Teoria geral da administração I
Trabalho acadêmico: Teoria geral da administração I. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gabriel020684 • 26/10/2014 • Trabalho acadêmico • 2.273 Palavras (10 Páginas) • 268 Visualizações
FACULDADE DOM ALBERTO
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO I
TRABALHO ACADÊMICO - Profa. Esp. Juliana Ávila
Especificação dos critérios:
a) Atividade individual
b) Entrega somente com postagem
c) O presente trabalho é composto pela resolução de 10 exercícios dissertativos o quais devem ser respondidos de 10 linhas no mínimo a 15 linhas no máximo.
QUESTÕES DISSERTATIVAS:
1) A antiguidade caracteriza-se por ter sido uma época particularmente profícua para as ciências. Seus pensadores e filósofos criaram e desenvolveram muitas áreas do conhecimento humano, com tal profundidade que até hoje se fazem sentir os efeitos dos seus trabalhos. No que se refere à administração, nunca foram encontradas obras que comprovem seu desenvolvimento na Antiguidade. Entretanto, a construção de uma pirâmide, a estrutura de uma cidade como Atenas e a administração de um império tão vasto como o Império Romano certamente revelam conhecimentos de administração. Qual a contribuição dos antigos filósofos gregos, como Sócrates, Platão e Aristóteles para a Administração?
O filósofo grego Sócrates, expõe seu ponto de vista sobre a administração com uma habilidade pessoal separada do conhecimento técnico e da experiência.
Platão, preocupou-se profundamente com os problemas políticos inerentes ao desenvolvimento social e cultural do povo grego.
Aristóteles deu enorme impulso à filosofia, principalmente à cosmologia, nosologia, metafísica, ciências naturais abrindo as perspectivas do conhecimento humano na sua época. Foi o criador da lógica. No seu livro política, estuda a organização do estado e distingue três formas de administração pública: Monarquia – governo de um só: Aristocracia – governo de uma elite: e Democracia – governo do povo.
2) . A Escola da Administração Científica, desenvolvida nos Estados Unidos, a partir dos trabalhos de Taylor, era formada principalmente por engenheiros, como Frederick Winslow Taylor (1856-1915), Henry Lawrence Gantt (1861-1919), Frank Bunker Gilbreth (1868-1924), Harrington Emerson (1853-1931) e outros. Henry Ford (1863-1947) costuma ser incluído entre eles pela aplicação desses princípios em seus negócios. A preocupação básica era aumentar a produtividade da empresa por meio do aumento de eficiência no nível operacional, isto é, no nível dos operários. Daí a ênfase na análise e na divisão do trabalho do operário, uma vez que as tarefas do cargo e o ocupante constituem a unidade fundamental da organização. Nesse sentido, a abordagem da Administração Científica é uma abordagem de baixo para cima (do operário para o supervisor e gerente) e das partes (operário e seus cargos) para o todo (organização empresarial). Predominava a atenção para o método de trabalho, para os movimentos necessários à execução de uma tarefa, para o tempo padrão determinado para sua execução. Esse cuidado analítico e detalhista permitia a especialização do operário e o reagrupamento de movimentos, operações, tarefas, cargos etc., que constituem a chamada Organização Racional do Trabalho (ORT). Foi, acima de tudo, uma corrente de ideias desenvolvida por engenheiros que procuravam elaborar uma engenharia industrial dentro de uma concepção pragmática. A ênfase nas tarefas é a principal característica da Administração Científica. Qual a contribuição de Gilbreth, Gantt, Emerson, Ford e Follett, para a otimização da eficiência do trabalhador?
Gilbreth mediu os efeitos da fadiga humana com o objetivo de eliminar movimentos inúteis e criar movimentos que economizassem tempo e esforço. Base focada na linha de produção. A ideia era aumentar a eficiência com a especialização. Gantt criou um gráfico para planejar e controlar a produção. Propôs salário fixo mais prêmio por produção. Emerson desenvolveu os primeiros trabalhos sobre seleção e treinamento de empregados. Idealizou princípios para a eficiência como: traçar plano objetivo e bem definido; disciplina; honestidade; registros precisos; remuneração proporcional ao trabalho, com incentivos ao maior rendimento e produção; ente outros. Ford idealizou a linha de montagem, com produção e série, padronizada e baixo custo criou princípios que diminuíam o tempo de produção colocando rapidamente o produto no mercado; redução do volume de estoque e aumento da capacidade de produção do homem através da especialização da linha de montagem. Follett introduziu a psicologia na administração valorizando o ser humano e o trabalho em grupo.
3) Para a Teoria Neoclássica, as funções do administrador correspondem aos elementos da Administração, que Fayol definira no seu tempo (prever, organizar, comandar, coordenar e controlar), mas com uma roupagem atualizada adotando o processo administrativo como núcleo de sua teoria eclética e utilitarista. De um modo geral, aceita-se hoje o planejamento, a organização, a direção e o controle como as funções básicas do administrador, as quais constituem o chamado processo administrativo. Como ocorre a sequência das funções básicas do administrador que formam o processo administrativo?
As funções do administrador correspondem aos elementos da administração definidos por Fayol são: Prever –enxergar o futuro e traçar um plano de ação; Organizar – constituir o organismo material e social da empresa; Comandar – dirigir e orientar o pessoal; Coordenar – harmonizar as atividades do negócio; e Controlar – verificar que tudo ocorra de acordo com as regras e as ordens dadas.
Esses são os elementos da administração que constituem o processo administrativo e estão presentes em qualquer nível da empresa, ou seja, o diretor, o gerente, o chefe, como supervisor – cada qual em seu nível, desempenham atividades de previsão, organização, comando, coordenação e controle, como atividades administrativas essenciais.
4) Uma empresa está com seu pessoal desmotivado devido a um processo de downsizing (enxugamento de estrutura), que provocou a demissão de 20% de seus recursos humanos e inclusive de profissionais que eram considerados dedicados, bastante tempo de casa e também competentes. Para estimular os empregados que permaneceram, o Diretor Industrial defende que 10% do valor economizado com as demissões sejam repassados para o salário dos que ficaram, bem como seja instalada uma linha de Vans da empresa para transporte dos empregados, reivindicação antiga dos mesmos.O Diretor de RH, por sua
...