TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria da criação de conhecimento organizacional

Seminário: Teoria da criação de conhecimento organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  Seminário  •  1.434 Palavras (6 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 6

MPORTANTE: Esta atividade vale 6,0 pontos e será avaliada pelo seu tutor para compor a nota do 1º bimestre. Você deverá realizá-la individualmente e postá-la no campo indicado ao final da página.

Atente-se ao prazo de entrega!

Dúvidas? Entre em contato com seu tutor ou acesse o ícone Por onde começar.

Para realizar o download do conteúdo a seguir, clique em "Download PDF".

Bom trabalho!

Tema 3: Teoria da Criação do Conhecimento Organizacional

O Brasil sediará os Jogos Olímpicos. Apesar de não ser exatamente uma potência olímpica, o país tem um grande compromisso com a organização desse evento de alcance mundial,

afinal não se trata apenas de um evento esportivo.

Nas quadras, arenas e estádios, atletas de diferentes países se enfrentarão em cada modalidade, dentro de regras bem estabelecidas, a fim de buscar a vitória em nome do trabalho em equipe, da superação física e mental. Além disso, um evento olímpico permite valorizar práticas que estimulam bons hábitos entre as pessoas. Portanto, as Olimpíadas consistem em uma celebração mundial da paz entre os povos e, também, dos limites e da valorização do ser humano, independente de raças, credos ou ideologias.

Você foi convidado pelo Comitê Olímpico Brasileiro para integrar a equipe organizadora, que tem grande influência nas decisões que precisam ser tomadas na área técnica responsável pela gestão das equipes ligadas ao atletismo. Para alguns, o atletismo é a parte nobre do torneio, uma vez que ele compõe as modalidades mais clássicas dos Jogos Olímpicos e que existem desde os primeiros jogos na Antiguidade, tais como corrida, maratona, arremesso de peso, lançamento do martelo e do dardo, salto em comprimento, salto com vara, levantamento de peso etc.

Mas atenção para um fato importante: faltam poucos meses para início dos jogos e seu país não é rico, portanto há restrições de orçamento e pressão por cumprimento de prazos. Sendo assim, soluções criativas e inovadoras terão que ser valorizadas e buscadas por você.

Sua missão é contribuir para o sucesso olímpico do país com base em duas frentes de trabalho:

1. Fazer com que atletas e treinadores que já integram as diversas equipes na mesma e em diferentes modalidades aprendam uns com os outros e possam ter suas ideias valorizadas e que haja um clima positivo para discutir soluções para os desafios que começam a surgir.

2. Descobrir talentos novos nas diversas modalidades que serão disputadas, afinal, existem técnicos e atletas amadores de grande valor que estão espalhados pelo interior do país e que podem conseguir medalhas se forem descobertos e valorizados a tempo.

Com essa atividade você deveaplicar as teorias de valorização do capital intelectual e de organizações que aprendem. Vamos explicar isso: se as pessoas têm conhecimento importante e que pode ser aproveitado para uma melhor performance dos atletas brasileiros, isso é uma forma de capital intelectual;se as diversas equipes espalhadas pelas diversas modalidades (o que estamos chamando de comissões) forem pensadas cada uma como uma pequena organização, no conjunto, essas comissões/organizações podem aprender umas com as outras. Com essa base de conceitos, é possível implementar o modelo de criação do conhecimento organizacional e criar conceitos novos para uma situação bem definida que é a melhor preparação do país para os jogos.

Para tanto, você deverá elaborar um relatório, baseando-se nos passos que serão apresentados a seguir!

Passo 1:

No Comitê Olímpico Brasileiro, em nosso exercício fictício, os técnicos mais experientes não têm muita oportunidade de compartilhar o que sabem. Apesar de várias comissões participarem de torneios internacionais, as informações que trazem não são compartilhadas como deveriam. Importante saber também que alguns técnicos e atletas, inclusive que atuam no exterior há muito tempo, estão meio reticentes e parecem não entender a importância do evento para o Brasil.

Sua primeira atividade neste passo 1, é, portanto, apresentar respostas para duas importantes questões:

1. Como valorizar o capital intelectual e o conhecimento dos técnicos, demais profissionais e atletas envolvidos nas Olimpíadas?

Dica: Pense em como responder a essa questão retomando o conceito de conhecimento tácito que estudamos nas aulas-tema 2 e 3 e procure no conteúdo da aula 2 tudo que se refere a capital intelectual!

2. Como tornar as várias comissões do atletismo (cada modalidade do atletismo tem uma comissão que reúne técnicos e atletas), organizações que aprendem umas com as outras? Dê exemplos.

Dica: Para responder a essa questão, reveja como os autores Peter Senge e Thomas Stewart sugerem a valorização do capital intelectual e a criação de uma organização que aprende. Consulte o conteúdo da aula-tema 2 disponível no AVA e procure transpor as ideias para o contexto dos atletas, esforce-se para dar exemplos, você vai conseguir imaginar!

Importante:Sempre que julgar necessário, você pode, também, fazer consultas ao Livro-Texto da disciplina. Nesse caso, leia os capítulos 1 e 2:

NONAKA, IKUJIRO; TAKEUCHI, HIROTAKA. Gestão do conhecimento. Rio de Janeiro: Bookman, 2009.

Passo 2:

Considere que, em cada comissão, oambiente para estimular a participação dos colaboradores ainda é muito restritivo: técnicos menos experientes não se sentem à vontade para expor suas ideias originais, técnicos mais experientes relutam em compartilhar e discutir as experiências de sucesso e de fracasso. Não há reuniões abertas e o clima geral não é produtivo como deveria ser.

Agora, você deve responder à seguinte questão:

Como tornar o ambiente de trabalho das comissões técnicas mais compatível com a livre circulação de ideias? Sugira melhorias e ambientes.

Dica: Para consolidar sua resposta, lembre-se que o tema Ba aparece em diferentes e-books e videoaulas da disciplina. Além disso, estude a teoria sobre clima organizacional e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com