, criar e capacitar a informação obtida dentro da organização, para que essa informação tenha o poder de se transformar em conhecimentos, não só para a parte interna da organização, mas sim interna e externa (conhecimento tácito – explicito) Natália de Souza afirma que o serviço de sua empresa é de extrema eficiência e eficácia, pois nela se emprega inteiramente uma estrutura com todos os benefícios e direitos que os clientes possuem para um bom atendimento. Por meio de troca de informações, pesquisas para obter mais experiências , a importância de conter comportamentos éticos na sociedade, e todos esses tópicos são essenciais para a estabilidade, bom funcionamento e Constancia clientela. Para o bom desenvolvimento, procuro sempre exercer os cursos técnicos de capacitação e também para aprendizagem de novas técnicas que vem surgindo, para não habituar a empresa em serviços arcaicos ou materiais em desuso. Todo material da empresa incluindo os químicos são escolhidos e empregados com bastante sensatez e cautela, procuro sempre melhorar o ambiente e espaço do meu estabelecimento. Me emprenho na marketing, publicidade e meios de feedbacks, para excelente funcionamento da minha organização. Portanto estamos em constante mudança sempre buscando o aperfeiçoamento. De maneira que atingir o objetivo proposto, cumprir, executar, operar, ou seja, realizar tarefas da melhor maneira possível é fundamental paro o excelente desenvolvimento de uma empresa.
b) Há o incentivo para a gestão do conhecimento na empresa?
Um dos maiores pontos de incentivo para ter a Gestão do Conhecimento em organizações, é a forma que ela acompanha a Globalização, pois as mudanças estão muito aceleradas e então se destaca a importância de atualização, por meio de compartilhamento e trocas de informação com destaque em sua área, para que a empresa aponte um bom desenvolvimento e a busca de manter a qualidade de vida no trabalho. O modo de incentivo que estabelece boas percepções são processos utilizados para prestação de serviços bem qualificados para as pessoas e satisfazer a clientela, incluem recompensas remuneradas, e benefícios. Pois o grande estímulo que decorrem na minha carreira profissional, é a certeza de bom funcionamento, competências atribuídas, e boa capacitação minha e de minha empresa. Logo, bons resultados e eficiente prestação de serviços dos colaboradores visa estabelecer ainda mais processos para capacitar e incrementar o desenvolvimento profissional.
...